A Amazon é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, reconhecida internacionalmente pelo serviço varejista, entregas, rápidas, produtos tecnológicos, venda de livro digital e impresso, entre a comercialização de diversas outras mercadorias.
Fundada em 1994 por Jeff Bezos, atualmente, a Amazon também está presente no mercado de streaming digital, computação em nuvem e inteligência artificial.
Em 2019, a empresa ampliou a sua atuação em solo brasileiro e, desde então, tem sido usada por várias empresas e profissionais, com opções de vendas diretas, entregas diversificadas e publicação de obras autorais.
Dentro da própria Amazon, há uma plataforma de autopublicação chamada “Kindle Direct Publishing”, ou Amazon KDP, que permite aos próprios usuários comercializarem seus livros digitais para donos de Kindle e outros aparelhos de leitura.
A grande vantagem de publicar na Amazon é que a empresa não cobra nada para manter o seu livro no ar, nem para anunciá-lo em categorias de “mais vendidos” ou “recomendados”.
Logo, você pode conseguir dinheiro com a publicação, e pensar em investir em diferentes meios para a venda do produto, como a impressão a4 colorida de alguns exemplares.
Resumindo: a Amazon não exige que você pague algum valor para comercializar o seu livro digital na loja, diferentemente do que algumas editoras menores solicitam.
Além disso, os autores ganham uma comissão das vendas, sendo possível vender exclusivamente pelo site da empresa, com ganhos de 70% do valor de cada cópia vendida.
Neste modelo de negócios, o responsável pela publicação permanece dono dos direitos autorais, mas não pode comercializar o e-book em nenhuma outra plataforma, fora a Amazon. O site não faz restrições quanto à venda do livro físico.
Por conta de todas essas vantagens, muitas pessoas publicam seus e-books diretamente pela Amazon, sendo possível encontrar livros sobre as mais diversas temáticas, como dicas de contos infantis para ensino maternal, apostilas, ficção científica, teses, entre outros.
Após o livro publicado, a Amazon também oferece suporte para o gerenciamento das vendas, para que o autor saiba exatamente o quanto está ganhando.
Desse modo, é possível definir o melhor preço em reais (para venda no Brasil), ou para moedas de outros países.
No presente artigo, trouxemos algumas dicas de como criar seu livro digital para vender na Amazon e começar a ganhar dinheiro com e-books. Acompanhe a leitura!
1 – Escreva um conteúdo de qualidade
Antes de publicar uma obra na Amazon, é necessário realizar um trabalho de planejamento e execução das ideias, para melhor organização do conteúdo. Afinal de contas, quanto mais interessante for o livro digital, a tendência é que mais pessoas comprem a publicação. Dê preferência para a escrita de temas especializados na sua área. Por exemplo, ao tratar de energia solar para ar condicionado, busque por informações atualizadas e fale sobre a sua experiência no assunto. Para os livros de romance e ficção, o planejamento deve envolver a construção de um bom enredo, personagens cativantes e histórias curiosas, para captar a atenção dos leitores. Não tente produzir nada às pressas, para não comprometer a qualidade da obra. A publicação no Amazon KDP não requer ISBN, sendo algo opcional, bem como o registro na Biblioteca Nacional para proteger-se contra plágio. Ao publicar o livro no meio digital, os direitos do autor já estão garantidos.2 – Faça a formatação e o design do livro
A publicação na Amazon KDP é, em geral, independente, dispensando os gastos envolvidos com as editoras. No entanto, isso também significa que o próprio autor deve lidar com todas as etapas do processo, inclusive aquelas que normalmente são de responsabilidade da editora, como o design do livro. Como o foco da Amazon é a venda para Kindle, vale a pena seguir algumas instruções para a publicação de materiais na plataforma. Veja abaixo:Diagramação
Prefira os editores completos de texto, como o Word ou Google Docs, que têm capacidade para exportar no formato RTF. Essa é a extensão de arquivo suportada pela plataforma KDP, que preserva a diagramação original da publicação, como as margens, fontes e cabeçalhos do documento. Caso tenha que usar alguns programas específicos, como os softwares desenvolvidos para partituras de música, fundamentais para apostilas de aula de instrumentos musicais, será preciso transformar os arquivos em extensões que possam ser lidas pela Amazon KDP.Design
O trabalho com imagens precisa ser um pouco mais cuidadoso. Recomenda-se o uso de softwares mais especializados, como o InDesign, que é capaz de incorporar desenhos, fotografias e ilustrações ao longo do texto. Contudo, vale lembrar que a maioria dos dispositivos Kindle utiliza a tecnologia e-ink, exibindo todas as imagens em preto e branco.Capa
A capa é algo que influencia bastante na decisão de compra do leitor. Assim, se a intenção é vender uma apostila de curso de bateria, construa uma capa chamativa, com uma boa imagem e que transpareça a ideia principal da obra. O importante é investir na criatividade, dando destaque para o nome do livro. O KDP não exige uma capa com resolução muito alta, porém o ideal é usar uma imagem em tamanho maior, de preferência de banco de imagens ou produzida autoralmente, para não comprometer a nitidez e já preparar uma possível edição impressa.3 – Faça a publicação no Amazon KDP
Depois de produzir o seu livro e cuidar de todos os detalhes, como revisão, diagramação e design, está na hora de publicá-lo na Amazon KDP. Lembrando que é possível publicar todos os tipos de obras, incluindo um e-book com dicas para produção de eventos, entre outros assuntos interessantes. No caso de empresas, é possível usar o recurso do Amazon KDP para o compartilhamento de livros digitais específicos sobre um nicho de atuação, tendo um retorno positivo, pois o público passa a enxergar esses negócios como especialistas no assunto. Independentemente se a obra trata de preenchimento capilar feminino de uma empresa de estética, ou um livro de ficção produzido por uma pessoa comum, a forma de upload no Amazon KDP é a mesma. Veja o passo a passo para a publicação:- Faça um cadastro na Amazon;
- Acesse o KDP, no site da Amazon;
- Vá até a aba “Biblioteca”;
- Clique em: “Criar um novo livro”.;
- Insira os dados básicos da obra (nome, sinopse, gênero);
- Faça o upload do conteúdo (preferencialmente, em .rtf);
- Faça o upload da capa (preferencialmente, em .jpg);
- Pré-visualize o livro na plataforma;
- Insira o ISBN (caso houver);
- Escolha o método de royalties;
- Defina o preço para cada país;
- Publique o livro.