Contar com um bom script de vendas é fundamental para prospectar clientes e fazer boas parcerias. Um discurso de script não é novidade para quem atua na área há algum tempo.
O principal objetivo é chamar a atenção dos clientes em potencial e conseguir bons resultados.
Saber quem é o prospect e se ele se enquadra ao produto ou serviço que uma empresa oferece é primordial.
Isso porque a intenção não é apenas conquistar um cliente, mas trazer para a empresa uma parceria de sucesso.
Para garantir isso, é necessário que todos os vendedores de uma empresa estejam alinhados, fazendo uso do mesmo discurso de vendas.
Para chegar a esse nível ideal, é necessário planejar a ligação, atitude que faz toda a diferença. Isso é ainda mais importante quando os vendedores realizam diversas ligações diárias.
Por conta disso, é essencial que a empresa prepare os seus vendedores para colocar esse discurso em prática e atingir os objetivos. Mas antes de fazer isso, é importante ter em mente alguns fatores.
Primeiramente, o que é um script de vendas, por que ele é importante e, por fim, saber elaborar e desenvolver essa estratégia. Acompanhe este artigo e esclareça todas as dúvidas.
O que é um script de vendas?
Para escutar determinada etapa em um processo de vendas, é necessário montar e seguir um script. Esse processo tem como objetivo aumentar as chances de venda e deve ser bem planejado. Geralmente, um script de vendas é utilizado para vendas por telefone ou telemarketing. No entanto, nada impede que seja criado um script para vendas em lojas, mas deve ser usado de maneira natural, como uma conversa. Uma empresa fabricante de radiador automotivo pode ter um script de vendas para seus vendedores. Mas ao colocá-lo em prática, é necessário fluidez e que seja aplicado de maneira natural, sem parecer robotizado.Por que um script de vendas é importante?
Algumas empresas e profissionais se sentem inseguros na hora de seguir ou planejar um script de vendas. No entanto, fazer uso dessa técnica é importante por diversas razões, como:- É fácil de ser compartilhado;
- Pode ser melhorado com o tempo;
- Equipe de vendas mais preparada;
- Mais conhecimento para os vendedores.
Como desenvolver um bom script de vendas?
Para que essa estratégia dê certo, ela precisa ser cuidadosamente elaborada. Cada uma das etapas do processo de vendas precisa ser pensada para que o script tenha sucesso. Para começar, uma empresa que ofereça serviços de manutenção motor de arranque, ou qualquer outro tipo de produto/serviço, precisa dividir o processo de vendas em etapas. Para fazer isso, as etapas de venda podem ser separadas da seguinte maneira:- Gerar lista;
- Prospecção;
- Conexão;
- Qualificação;
- Busca da Aprovação;
- Começo do relacionamento.