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Como criar uma estratégia de marketing digital eficaz

Jayane Guia de Investimento - 10 de abril de 2023

Se você tem um pequeno negócio sabe que nem sempre é tão fácil construir uma estratégia digital para a sua empresa, afinal essa prática exige muita dedicação. O perfil do consumidor tem mudado muito nos últimos anos, hoje as pessoas estão cada vez mais realizando suas compras de forma digital, por isso seja um negócio de pequeno ou de grande porte é fundamental que você invista nessas estratégias. A presença online de uma empresa de bandeira personalizada, por exemplo, pode oferecer uma série de benefícios como:
  • Visibilidade;
  • Consolidação da marca;
  • Autoridade no mercado;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Aumento das vendas.
Entre outros inúmeros benefícios, por isso se você tem uma pequena empresa e não sabe como investir nas mídias sociais, esse artigo é para você! Continue lendo esse texto e descubra o quanto essa estratégia pode fazer para o crescimento da sua empresa.

Importância do marketing digital para as empresas 

A internet revolucionou o modo como as empresas interagem com o seu público, se antes alguém precisava ir até uma loja de envelopamento automotivo para entrar em contato com os vendedores e saber dos serviços, hoje é possível contatar a mesma empresa pelo celular. Por isso, é fundamental que as empresas estejam nesses espaços para que consigam interagir com o seu público e manter esse relacionamento mais próximo, que torna o processo de vendas muito mais efetivo. Veja a seguir alguns dos principais benefícios que o marketing digital proporciona, saiba que essas vantagens impactam todos, desde um pequeno comércio de caixa de pizza até uma grande empresa, afinal a internet é um mundo de possibilidades muito democráticas.

Fortalecimento da presença online

O fortalecimento da presença online é muito importante para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que estão começando, pois é através dessa visibilidade que você irá atingir as pessoas e como consequência transformá-las em clientes. Ainda mais atualmente em que os consumidores estão cada vez mais conectados à internet através dos seus smartphones, computadores e tablets, é nessa oportunidade que a sua empresa deve focar. Se você tem uma empresa de avental personalizado, por exemplo, use todas as ferramentas que o universo digital pode te proporcionar, aproveite que os custos de investimento são baixos e faça a sua marca crescer na internet. Além de atrair clientes, a presença online te ajuda a construir uma identidade virtual para a sua marca, fazendo com que as pessoas conheçam seus produtos e serviços mais de perto, com isso você consegue criar um relacionamento com os seus consumidores. Por isso aproveite a visibilidade das redes sociais e da produção de conteúdo, explore todos os recursos que o marketing digital pode te proporcionar, crie sua identidade, alcance seu público e se destaque no mercado.  É importante ressaltar que os clientes utilizam a internet para se informar e interagir, por isso que solidificar sua presença online fará com que o seu consumidor encontre sua empresa na internet de maneira rápida, além de tirar suas dúvidas.

Segmentação de público

Através do marketing digital é possível segmentar o seu público, com isso uma empresa de bobinas relogio de ponto, por exemplo, consegue estar onde os seus clientes estão presentes além de saber exatamente como agir para atraí-los. Nos métodos tradicionais existe uma prévia seleção, porém na maioria das vezes as campanhas buscam atingir um maior número de pessoas, porém essa não é uma boa tática de comunicação, ainda mais se você tem uma pequena empresa. Uma profissional gamer tem mais chances de se interessar por produtos voltados a tecnologia, como um mouse pad personalizado, do que um profissional que trabalha com confeitaria, por exemplo. A segmentação no universo online é feita através de ferramentas virtuais, que identificam as interações de cada usuários, identificando as pistas sobre qual tipo de solução eles procuram. 

Ótimo custo benefício

Diferente do marketing tradicional onde as campanhas eram veiculadas em rádios, na televisão e outdoors, o marketing digital é feito através da internet tornando essa prática muito mais acessível para todos, tenha você um pequeno ou grande negócio. Através do universo online, uma pequena fábrica de letras caixa, por exemplo consegue ter ótimos resultados com baixos orçamentos como:
  • Construir autoridade;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar o relacionamento com o público.
Tudo isso através de ideias criativas, boas estratégias e com o uso das ferramentas digitais disponíveis.

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Agora que você já entendeu como o marketing digital é essencial para o crescimento da sua empresa, iremos te apresentar algumas dicas para que você consiga aplicar no seu pequeno negócio.

Faça anúncios nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito potentes para o crescimento de uma empresa. Só para você entender a importância dessas plataformas, de acordo com o Social Media Examiner, o Instagram é a segunda rede social mais usada para mídia paga, somando 41% desse total, ficando atrás apenas do Facebook com 70%. Isso acontece porque as pessoas passam horas e mais horas do seu dia “vidradas” nas redes sociais, consumindo uma série de conteúdos, por isso essa é uma grande oportunidade para a sua empresa crescer. Além disso os anúncios nas redes sociais se destacam pela segmentação avançada, dessa forma um anúncio de arara para loja, por exemplo, só irá chegar para uma pessoa que tenha propensão para consumir este produto. Para essa segmentação as plataformas levam em consideração uma série de critérios como:
  • Localização;
  • Interesses;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Comportamento online.
Entre outros fatores, além disso as ferramentas de anúncios auxiliam a sua empresa a mensurar os resultados, permitindo com que você realize testes e consiga identificar quais anúncios estão performando de uma melhor forma.

Aposte em estratégias de SEO local

O SEO local consiste em um conjunto de ações que focam em atrair um grupo de pessoas que estão localizadas em um determinado espaço geográfico, através do uso de palavras-chave. Essa é uma excelente estratégia principalmente para as pequenas empresas, pois dessa forma você consegue atrair o público que está perto do seu negócio, aumentando suas bases de clientes e tendo mais fôlego para crescer no mercado. Uma dica para tornar essa estratégia ainda mais efetiva é criar uma ficha no Google Meu Negócio, dessa forma quando alguém pesquisar por um salão de cabeleireiros próximo a sua casa, por exemplo, a empresa irá aparecer na pesquisa com todas as informações. Essa é uma ferramenta gratuita do Google, ou seja não tem desculpa para não usá-la, sem contar que ela combina diferentes plataformas em um único lugar como:
  • Seu perfil do Google+;
  • Perfil do Google Maps;
  • Seus comentários do Google;
  • Acesso a dados no Google Analytics;
  • Google Insights.
Entre coisas, essa é uma excelente forma de fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa, isso aumenta a sua credibilidade e visibilidade no ambiente online.

Redes sociais no marketing de relacionamento

Se você quer fazer com que o seu pequeno negócio cresça de fato, você precisa entender que as redes sociais não são apenas vitrines ou lojas virtuais, elas vão muito além dessas funções. Através dessas plataformas você consegue trabalhar o marketing de relacionamento, que nada mais é que a criação de um relacionamento mais próximo com o seu cliente, dessa forma você consegue receber as mensagens dos seus consumidores e conversar com eles. Isso é muito importante, principalmente para as empresas que estão começando, pense que as pessoas não conhecem sua marca, produtos ou serviço, por isso criar esse relacionamento é essencial para ganhar visibilidade no mercado.

Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia quando o assunto é marketing digital, pois através dele você consegue entrar em contato com os seus prospects, ou seja aquelas pessoas que ainda estão indecisos se compram ou não os seus produtos. Muitas pessoas que visitam o seu site não compram de maneira imediata os seus produtos, ainda mais se você for um pequeno negócio, por isso que capturar informações de contato e fazer a nutrição desses leads potencializa as suas vendas. O e-mail é de longe um canal para interagir com os seus prospects, além disso ele é capaz de guiar o lead para a jornada de compra, com isso você consegue implementar um fluxo de nutrição eficiente que é capaz de:
  • Direcionar a comunicação para um público específico;
  • Economizar tempo dos profissionais de marketing e vendas;
  • Manter o follow-up mais organizado;
  • Aumentar as oportunidades de vendas.
Como você pode observar, o marketing digital é essencial para ajudar no crescimento de uma pequena empresa, por isso utilize todos os recursos que essa estratégia pode te proporcionar. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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