A compreensão e identificação do público-alvo é de extrema importância para qualquer empresa, especialmente na criação de estratégias de marketing digital.
Trata-se de um processo que ajuda na produção de conteúdos ideais para os interesses, problemas e objetivos do público.
Por isso, a definição do público-alvo é um passo primordial para o sucesso, principalmente, para os empreendedores mais iniciantes.
O direcionamento dos esforços para um público que na realidade não é a audiência da empresa pode ser bastante prejudicial.
As campanhas tendem a não dar o retorno esperado, gerando nenhum lucro ou engajamento.
Entretanto, é possível mudar isso com ações que ajudam as empresas na descoberta do público-alvo.
Elas envolvem a realização de pesquisas, uso de softwares e até a otimização de resultados, visando um estudo mais completo sobre a definição do público-alvo.
Antes, é essencial compreender o que vem a ser o público-alvo e qual a importância dessa definição para uma empresa que investe em estratégias de marketing digital.
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo específico de consumidores, ou até organizações, que compartilham de um perfil semelhante. Ele sempre deve ser o foco das ações de marketing e vendas, porque é formado por pessoas que apresentam certa disposição para adquirir os produtos ou serviços oferecidos por um empreendimento. A determinação do público-alvo depende da realização de pesquisas, com o objetivo de entender quais as características em comum que o grupo apresenta. As informações costumam levar em conta os comportamentos de compra, hábitos de consumo, dados demográficos e socioeconômicos, além de preferências e outras possibilidades. De certa forma, quanto maior a quantidade de informações, mais completo e legítimo tende a ser o perfil estabelecido. Assim, são maiores as chances da empresa conseguir estabelecer e manter um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Para se ter uma ideia, a definição de um público-alvo pode fazer com que empresas, como uma especializada no jateamento em box de banheiro, alcancem a sua audiência, resultando em mais negócios e lucratividade para o negócio. Pelo contrário, quando uma corporação negligencia a definição do público-alvo, a tendência é que as campanhas de marketing sejam menos eficientes e até mais caras. É preciso ter em mente que o discurso genérico não chama a atenção dos consumidores, até porque as empresas precisam dialogar com seus diferentes públicos para garantir uma audiência que se identifique com a marca. De nada adianta oferecer um produto como cadeira dobrável articulada a uma criança e mochilas com super heróis para um adulto, por exemplo. É fundamental levar em conta o perfil dos consumidores, e oferecer os produtos àqueles que podem ter interesse, por apresentarem as mesmas características do público-alvo. Como empresa, é essencial a preocupação com a captação do público-alvo, com estratégias para convertê-los em clientes. Assim, o empreendimento consegue se aproximar dos consumidores e desfrutar dos benefícios que isso acarreta.Público-alvo ou persona?
Os conceitos de público-alvo e persona, frequentemente, são confundidos pelos empreendedores, e alguns podem até pensar que se tratam de sinônimos, mas a realidade não é essa. Na verdade, entender a diferença entre os dois conceitos é fundamental para a criação de uma marca de sucesso. O público-alvo é um grupo de consumidores que possui um perfil semelhante. São as pessoas que estão mais propensas a se interessarem na compra de determinado produto ou serviço, como o hidrojateamento abrasivo em superfícies metálicas, para exemplificar. Um exemplo de público-alvo seria: homens, com idade entre 30 e 50 anos, com residência em São Paulo, formação superior, com renda entre R$ 3000 e R$ 5000, que estejam reformando imóveis. Já a persona, no marketing, é o perfil e comprador que pode ser considerado o ideal. Trata-se de um personagem semi-fictício, elaborado com base em pesquisas de público-alvo e que pode ser muito útil no direcionamento das ações de marketing digital. A persona representa um indivíduo que pode se interessar pelo que a empresa oferece. O conceito envolve uma pesquisa mais aprofundada, incluindo características pessoais, poder aquisitivo, estilo de vida, interesses, presença nas redes sociais, entre outras informações. Um exemplo de persona para a venda de mezanino de aço seria: Marcelo, 46 anos, empresário e proprietário de um galpão para armazenamento de encomendas, acompanha as novidades do setor fabril e logístico, participa de eventos do setor, se preocupa com o crescimento do próprio negócio e com a sua organização. De uma maneira geral, o público-alvo é mais generalizado, enquanto a definição de persona é mais específica. Porém, ambos os conceitos são importantes para as estratégias de marketing digital.Vantagens da definição de um público-alvo
A definição de um público-alvo pode ajudar uma fabricante especializada em ponte rolante apoiada, por exemplo, a criar mais identificação, incentivando o engajamento do público, alimentando uma reputação positiva e, consequentemente, convertendo mais leads em clientes. Isso é possível, porque com a definição a empresa consegue encontrar a maneira mais correta de se impor, lançar um produto, agregar um novo serviço ou apenas divulgar os que já são oferecidos. Portanto, como benefícios de ter um público-alvo bem definido é possível citar:- Mais compreensão sobre as necessidades reais dos clientes;
- Mais foco no desempenho das ações de divulgação de marca;
- Planejamento empresarial e de marketing mais bem definidos;
- Maior aproximação e identificação da audiência com a empresa;
- Compreensão dos canais e eventos que a empresa deve participar;
- Produção de conteúdo personalizado, atrativo e eficiente em conversões;
- Mais eficiência no oferecimento de produtos, serviços ou promoções;
- Melhoria na identidade e linguagem da empresa;
- Mais facilidade em adaptar e melhorar produtos ou serviços.