Durante o planejamento estratégico de qualquer empresa, não há como ignorar a importância de analisar os concorrentes que competem de forma acirrada com a instituição, para compreender melhor o mercado e a posição da marca diante do público-alvo.
A chamada “análise da concorrência” é um processo que engloba a avaliação de ações de empresas do mesmo nicho, como uma maneira de perceber o que já foi feito e tem dado resultados, além de antever decisões futuras e preparar estratégias.
Ou seja, a análise da concorrência se tornou indispensável para as companhias que almejam sucesso e pode ser feita por empreendimentos de quaisquer ramos, seja uma fabrica de cabos eletricos, uma loja de roupa, ou um profissional autônomo.
Com um entendimento maior sobre o mercado a partir da identificação dos concorrentes, é possível compreender como as instituições se posicionam, verificar quais as vantagens e desvantagens no nicho de atuação, além de comparar características e processos, algo que ajuda na construção de melhorias.
Mas como descobrir seus concorrentes online para a análise? O artigo de hoje irá trazer algumas ferramentas que podem te ajudar nessa empreitada.
Afinal de contas, nada melhor que conhecer os erros e acertos das demais empresas, para ganhar mais visibilidade com o seu negócio. Acompanhe a leitura!
7 ferramentas de análise da concorrência online
O avanço tecnológico ofereceu inúmeras facilidades para os empreendimentos atuais. Se antes, a análise da concorrência dependia de pesquisas online, bem como o acompanhamento de cada passo de uma instituição, hoje é possível saber o que as demais organizações fazem, com um simples clique no computador. Inclusive, uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, tem à disposição um leque de outros empreendimentos concorrentes, o que torna a análise ainda mais completa. Abaixo, confira algumas ferramentas que ajudam a descobrir seus concorrentes online.1 – Google Alerts
O Google Alerts é um programa que monitora conteúdos relacionados a termos, frases ou palavras-chave definidas pelo usuário, enviando notificações por e-mail, ao detectar um novo material no Google sobre o assunto. Desse modo, é possível acompanhar as temáticas que mais interessam e identificar os conteúdos publicados pela concorrência. Por exemplo, uma empresa especializada em serviços de portaria SP pode escolher como temática principal “portaria” e, assim, o Alerts irá vasculhar o Google em busca de conteúdos sobre o assunto. Quando algo novo for lançado, a organização é imediatamente avisada por e-mail. O Google Alerts é gratuito e totalmente personalizável – tudo para oferecer a melhor experiência ao usuário. Além da busca por termos ou assuntos, o programa também permite escolher a periodicidade dos avisos, os tipos de conteúdo, as fontes de pesquisa, o idioma e até mesmo a localização. Ou seja, é possível identificar os concorrentes estrategicamente localizados e, portanto, que impactam mais diretamente no seu negócio.2 – Social Mention
O crescimento e a expansão das redes sociais tornaram essas plataformas indispensáveis para o sucesso das empresas. Tanto que a maioria dos planejamentos de marketing inclui a produção de conteúdo para as principais mídias, como o Facebook, Instagram e Twitter. Como consequência, os concorrentes também estão na rede. Então, nada melhor que usar essas plataformas para a análise da concorrência e identificação das iniciativas de promoção no mercado. Para isso, uma ferramenta que pode auxiliar muito é a Social Mention, um recurso de busca que tem como principal função buscar por um termo desejado dentro de uma rede social escolhida, ou até mesmo em todas. Nesse sentido, se o interesse é encontrar concorrentes que vendem rolamentos industriais, por exemplo, o Social Mention pode vasculhar as plataformas para te mostrar os principais resultados de pesquisa. O recurso exibe todas as correspondência que citam o termo escolhido. Mas o grande diferencial da ferramenta é o seu menu à esquerda, com informações que podem ser úteis para o trabalho de marketing. É possível ter acesso aos seguintes dados:- Strength (força): o quanto a marca é discutida nas redes sociais;
- Sentiment: citações positivas e negativas do assunto;
- Passion: o quanto os usuários falam sobre o tema;
- Reach (alcance): o alcance da sua marca perante os usuários.