Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como descobrir seus concorrentes online

Eduardo Larbac - 31 de agosto de 2020

Como descobrir seus concorrentes online Como descobrir seus concorrentes online

Durante o planejamento estratégico de qualquer empresa, não há como ignorar a importância de analisar os concorrentes que competem de forma acirrada com a instituição, para compreender melhor o mercado e a posição da marca diante do público-alvo.

A chamada “análise da concorrência” é um processo que engloba a avaliação de ações de empresas do mesmo nicho, como uma maneira de perceber o que já foi feito e tem dado resultados, além de antever decisões futuras e preparar estratégias.

Ou seja, a análise da concorrência se tornou indispensável para as companhias que almejam sucesso e pode ser feita por empreendimentos de quaisquer ramos, seja uma fabrica de cabos eletricos, uma loja de roupa, ou um profissional autônomo.

Com um entendimento maior sobre o mercado a partir da identificação dos concorrentes, é possível compreender como as instituições se posicionam, verificar quais as vantagens e desvantagens no nicho de atuação, além de comparar características e processos, algo que ajuda na construção de melhorias.

Mas como descobrir seus concorrentes online para a análise? O artigo de hoje irá trazer algumas ferramentas que podem te ajudar nessa empreitada. 

Afinal de contas, nada melhor que conhecer os erros e acertos das demais empresas, para ganhar mais visibilidade com o seu negócio. Acompanhe a leitura!

7 ferramentas de análise da concorrência online

O avanço tecnológico ofereceu inúmeras facilidades para os empreendimentos atuais. Se antes, a análise da concorrência dependia de pesquisas online, bem como o acompanhamento de cada passo de uma instituição, hoje é possível saber o que as demais organizações fazem, com um simples clique no computador.

Inclusive, uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, tem à disposição um leque de outros empreendimentos concorrentes, o que torna a análise ainda mais completa.

Abaixo, confira algumas ferramentas que ajudam a descobrir seus concorrentes online.

1 – Google Alerts

O Google Alerts é um programa que monitora conteúdos relacionados a termos, frases ou palavras-chave definidas pelo usuário, enviando notificações por e-mail, ao detectar um novo material no Google sobre o assunto.

Desse modo, é possível acompanhar as temáticas que mais interessam e identificar os conteúdos publicados pela concorrência.

Por exemplo, uma empresa especializada em serviços de portaria SP pode escolher como temática principal “portaria” e, assim, o Alerts irá vasculhar o Google em busca de conteúdos sobre o assunto. Quando algo novo for lançado, a organização é imediatamente avisada por e-mail.

O Google Alerts é gratuito e totalmente personalizável – tudo para oferecer a melhor experiência ao usuário. 

Além da busca por termos ou assuntos, o programa também permite escolher a periodicidade dos avisos, os tipos de conteúdo, as fontes de pesquisa, o idioma e até mesmo a localização.

Ou seja, é possível identificar os concorrentes estrategicamente localizados e, portanto, que impactam mais diretamente no seu negócio.

2 – Social Mention

O crescimento e a expansão das redes sociais tornaram essas plataformas indispensáveis para o sucesso das empresas. Tanto que a maioria dos planejamentos de marketing inclui a produção de conteúdo para as principais mídias, como o Facebook, Instagram e Twitter.

Como consequência, os concorrentes também estão na rede. Então, nada melhor que usar essas plataformas para a análise da concorrência e identificação das iniciativas de promoção no mercado.

Para isso, uma ferramenta que pode auxiliar muito é a Social Mention, um recurso de busca que tem como principal função buscar por um termo desejado dentro de uma rede social escolhida, ou até mesmo em todas.

Nesse sentido, se o interesse é encontrar concorrentes que vendem rolamentos industriais, por exemplo, o Social Mention pode vasculhar as plataformas para te mostrar os principais resultados de pesquisa.

O recurso exibe todas as correspondência que citam o termo escolhido. Mas o grande diferencial da ferramenta é o seu menu à esquerda, com informações que podem ser úteis para o trabalho de marketing. 

É possível ter acesso aos seguintes dados:

  • Strength (força): o quanto a marca é discutida nas redes sociais;
  • Sentiment: citações positivas e negativas do assunto;
  • Passion: o quanto os usuários falam sobre o tema;
  • Reach (alcance): o alcance da sua marca perante os usuários.

O Social Mention disponibiliza informações particulares sobre cada termo pesquisado, como a média de tempo em que ocorrem as citações, a última vez em que o assunto foi encontrado, a quantidade de autores únicos (perfis) que falam sobre o tema e, até mesmo, o número de retweets.

3 – SEMRush

O SEMRush é um software pago de pesquisas de palavras-chave, sendo um dos principais programas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca. Ou seja, ele é usado para conduzir análises sobre revisões estratégias dos sites.

Com a ferramenta, é possível escolher uma determinada palavra-chave, como locação de armazém, e assim, encontrar os sites mais bem rankeados no Google com o termo.

Dessa maneira, o usuário pode verificar quais as ações dos concorrentes, o que permite uma criação de conteúdo impecável para melhorar o tráfego orgânico.

O SEMRush trabalha com duas maneiras principais de coleta de dados. A primeira é com a barra de pesquisa para geração de relatórios sobre domínios e palavras-chave.

Já a segunda é pela criação de um projeto. Com esse tipo de pesquisa, o usuário pode reunir dados para análise de visibilidade de um site.

4 – SimilarWeb

O SimilarWeb é uma ferramenta de análise da concorrência em sites e aplicativos. De acordo com a própria organização, o principal objetivo do programa é oferecer uma plataforma global e dinâmica, para monitorar os concorrentes e ajudar no crescimento do market share digital.

Para iniciar a pesquisa no SimilarWeb, basta digitar uma URL válida ou um aplicativo móvel e, assim, ter à disposição todos os principais dados referentes à busca.

Tanto na versão gratuita quanto paga, é possível ter em mãos um relatório completo a respeito da página ou app pesquisado.

Assim, se a intenção é conhecer mais sobre um site de curso eletrotecnica SP, por exemplo, o SimilarWeb oferece métricas sobre a posição da página no Google, o número de visitas, a taxa de rejeição, a origem do tráfego, entre outras informações valiosas para elaboração das estratégias de marketing.

Não é necessário instalar nenhum programa, pois o SimilarWeb funciona diretamente em um site.

5 – Open Site Explorer

O Open Site Explorer é um robô criado pela empresa SEOMoz, que indexa sites de forma semelhante ao Google. 

Dessa maneira, ao digitar um domínio ou uma URL, o recurso irá mostrar o resultado da avaliação, com base na relevância da página.

Também é possível fazer uma pesquisa por palavra-chave. Assim, ao escrever “mao de obra terceirizada limpeza”, por exemplo, o Open Site Explorer irá elencar os sites com maior autoridade.

Dessa forma, o usuário pode fazer uma análise da concorrência e perceber quais técnicas de SEO são aplicadas e, com isso, melhorar a otimização de seus materiais.

Outra informação importante fornecida pelo Open Site Explorer se refere à quantidade de backlinks. Ou seja, é possível visualizar a relação da página com o restante da web e quantas menções um determinado conteúdo recebeu.

6 – InfiniGraph

O InfiniGraph é uma ferramenta de rastreio da concorrência nas redes sociais. A ideia é usar a audiência para verificar quais conteúdos e marcas são tendência entre os potenciais clientes e, com isso, obter informações sobre a persona.

Similar ao Social Mention, o InfiniGraph é um recursos gratuito e, além de permitir a observação da concorrência, ajuda na coleta de dados a respeito do público-alvo.

Assim, caso a empresa queira saber se um curso técnico eletrotécnica com CREA à distância é uma das preferências dos seguidores, é possível fazer uma busca com o auxílio da ferramenta.

7 – Buzzsumo

O Buzzsumo é um dos recursos mais poderosos para o acompanhamento de conteúdo da concorrência. 

Com ele, é possível descobrir qual publicação nas redes sociais de uma determinada marca teve melhor alcance, com compartilhamentos em um determinado período de tempo.

Dessa forma, o Buzzsumo ajuda a descobrir quais os conteúdos que mais geram engajamento, com base em algumas palavras-chave.

A ferramenta também conta com um opção de alerta. Ou seja, o usuário pode configurá-la para enviar uma mensagem toda vez que uma palavra-chave for mencionada.

Conclusão

A análise da concorrência é um dos processos mais importantes para o sucesso da empresa. 

Engana-se quem pensa que é necessário “ignorar” o que as outras empresas estão fazendo; ao contrário, ao identificar os concorrentes, é possível aprender com os acertos e erros deles.

Com o auxílio da tecnologia, a sua empresa pode ter acesso a dados completos de análise e, além disso, informações suficientes para melhorar as estratégias de marketing digital.

 1 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como contar uma boa história para vender seu produto
Próximo Artigo A importância da retenção de clientes no seu negócio

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac