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Como e por que criar uma estratégia de Marketing Digital bem definida?

Eduardo Larbac - 25 de janeiro de 2021

Como e por que criar uma estratégia de Marketing Digital bem definida? Como e por que criar uma estratégia de Marketing Digital bem definida?
Criar uma estratégia de marketing digital bem definida traz inúmeras vantagens de progresso dentro de uma empresa, conduzindo muitos empreendimentos ao sucesso com clientes, bem como à concretização de nomes do mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa prática, veja no texto abaixo como começar, de uma vez por todas, a melhorar a comunicação da sua empresa.

O que é uma estratégia de marketing digital?

Estratégias digitais são os mecanismos utilizados por profissionais de comunicação para aproximar, por meio da internet, empresas e clientes de forma natural e agregadora, conduzindo o comprador para alguma ação, como compra ou fidelização.

Por meio de ferramentas na internet, como redes sociais ou e-mail, um profissional da área pode ajudar uma empresa criando conversas com possíveis clientes ou, até mesmo, os antigos, abrindo um espaço de informação e desejo.

Além disso, a promoção de uma empresa nos dias de hoje está fortemente conectada com o marketing digital, justamente por comunicar dentro do ambiente web, um dos lugares mais populares e de maior vivência nos dias atuais, por pessoas de diferentes idades.

Por exemplo, um coaching de carreira passou a trabalhar em um período de isolamento social no país, que obrigou todas as pessoas, fossem trabalhadores ou compradores, a ficarem dentro de suas casas, sem contatos físicos ou diretos.

Para que pudesse fazer a propaganda de seus trabalho e pudesse interagir com pessoas interessadas no serviço, foi necessário criar uma estratégia digital, onde foram pensados conteúdos que, primeiramente, trouxessem conhecimento sobre a área.

Em seguida, este profissional, já em uma fase de troca de informações com o público, passa a ser requisitado para serviços, solicitados, também, por meio do ambiente online. Sem uma estratégia de marketing, chegar em resultados poderia ser impossível.

A concretização de objetivos por meio dessa estratégia pode parecer fácil, mas se mostra cada vez mais como uma série de atividades que necessitam de máxima atenção e empenho. Afinal, é preciso criar relações concretas em meio a distância, algo desafiador.

Na estratégia de marketing de uma empresa de uniformes, por exemplo, uma campanha investida tem como principal objetivo fazer com que pessoas saiam da internet e se dirijam às lojas para participar das promoções ali ofertadas.

Para esse feito, é preciso comprometer a comunicação online com formas de atração, como o uso de ferramentas de marketing responsáveis em estabelecer métricas sobre os interessados pela compra, até agendamento de envio de mensagens constantes.

Com o objetivo de chegar em resultados satisfatórios, muitos profissionais de marketing costumam colocar em suas estratégias a análise dos dados e resultados conquistados. Afinal, essa é uma forma de corrigir possíveis erros e melhorar o que é conquistado.

Atualmente, a estratégia digital faz parte do crescimento de qualquer grande empresa do mercado, e com certeza é uma das atividades prioritárias na comunicação entre clientes, a conexão principal dentro de um processo de compra.

Por que seus resultados agradam empresas?

Muitas empresas acabam se afeiçoando com o uso de estratégias digitais, muitas são práticas essenciais que, se bem executadas, ou seja, por profissionais competentes, podem trazer resultados incríveis, o que deixa feliz qualquer empreendedor.

Uma das principais motivações das empresas com essas estratégias de marketing é o fato de que cada parte do planejamento delas é direcionada para a conclusão de um objetivo.

Por exemplo, uma empresa de serviço de portaria em condomínio decide criar estratégias digitais para conduzir clientes a um novo blog da empresa, onde conteúdos sobre a área e serviços são constantemente debatidos.

No meio do planejamento, é possível colocar um passo a passo para chegar em clientes que não conhecem a importância desse serviço ofertado, por meio de textos com linguagens próximas, que ensinem e apontem curiosidades interessantes.

Dentro dessa estratégia existe ainda o entendimento das consequências de um interesse pelo conteúdo: a aquisição do serviço. É por meio de um caminho de desejo que uma pessoa se sente animada ou atraída para uma ação de compra.

Um outro ponto que aparece como principal característica para a adoração das estratégias por empresários é o fato do custo-benefício ao investir nesse tipo de atividade na web.

Apesar da empresa ter os custos com os profissionais e as possíveis ferramentas que eles vão utilizar, tudo ainda sai mais barato do que enfrentar consequências improváveis ao conduzir mudanças comerciais sem fundamentos.

Digamos que para uma empresa holding familiar, por exemplo, saia mais em conta ter em mente as possibilidade positivas e negativas no investimento inicial de uma estratégia digital nas redes sociais do que sair comprando outdoors pela cidade.

Algo ainda mais intrigante para os empresários que se apaixonam pelas práticas de estratégia no meio digital é o fato de que os resultados sobre a imagem de uma empresa aparecem com muito mais clareza por meio da coleta de dados.

Em uma rede social, por exemplo, é possível aumentar as vendas por meio de estratégias e ainda descobrir a quantidade de pessoas de um tipo de gênero que mais compram os serviços ou produtos oferecidos, criando então possibilidades de negócios.

Uma assessoria tributária, por exemplo, pode ver grandes resultados depois que implementar estratégias de marketing para seu público interno, e entender que os melhores conteúdos para fazer dentro da empresa são aqueles relacionados com dados.

Esse resultado só foi alcançado graças à quantidade de pessoas que acessam um determinado conteúdo, incluindo ainda que grande parte dos funcionários é de um determinado gênero, algo que baseou o fundamento da informação coletada.

As melhores estratégias digitais

Para entender melhor como começar a utilizar as estratégias de  comunicação no ambiente virtual, é preciso entender um passo a passo de atividades a serem realizadas, com o objetivo de concretizar da melhor maneira possível esse plano digital.

Lembre-se que para a elaboração e conclusão de um plano estratégico, é necessário ter um profissional da área trabalhando dentro desse processo. No entanto, algumas dicas podem ser utilizadas para ter uma visão geral do marketing, ainda mais em pequenas empresas.

Conheça seu público e seu negócio

Antes mesmo de começar a botar a mão na massa na hora de melhorar o marketing de uma empresa, é preciso ter em mente algumas informações que podem te auxiliar a alcançar uma maior exatidão nos resultados e nos planejamentos.

A principal delas é conhecer o seu negócio, incluindo qual é seu objetivo, quais são suas visões e missões, seus resultados anteriores, o público ideal para o seu produto, além de possíveis falhas para serem melhoradas e oportunidades para serem aproveitadas. 

Por exemplo, se na sua empresa o principal público são aqueles que se encaixam em trabalhos como mão de obra especializada para eventos, esse deverá ser sempre um foco na hora da realização de suas estratégias, guiando a construção de comunicações.

Entenda o ambiente que você trabalhará

Viver na internet, interagindo nas redes sociais e respondendo mensagens constantemente não faz uma empresa ser expert em marketing digital. É preciso não apenas se comunicar com clientes, mas entender seus pontos de vista com um olhar empático.

Além disso, cada meio na internet conversa com um público em específico, com uma linguagem própria e também possui ferramentas exclusivas. Todas essas características se tornam essenciais quando falamos sobre construção de estratégias.

Algumas das ferramentas utilizadas nas estratégias de marketing são:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios.

Por exemplo, para vender camisa polo uniforme uma loja usa mais o Facebook, por meio do Market Place, e uma newsletter, que são canais diretos para pessoas que gostam da curadoria dos produtos feitos pela marca para compradores em potencial.

Já uma nova loja de jóias no mercado, que tem uma pegada jovem, decide utilizar um blog, redes sociais e canal no Youtube para criar, primeiramente, uma maior aproximação com o futuro cliente, que deve primeiro entender a marca para depois desejar seus produtos.

Análise de dados e colhimento de resultados

Utilize sempre todas as informações sobre o seu negócio ou cliente a favor da sua estratégia de marketing. Procure analisar resultados anteriores, dados de anos ou épocas de menor ou maior fluxo de vendas, e colha os resultados de seu trabalho.

Na obtenção de dados relacionados ao que já aconteceu dentro da empresa, é possível traçar caminhos para entender possíveis obstáculos, como falta de interesse de clientes pelo site da empresa, por exemplo, guiado pelo software para loja.

Já a obtenção dos dados de resultados podem ser, além de uma previsão para os próximos meses e edição de possíveis erros e problemáticas das estratégias, também uma ótima forma, caso dando resultados positivos, para influenciar a importância de seu trabalho.

Conclusão

Por fim, a estratégia digital nada mais é do que um trabalho de constante experimentação, pelo menos no começo, onde não existem resultados concretos sobre comunicação na web, mas sim propósitos a serem constantemente alcançados.

É possível, ainda, criar uma maior conexão com sua empresa através do entendimento daquilo que um cliente deseja, o que muitas vezes não é escutado. Por isso, aproveite ao máximo essa chance de alcançar a progressão de negócios.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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