Todo empresário já deve saber da importância do marketing e da divulgação de uma marca para o seu crescimento. Mas será que todo mundo sabe quais são as grandes tendências de publicidade online para o ano de 2021?
De fato, o marketing digital tem ficado conhecido cada vez mais por sua gama bastante diversificada de estratégias e variedades. Mas isso, que pode ser muito bom por um lado, por outro lado tende a causar confusões e até bloqueios.
No fim das contas, é possível que a pessoa não saiba o que fazer, ou mesmo por onde começar. Por exemplo, se a empresa trabalha com calibração de termometro, que é um serviço nichado, qual é o primeiro passo que ela poderia dar?
Na prática, existem vários marketplaces que podem trazer algumas vantagens consideráveis para um negócio desses. Mas também existem:
- As redes sociais;
- Os motores de busca;
- Os blogs e vlogs;
- O marketing de conteúdo;
- Os sites institucionais;
- O e-commerce.
Para que os motores de busca?
Se falar nos 70% de crescimento do e-commerce parece algo assombroso, a evolução dos grandes buscadores como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil não fica muito atrás. Embora eles não tenham crescido em um pico, mas durante as últimas duas décadas. A verdade é que a Google Inc. é, disparada, a maior referência nessa área. Tanto que, segundo dados levantados por ela em parceria com a Internet Live Stats, o número de pesquisas diárias mundiais é de dezenas de milhares por segundo. É isso mesmo, são mais de 100 milhões de buscas por hora, o que resulta em cerca de 3 bilhões de buscas por dia. Então imagine os benefícios de uma indústria que consegue posicionar algo como a palavra-chave serviços de corte e dobra de chapas. Lembrando que o Google tem uma assertividade e uma segmentação tremendas, de modo que por trás de uma pesquisa costuma existir o que em alguns setores comerciais se chama lead qualificado, ou ainda, uma pessoa “em momento de compra”. Para conseguir um bom posicionamento ali é possível pagar, por meio dos links patrocinados, ou fazer o famoso SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Nos dois casos o mais importante é a marca criar conteúdos originais e relevantes para o seu público, pois isso é o que determina um bom ranqueamento, já que os buscadores querem garantir que seus usuários vão encontrar sempre bons resultados. Uma tendência que merece atenção para 2021 é a do Voice Search, que é a busca por comando de voz, que tem crescido cada vez mais em função da tecnologia mobile, isto é, das buscas realizadas pelo smartphone, tablet ou mesmo relógio inteligente.Por dentro do marketing de conteúdo
Como vimos acima, não é possível falar sobre publicidade sem falar em motores de busca e no marketing de conteúdo, que é o que garante que uma marca consiga gerar bons materiais para ficar posicionada, e para atrair leitores, leads e clientes em potencial. Aí é que entram os blogs e vlogs, que continuam sendo a maior referência no inbound marketing. Ao contrário do outbound, que faz prospecção ativa e explicitamente comercial, o inbound aposta em gerar conteúdos que agreguem valor ao leitor. Assim, um blog sobre serviço de usinagem pode criar um material do tipo “10 motivos para terceirizar os serviços de usinagem”, e conseguir um público bem maior do que se fosse simplesmente anunciar os preços e prazos dos seus serviços. Uma tendência para 2021 e os próximos anos é a de não se limitar apenas ao texto escrito. É claro que a base de qualquer conteúdo continua sendo o artigo ou o post, porém as pessoas têm tido cada vez mais inclinação para consumir outros tipos de conteúdo. Então, se você der a opção do leitor assistir ou mesmo ouvir seu material, isso vai atrair ainda mais gente, e vai gerar um efeito maior em termos de publicidade para a marca. As opções vão desde programas que simplesmente gravam em áudio o conteúdo de um artigo, até vlogs e podcasts, que exigem uma produção maior.Sobre as redes e mídias sociais
O que as marcas precisam entender daqui para frente é que as pessoas já não se relacionam apenas com empresas, não no sentido mecânico de compra e venda que imperou antigamente. Hoje elas buscam experiências marcantes e memoráveis. De fato, se formos reparar, as maiores marcas do mundo já não lidam apenas com produtos ou serviços, mas sim com toda uma filosofia de trabalho e de consumo da solução que trazem, mudando totalmente a publicidade dos dias atuais. Assim, o que ajuda as marcas a ganharem um rosto perante o público, quebrando a frieza e a distância com ele, são as redes sociais. Foi-se a época que elas se limitam à troca de fotos de passeios entre amigos, hoje elas são um nicho incrível de oportunidades. Assim, uma fabricante de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pode fazer posts, manuais e até memes sobre vestimenta de proteção. Isso tende a atrair um público muito maior, e dar uma certa informalidade para a marca, que hoje é algo positivo. Claro que em alguns casos é preciso manter uma linguagem mais formal, não tão descolada assim, o que pede uma publicidade à moda antiga. Contudo, mesmo nesses casos, a simples presença nas mídias sociais já sinaliza que a marca se renovou, e sabe estar presente onde seu público se encontra.A força das plataformas de nicho
Com o crescimento dos marketplaces e do e-commerce em geral, crescem também as opções de plataformas, especialmente no sentido da diversificação de segmentos e formato de modelos de negócio. Hoje podemos dizer que praticamente todo tipo de transação possível tem um plataforma digital mediadora, desde soluções industriais como calibração de válvulas de controle, até serviços entre empresas e governos, ou compra e venda entre pessoas físicas. Assim, os formatos mais requisitados e importantes para a publicidade de uma marca são os seguintes:- B2C (De Empresa para Consumidor);
- B2B (De Empresa para Empresa);
- B2E (De Empresa para Empregado);
- B2G (De Empresa para Governo);
- C2C (De Consumidor para Consumidor).