A live é uma tendência que chegou para ficar, pois se tornou um dos principais formatos de comunicação e divulgação de conteúdos, tanto para pessoas, quanto para empresas.
A internet revolucionou a sociedade e a maneira de transmitir informações, colocando o audiovisual no centro das estratégias de marketing digital e comunicação.
Qualquer um pode fazer uma live, basta ter um dispositivo móvel conectado à internet para falar com o público a qualquer hora do dia e da noite.
Outro ponto que destaca o crescimento das lives é o fato de que as pessoas já não têm muito tempo para ler conteúdos. Assistir e ouvir é muito mais prático para o dia a dia.
E isso também é válido para os consumidores. Por isso, a divulgação de produtos e serviços tem um engajamento muito melhor nesse formato.
As redes sociais são as principais plataformas para a transmissão desses conteúdos, como Facebook e Instagram. E as transmissões podem ser feitas por pessoas e empresas, inclusive em conjunto.
Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para crescer no mundo virtual com as lives, a importância das parcerias para realizá-las, e dar algumas dicas de marketing digital e divulgação. Acompanhe a leitura.
Dicas para crescer com as lives
As lives vêm se desenvolvendo constantemente, basta consultar a internet para perceber a quantidade de vídeos ao vivo que são transmitidos diariamente. Eles são feitos por pessoas comuns, empresas, artistas, entre outros, tudo com a intenção de aumentar o engajamento. O público adora esse formato, que traz mais proximidade com quem está do outro lado da tela, mas ele precisa ser bem produzido para colher bons resultados. Uma empresa de locação de caminhão munck, pode usar o streaming para mostrar o desempenho desses caminhões. Mas é necessário:1 – Organização e planejamento
Em qualquer atividade, a organização e o planejamento são muito importantes. É isso que vai garantir que tudo dê certo na hora da live. É importante desenvolver uma estratégia de comunicação para atingir o público-alvo. E por meio das redes sociais, é possível fazer isso. Também é indispensável testar a transmissão antes do evento, analisando equipamentos, programas, ligações e as condições do evento. Assim, é possível traçar um plano B de sucesso. Caso a transmissão seja fora da empresa ou da casa da pessoa que vai transmitir, é importante chegar ao local com antecedência. Além disso, o local precisa estar limpo, organizado, contando apenas com os materiais necessários para a transmissão da live.2 – Conexão segura com a internet
É recomendável usar uma conexão por cabo, pois ela é mais estável e também mais rápida. Isso traz mais estabilidade para a transmissão e não é necessário gastar com outros recursos. Se for uma transmissão externa e isso não seja possível, como para demonstrar a importância dos equipamentos de segurança para trabalho em altura, o ideal é ficar o mais próximo possível do roteador.3 – Comece na hora certa
Quando se fala em hora certa para uma transmissão ao vivo, é importante ressaltar que isso refere a alguns minutos antes. Se a pessoa ou empresa marcou a live para as 19 horas, o ideal é que comece com alguns minutos de antecedência. Isso porque é uma maneira de garantir a presença dos espectadores. É natural que, se às 19 horas a transmissão não tenha sido iniciada, muitos acreditem que não haverá nada e desistem.4 – Interaja com o público
Independentemente de ser um autor de um blog sobre games ou uma fabricante de autoclave hospitalar, é muito importante interagir com os espectadores para aumentar o engajamento. O contato antes e depois, por meio das redes sociais, também é muito importante. Para garantir essa interação, é importante que durante a live tenha um chat disponível para o público.Importância das parcerias
É comum ver pessoas – e até empresas – que fazem parcerias durante essas transmissões, e isso acontece por inúmeros motivos. Um exemplo seria uma rede de lojas de artigos esportivos fazer uma transmissão ao vivo com uma marca famosa de tênis. Elas podem falar sobre os últimos lançamentos, os tênis adequados para cada atividade e estação do ano e falar, até mesmo, sobre atividades físicas. O público que é fã daquela marca, vai se interessar e acabar descobrindo a loja. Além de aumentar o engajamento, as chances dessa loja ganhar mais clientes, é enorme. O mesmo pode acontecer quando uma fabricante de engate rápido para ar comprimido fizer uma live com um profissional da área. Eles conseguem divulgar o produto e, ao mesmo tempo, informar o público com conteúdos relevantes. O engajamento será muito maior, tanto durante a transmissão como depois delas. Haverá mais curtidas nas redes sociais e as pessoas ou empresas se tornarão referência no assunto abordado.Importância das lives em conjunto
As lives em conjunto também trazem muitos benefícios para os adeptos. E dentre as principais estão:- Mais interação digital;
- Maior alcance;
- Mais credibilidade;
- Redução de custos.