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Como fazer uma Live com convidados

Eduardo Larbac - 18 de maio de 2020

Como fazer uma Live com convidados Como fazer uma Live com convidados
A live é uma tendência que chegou para ficar, pois se tornou um dos principais formatos de comunicação e divulgação de conteúdos, tanto para pessoas, quanto para empresas.

A internet revolucionou a sociedade e a maneira de transmitir informações, colocando o audiovisual no centro das estratégias de marketing digital e comunicação.

Qualquer um pode fazer uma live, basta ter um dispositivo móvel conectado à internet para falar com o público a qualquer hora do dia e da noite.

Outro ponto que destaca o crescimento das lives é o fato de que as pessoas já não têm muito tempo para ler conteúdos. Assistir e ouvir é muito mais prático para o dia a dia.

E isso também é válido para os consumidores. Por isso, a divulgação de produtos e serviços tem um engajamento muito melhor nesse formato.

As redes sociais são as principais plataformas para a transmissão desses conteúdos, como Facebook e Instagram. E as transmissões podem ser feitas por pessoas e empresas, inclusive em conjunto.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para crescer no mundo virtual com as lives, a importância das parcerias para realizá-las, e dar algumas dicas de marketing digital e divulgação. Acompanhe a leitura.

Dicas para crescer com as lives

As lives vêm se desenvolvendo constantemente, basta consultar a internet para perceber a quantidade de vídeos ao vivo que são transmitidos diariamente. 

Eles são feitos por pessoas comuns, empresas, artistas, entre outros, tudo com a intenção de aumentar o engajamento.

O público adora esse formato, que traz mais proximidade com quem está do outro lado da tela, mas ele precisa ser bem produzido para colher bons resultados. 

Uma empresa de locação de caminhão munck, pode usar o streaming para mostrar o desempenho desses caminhões. Mas é necessário:

1 – Organização e planejamento

Em qualquer atividade, a organização e o planejamento são muito importantes. É isso que vai garantir que tudo dê certo na hora da live.

É importante desenvolver uma estratégia de comunicação para atingir o público-alvo. E por meio das redes sociais, é possível fazer isso.

Também é indispensável testar a transmissão antes do evento, analisando equipamentos, programas, ligações e as condições do evento. Assim, é possível traçar um plano B de sucesso.

Caso a transmissão seja fora da empresa ou da casa da pessoa que vai transmitir, é importante chegar ao local com antecedência.

Além disso, o local precisa estar limpo, organizado, contando apenas com os materiais necessários para a transmissão da live.

2 – Conexão segura com a internet

É recomendável usar uma conexão por cabo, pois ela é mais estável e também mais rápida. 

Isso traz mais estabilidade para a transmissão e não é necessário gastar com outros recursos.

Se for uma transmissão externa e isso não seja possível, como para demonstrar a importância dos equipamentos de segurança para trabalho em altura, o ideal é ficar o mais próximo possível do roteador.

3 – Comece na hora certa

Quando se fala em hora certa para uma transmissão ao vivo, é importante ressaltar que isso refere a alguns minutos antes. Se a pessoa ou empresa marcou a live para as 19 horas, o ideal é que comece com alguns minutos de antecedência.

Isso porque é uma maneira de garantir a presença dos espectadores. É natural que, se às 19 horas a transmissão não tenha sido iniciada, muitos acreditem que não haverá nada e desistem.

4 – Interaja com o público

Independentemente de ser um autor de um blog sobre games ou uma fabricante de autoclave hospitalar, é muito importante interagir com os espectadores para aumentar o engajamento.

O contato antes e depois, por meio das redes sociais, também é muito importante. 

Para garantir essa interação, é importante que durante a live tenha um chat disponível para o público.

Importância das parcerias

É comum ver pessoas – e até empresas – que fazem parcerias durante essas transmissões, e isso acontece por inúmeros motivos.

Um exemplo seria uma rede de lojas de artigos esportivos fazer uma transmissão ao vivo com uma marca famosa de tênis.

Elas podem falar sobre os últimos lançamentos, os tênis adequados para cada atividade e estação do ano e falar, até mesmo, sobre atividades físicas.

O público que é fã daquela marca, vai se interessar e acabar descobrindo a loja. Além de aumentar o engajamento, as chances dessa loja ganhar mais clientes, é enorme.

O mesmo pode acontecer quando uma fabricante de engate rápido para ar comprimido fizer uma live com um profissional da área. Eles conseguem divulgar o produto e, ao mesmo tempo, informar o público com conteúdos relevantes.

O engajamento será muito maior, tanto durante a transmissão como depois delas. Haverá mais curtidas nas redes sociais e as pessoas ou empresas se tornarão referência no assunto abordado.

Importância das lives em conjunto

As lives em conjunto também trazem muitos benefícios para os adeptos. E dentre as principais estão:
  • Mais interação digital;
  • Maior alcance;
  • Mais credibilidade;
  • Redução de custos.
Essas transmissões ao vivo são excelentes para interagir com pessoas e clientes. Estes eventos dominam as tendências de consumo de informação e entretenimento.

Portanto, uma fabricante de painel elétrico consegue aumentar o engajamento, com essa transmissão on-line. Principalmente pelo fato de que ela permite ao público falar com a marca e interagir de muitas maneiras em tempo real.

Também o alcance do organizador da live é maior, já que as pessoas não serão unidas em um ambiente físico e com restrições geográficas.

A credibilidade é assegurada, pois quando duas ou mais empresas, ou dois ou mais profissionais reconhecidos se unem em prol da divulgação de informações e esclarecimento do público, estes entendem que não há divergência de informações sobre um mesmo tema.

Por exemplo, se 3 empresas de manutenção de aeronaves se reúnem em uma live e abordam o mesmo procedimento, em concordância, sobre manutenção de hélices, o público percebe que esse processo é padronizado e que as 3 sabem do que estão falando.

A redução de custos também é algo muito satisfatório com as lives, pois um palestrante que está começando agora, pode fazer uma palestra para milhares de pessoas, sem precisar investir em espaço físico, por exemplo.

Dicas de marketing e divulgação para lives

Seja para dar alguma dica ou para anunciar um produto ou serviço, as lives precisam de algumas estratégias em marketing digital para serem divulgadas.

Também é essencial o uso de algumas ferramentas para que marcas e pessoas possam crescer com essas transmissões. Dentre as principais estratégias, podemos citar:

1 – Selecionar os canais de divulgação

As redes sociais são a principal opção, uma vez que a maioria das lives acontece por esses meios. No twitter, a dica é twittar algumas vezes para que as pessoas saibam o que será transmitido e aumente o número de conversão de espectadores. 

No Instagram, uma empresa fornecedora de controlador de temperatura, por exemplo, pode fazer uma live para que os usuários possam conhecer as funcionalidades desse produto. 

Mas além desse recurso, o Instagram conta com o IGTV, que permite a postagem de vídeos de até 60 minutos no feed.

2 – E-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente canal para divulgar produtos, serviços e também as transmissões ao vivo. 

É importante especificar o canal, o horário e o assunto, para que o espectador possa se organizar com antecedência.

3 – Ferramentas

Existem ferramentas que auxiliam transmissões ao vivo. Elas evitam o consumo excessivo da memória do computador e codificam o vídeo, podendo ser encontradas em versões pagas ou gratuitas, como por exemplo, o OBS, Wirecast ou XSplit.

Como divulgar produtos e serviços com as lives

Existem vários tipos de lives quando o assunto é divulgação de produtos e serviços. As duas principais são:

Live content

Se uma industria de injeção plastica deseja capturar leads, ela usa esta transmissão. É importante usar ferramentas para capturar dados como telefone, e-mail e outras informações relevantes. 

Capturar leads com as lives é muito mais rápido do que por meio de outras estratégias.

Live shopping

Vender também é possível por meio das transmissões ao vivo, e isso é feito em tempo real. A empresa cria uma transmissão para mostrar os produtos ao vivo, de maneira fiel ao que vende.

Uma boa estratégia é mostrar a embalagem, cores, detalhes, tudo de maneira autêntica. Também é interessante incluir banners, chat e links de oferta.

O live shopping também é uma excelente estratégia para criar promoções relâmpagos que atraem consumidores de todos os lugares.

Conclusão

Transmissões ao vivo são excelentes maneiras de fazer uma empresa, pessoa ou profissional crescer. Essa comunicação em tempo real permite interação e conhecimento para o público-alvo.

É como estabelecer uma conversa com ele, onde é possível obter conhecimento, conversar e até comprar diversos produtos. Com o uso das plataformas ideais e se apoiando no poder de divulgação da internet, qualquer negócio pode crescer.

As lives facilitam isso e muito mais, beneficiando o público e as pessoas que investem nesse formato.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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