Hoje, o Google é o maior buscador de informação em todo o mundo, isso significa que, se você quiser encontrar alguma informação, produto ou serviço, basta dar uma pesquisada no Google que você irá encontrar.
Vivemos em uma geração onde a maioria das coisas consegue ser realizada através de um computador ou celular, o que facilita muito a rotina de quem nem sempre tem tempo de ir presencialmente comprar algo ou até mesmo esclarecer alguma dúvida.
Entretanto, toda essa facilidade também trouxe novos horizontes para os empreendedores, que viram no universo digital um espaço novo e promissor para que suas marcas nascessem e se desenvolvessem com saúde e prosperidade.
Por isso, é normal ver diversos tipos de negócios construindo seus perfis nas redes sociais e seus sites de venda para atrair mais clientes e aumentar o seu alcance, o que consequentemente gera mais vendas para a marca.
Independentemente se uma pessoa está à procura de uma arara para loja ou até mesmo de um serviço de banho e tosa, ela sabe que se der alguns cliques no Google, encontrará o que precisa em questão de segundos.
No meio disso tudo, é normal que muitos empreendedores acabam apostando em estratégias de marketing digital, como o SEO, que se baseia em ações que são aplicadas nos sites e que visam um melhor posicionamento deles.
Junto a esse conjunto de estratégias, é preciso contar com ferramentas que auxiliem nesse processo, e para isso, também foi criado o Google Search Console, que será o tema principal do nosso conteúdo e te ajudará a entender mais sobre como ela funciona.
As estratégias de SEO podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, seja uma marca que vende bobinas relógio de ponto ou até mesmo uma empresa que presta serviços de consultoria ambiental.
Sabemos bem que quando falamos do universo digital e do SEO, falamos sobre um mundo repleto de informações, materiais e processos que precisam ser muito bem geridos pelos profissionais de uma marca, como:
Como mencionamos, a ferramenta em questão trabalha alinhada às estratégias de SEO, que significa Search Engine Optimization, que podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca.
O que essa ferramenta faz é basicamente avaliar os resultados das estratégias de SEO do seu site e também analisar como ele tem se posicionado dentro do maior buscador de informação do mundo, que no caso, é o Google.
Quando falamos de posicionamento, nos referimos a qual posição do ranking de resultados do Google o seu site se encontra quando um usuário realiza uma pesquisa relacionada ao seu segmento de mercado.
Por exemplo, se você buscar por um papelão ondulado no Google, verá uma lista com diversos sites, onde normalmente, os que estão nos primeiros lugares tendem a ser os melhores e mais acessados.
Pois bem, as estratégias de SEO trabalham para ajudar o seu site a chegar nessas primeiras posições de forma ética e profissional, e o Google Search Console se une a elas para que você consiga chegar nesse resultado ainda mais rápido.
Com isso, é possível saber quais estão trazendo mais resultados para o seu site de embalagens cosméticos, por exemplo, e quais não estão apresentando um desempenho bom e precisam ser mudadas.
Essa visão macro te mostra um pouco de tudo da sua marca, desde o desempenho de suas estratégias de SEO até como os usuários têm gastado o tempo dentro do seu site, tudo isso para que você saiba como o site no geral está sendo visto na internet.
Com isso, torna-se ainda mais simples conseguir fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio de aluguel de galpao de lona ou a sua marca de produtos naturais para cuidados com a casa, levando sua empresa para patamares ainda maiores.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o uso do Google Search Console pode trazer para a sua empresa e que serve como um reforço de sua importância e eficiência no mercado.
As palavras-chave são termos que levam muitos usuários a conhecerem o seu site com relógio de ponto biométrico ou com serviços de beleza, por isso, precisam ser estudadas e usadas com calma através da análise feita pelo Google Search Console que irá te ajudar.
Sendo assim, acompanhe sites, plataformas e profissionais desse universo para que sempre que sair alguma novidade dentro deste segmento, você seja um dos primeiros a saber e já consiga usá-la a seu favor dentro do seu site.
Para que a melhor marca de chapa de inox se tornasse uma das primeiras posições do Google, foi preciso paciência e persistência, isso é feito através de estratégias lícitas, que te ajudarão a chegar onde deseja de forma legal e justa.
Caso você não entenda muito sobre o assunto, vale a pena contratar um profissional para te ajudar com isso e fazer com que você cuide da sua estrutura, mesmo que essa função seja terceirizada.
Essas são dicas simples, mas que fazem toda a diferença na construção do sucesso da sua marca e que, junto às funções do Google Search Console, farão com que você consiga as colocar em prática de maneira bem mais acessível.
Vivemos em uma geração onde a maioria das coisas consegue ser realizada através de um computador ou celular, o que facilita muito a rotina de quem nem sempre tem tempo de ir presencialmente comprar algo ou até mesmo esclarecer alguma dúvida.
Entretanto, toda essa facilidade também trouxe novos horizontes para os empreendedores, que viram no universo digital um espaço novo e promissor para que suas marcas nascessem e se desenvolvessem com saúde e prosperidade.
Por isso, é normal ver diversos tipos de negócios construindo seus perfis nas redes sociais e seus sites de venda para atrair mais clientes e aumentar o seu alcance, o que consequentemente gera mais vendas para a marca.
Independentemente se uma pessoa está à procura de uma arara para loja ou até mesmo de um serviço de banho e tosa, ela sabe que se der alguns cliques no Google, encontrará o que precisa em questão de segundos.
No meio disso tudo, é normal que muitos empreendedores acabam apostando em estratégias de marketing digital, como o SEO, que se baseia em ações que são aplicadas nos sites e que visam um melhor posicionamento deles.
Junto a esse conjunto de estratégias, é preciso contar com ferramentas que auxiliem nesse processo, e para isso, também foi criado o Google Search Console, que será o tema principal do nosso conteúdo e te ajudará a entender mais sobre como ela funciona.
Google Search Console: Conheça a ferramenta
O Google Search Console é uma ferramenta que foi desenvolvida pelo próprio Google que está diretamente alinhada às estratégias de SEO e serve justamente para ajudar os profissionais dessa área a terem uma melhor noção do desempenho de seus resultados.As estratégias de SEO podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, seja uma marca que vende bobinas relógio de ponto ou até mesmo uma empresa que presta serviços de consultoria ambiental.
Sabemos bem que quando falamos do universo digital e do SEO, falamos sobre um mundo repleto de informações, materiais e processos que precisam ser muito bem geridos pelos profissionais de uma marca, como:
- Dados;
- Vendas;
- Contatos;
- Tráfego;
- Leads;
- Conteúdo;
- Entre outros.
Entenda como o Google Search Console funciona
Entender como o Google Search Console funciona é a melhor maneira de entender o que ele também é e como pode ajudar a sua marca, seja você o dono de uma fábrica de avental personalizado ou até mesmo uma escola de música.Como mencionamos, a ferramenta em questão trabalha alinhada às estratégias de SEO, que significa Search Engine Optimization, que podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca.
O que essa ferramenta faz é basicamente avaliar os resultados das estratégias de SEO do seu site e também analisar como ele tem se posicionado dentro do maior buscador de informação do mundo, que no caso, é o Google.
Quando falamos de posicionamento, nos referimos a qual posição do ranking de resultados do Google o seu site se encontra quando um usuário realiza uma pesquisa relacionada ao seu segmento de mercado.
Por exemplo, se você buscar por um papelão ondulado no Google, verá uma lista com diversos sites, onde normalmente, os que estão nos primeiros lugares tendem a ser os melhores e mais acessados.
Pois bem, as estratégias de SEO trabalham para ajudar o seu site a chegar nessas primeiras posições de forma ética e profissional, e o Google Search Console se une a elas para que você consiga chegar nesse resultado ainda mais rápido.
Benefícios que essa ferramenta traz para o dia a dia
Para que você entenda ainda mais sobre a importância dessa ferramenta, selecionamos alguns dos principais benefícios que ela traz para o dia a dia das empresas que nela decidem apostar. Confira:Melhor controle das estratégias
O primeiro deles é justamente a melhor no controle de suas estratégias, pois como estão diretamente ligadas ao SEO, consegue te apresentar com mais detalhes os resultados e o desempenho de cada estratégia usada.Com isso, é possível saber quais estão trazendo mais resultados para o seu site de embalagens cosméticos, por exemplo, e quais não estão apresentando um desempenho bom e precisam ser mudadas.
Análise de relatórios e resultados
Além disso, a ferramenta também auxilia na análise de relatórios e resultados, que são produzidos e apresentados para você através da própria ferramenta e que te ajudam a ter uma visão macro sobre o seu site.Essa visão macro te mostra um pouco de tudo da sua marca, desde o desempenho de suas estratégias de SEO até como os usuários têm gastado o tempo dentro do seu site, tudo isso para que você saiba como o site no geral está sendo visto na internet.
Auxilia na melhora do posicionamento
E é claro que não podemos deixar de falar sobre como o uso dessa ferramenta influencia diretamente na melhora do posicionamento do seu site, pois você saberá quais estratégias manter e quais mudar para que chegue em seu objetivo o mais rápido possível.Com isso, torna-se ainda mais simples conseguir fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio de aluguel de galpao de lona ou a sua marca de produtos naturais para cuidados com a casa, levando sua empresa para patamares ainda maiores.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o uso do Google Search Console pode trazer para a sua empresa e que serve como um reforço de sua importância e eficiência no mercado.
Dicas de como usar o Google Search Console na sua empresa
Para finalizar, é claro que não deixaríamos de te ajudar a colocar a mão na massa e, para isso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a usar o Google Search Console de forma acessível e prática no dia a dia da sua empresa. Confira:Estude e use boas palavras-chave
A primeira delas é justamente o estudo e o bom uso das palavras-chave do seu negócio, que precisam estar coerentes com o seu segmento e possui não só um bom volume de busca, mas coerência e qualidade com o seu nicho.As palavras-chave são termos que levam muitos usuários a conhecerem o seu site com relógio de ponto biométrico ou com serviços de beleza, por isso, precisam ser estudadas e usadas com calma através da análise feita pelo Google Search Console que irá te ajudar.
Esteja por dentro das estratégias de SEO
E é claro que estar por dentro das estratégias de SEO também é uma dica crucial e que não pode ficar de fora do seu escopo e nem do da sua equipe, afinal de contas, a ferramenta em questão está diretamente ligada a essas estratégias.Sendo assim, acompanhe sites, plataformas e profissionais desse universo para que sempre que sair alguma novidade dentro deste segmento, você seja um dos primeiros a saber e já consiga usá-la a seu favor dentro do seu site.
Se livre de estratégias antiéticas
Dentro do universo digital e, principalmente quando falamos de estratégias de SEO, sempre haverá meios que te prometem resultados gigantes em pouco tempo, saia correndo deles, pois são ciladas que colocarão todo o seu trabalho em risco.Para que a melhor marca de chapa de inox se tornasse uma das primeiras posições do Google, foi preciso paciência e persistência, isso é feito através de estratégias lícitas, que te ajudarão a chegar onde deseja de forma legal e justa.
Cuide da estrutura de seu site
Para finalizar, também ressaltamos o devido cuidado que você deve ter com a estrutura do seu site, o que é fundamental para que os usuários tenham uma boa navegação e consigam se sentir confortáveis dentro do seu site.Caso você não entenda muito sobre o assunto, vale a pena contratar um profissional para te ajudar com isso e fazer com que você cuide da sua estrutura, mesmo que essa função seja terceirizada.
Essas são dicas simples, mas que fazem toda a diferença na construção do sucesso da sua marca e que, junto às funções do Google Search Console, farão com que você consiga as colocar em prática de maneira bem mais acessível.