Atualmente, vemos o Instagram como a principal rede social escolhida pelos usuários na internet. Também conhecido como “Insta”, a rede social é, resumidamente, baseada em um feed onde há publicações das pessoas, semelhante ao Facebook e ao Twitter.
Para utilizar o Instagram, é necessário antes, criar uma conta gratuita. Nessa parte, é possível criar um cadastro de duas formas, a primeira é feita manualmente.
Serão solicitadas informações básicas, como:
A outra alternativa disponível, é conectar diretamente com a rede social pela sua conta do Facebook. Para isso, basta clicar na opção “entrar com o Facebook”, para que você seja direcionado para a próxima página.
O feed do Instagram, por sua vez, depende das atualizações das pessoas que estão sendo seguidas.
Isso significa que, se caso você segue uma página dedicada à impressão de adesivos para parede, por exemplo, você só verá conteúdos relacionados a ele quando acontecer uma postagem pelo perfil.
Esse sistema é semelhante ao do Twitter, que também é formado por atualizações das pessoas que o perfil segue.
O foco principal do Instagram está voltado, principalmente, pela qualidade das fotos que são postadas. É perceptível que os conteúdos visuais são, de certo modo, mais atrativos visualmente.
Assim, é comum encontrar empresas de produtos promocionais, por exemplo, que publicam fotos mais profissionais sobre suas mercadorias. Isso funciona como uma forma potencial para conseguir atrair mais clientes.
Desse modo, o insta tem um sistema baseado na possibilidade do usuário poder compartilhar suas fotos e contar com seguidores, para fazer interações.
Assim, surge uma das características mais interessantes da rede social, mas não é um fator exclusivo só do Instagram. Trata-se da interatividade.
As interações podem acontecer principalmente pelos comentários, onde várias discussões podem ser levantadas. Por outro lado, a interatividade também pode acontecer por meio das curtidas e marcações.
Essas formas de interação que o usuário tem é fundamental para guiar o algoritmo e trazer conteúdo relevante à pessoa que usa a rede social.
Inicialmente, a rede social foi desenvolvida com o objetivo de realizar uma entrega rápida de imagens, porém, o insta passou por várias mudanças conforme os anos se passaram.
Logo, foi possível observar que vários negócios se apropriaram da rede social, como uma empresa que trabalha com cabine de fotos para alugar, até lojas com roupas e sapatos para vender. A diversidade de negócios presentes no insta é, de fato, enorme.
Como podemos perceber, a rede social atualmente está com várias funcionalidades novas, sendo o Reels, uma das mais utilizadas pelos usuários.
Basicamente, trata-se de uma versão do TikTok que foi implementada na rede social, onde é possível ver vários vídeos com duração de, no máximo, 30 segundos.
Além da grande utilização do reels, o insta também conta com várias atualizações para melhorar ainda mais a experiência dos usuários.
Contudo, o principal objetivo do Instagram é integrar as pessoas dentro de um espaço em que elas possam compartilhar seus momentos, e além disso, se aproximarem.
Desse modo, é interessante pensar que até mesmo uma loja virtual que trabalha com venda de balões latex, por exemplo, é capaz de reunir pessoas e promover interação entre elas.
Pelo fato de ser uma plataforma em que é possível encontrar várias pessoas, naturalmente as marcas começaram a ver o Instagram como um meio de aumentar o seu alcance.
Dessa forma, o número de empresas que começou a utilizar a rede social como ferramenta de trabalho aumentou significativamente.
Não há como dizer um número ideal de seguidores para que a página comece a lucrar, na realidade, tudo depende do segmento que você irá atuar.
Ou seja, se a sua empresa trabalha com venda de pallets usados, o número de seguidores é totalmente diferente para uma página que trabalha com celulares usados, por exemplo.
No geral, os influenciadores que estão presentes no Instagram, são capazes de conseguir até milhares de reais por post, porém, as probabilidades disso acontecer é com os perfis que possuam acima de 5 mil seguidores.
No mercado, há empresas que oferecem serviços que possibilitam ao perfil ter um número maior de seguidores. Além disso, o engajamento do público, bem como a visibilidade e a exposição são, significativamente, melhorados.
Empresas que trabalham com serviços da contabilidade, por exemplo, podem utilizar o aumento de seguidores para conseguir uma nova base de clientes.
Nesses casos, ter um layout profissional do feed da página é essencial para que as empresas ou eventuais clientes se sintam atraídos pelo profissionalismo da companhia.
Em outras palavras, são pessoas que são capazes de formar opiniões que, por sua vez, se comunicam diretamente com o seu público e naturalmente, tem uma influência muito grande com as pessoas que o seguem.
Algumas empresas utilizam essa influência como uma alternativa para aumentar a visibilidade de seus produtos, ou serviços. Imagine que uma empresa desenvolveu uma nova tecnologia, com a biometria facial. Logo, o Instagram se torna uma das principais ferramentas para divulgar essa nova utilidade para as pessoas. É possível também firmar algumas parcerias e ações publicitárias, para que produtos ou serviços sejam divulgados.
Resumidamente, esse processo acontece em 4 etapas, são elas:
Lembre-se, as marcas não estão atrás apenas de pessoas que possuem um grande número de seguidores. Tudo depende da sua relevância e engajamento com o seu público.
Vender suas fotografias é outra alternativa para que você consiga uma renda extra. Geralmente, as fotos conseguem ser vendidas facilmente para sites e bancos de imagens.
Use o Instagram como uma forma de agregar valor ao seu trabalho, colocando no seu feed suas principais fotos para que as pessoas saibam a qualidade do seu trabalho.
De certa forma, o Instagram irá servir como um portfólio, e isso é natural de acontecer, porque a rede social é um espaço para as pessoas desenvolverem o seu lado profissional também.
Para isso, é importante pontuar que é necessário ter os conhecimentos de fotografia para que os cliques sejam, realmente, de valor para os bancos de imagens.
Com isso, podemos perceber que lojas que trabalham com diversos produtos, como acrílico semi brilho, por exemplo, pode utilizar o insta como um espaço para vender esse tipo de mercadoria.
Essa opção pode ser criada sozinha, ou se preferir, conciliada com o status de influencer, isso porque ter um grande número de seguidores pode ajudar significativamente nas vendas.
Basicamente, esse método consiste em realizar vendas sem precisar de estoque e nem pensar na logística de entrega.
Dessa forma, as pessoas que escolherem essa forma de fazer negócio, atuam como intermitentes entre clientes e fornecedores.
O interessado abre uma loja virtual e vende os produtos do seu fornecedor, tudo acontece de forma direta com o consumidor. Assim, a única responsabilidade que você terá será a negociação.
O modelo desse negócio é simples, consiste em escolher um tema em que você domina, e assim, será investido tempo e atenção na produção dos infoprodutos.
Dentre os formatos que podem ser trabalhos, temos:
Portanto, utilize o Instagram como uma plataforma para divulgar suas vendas e atender seus clientes por meio dos chats, e comentários.
Para utilizar o Instagram, é necessário antes, criar uma conta gratuita. Nessa parte, é possível criar um cadastro de duas formas, a primeira é feita manualmente.
Serão solicitadas informações básicas, como:
- E-mail;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de celular;
- Nome de usuário e senha.
A outra alternativa disponível, é conectar diretamente com a rede social pela sua conta do Facebook. Para isso, basta clicar na opção “entrar com o Facebook”, para que você seja direcionado para a próxima página.
O feed do Instagram, por sua vez, depende das atualizações das pessoas que estão sendo seguidas.
Isso significa que, se caso você segue uma página dedicada à impressão de adesivos para parede, por exemplo, você só verá conteúdos relacionados a ele quando acontecer uma postagem pelo perfil.
Esse sistema é semelhante ao do Twitter, que também é formado por atualizações das pessoas que o perfil segue.
O foco principal do Instagram está voltado, principalmente, pela qualidade das fotos que são postadas. É perceptível que os conteúdos visuais são, de certo modo, mais atrativos visualmente.
Assim, é comum encontrar empresas de produtos promocionais, por exemplo, que publicam fotos mais profissionais sobre suas mercadorias. Isso funciona como uma forma potencial para conseguir atrair mais clientes.
Desse modo, o insta tem um sistema baseado na possibilidade do usuário poder compartilhar suas fotos e contar com seguidores, para fazer interações.
Assim, surge uma das características mais interessantes da rede social, mas não é um fator exclusivo só do Instagram. Trata-se da interatividade.
As interações podem acontecer principalmente pelos comentários, onde várias discussões podem ser levantadas. Por outro lado, a interatividade também pode acontecer por meio das curtidas e marcações.
Essas formas de interação que o usuário tem é fundamental para guiar o algoritmo e trazer conteúdo relevante à pessoa que usa a rede social.
Inicialmente, a rede social foi desenvolvida com o objetivo de realizar uma entrega rápida de imagens, porém, o insta passou por várias mudanças conforme os anos se passaram.
Logo, foi possível observar que vários negócios se apropriaram da rede social, como uma empresa que trabalha com cabine de fotos para alugar, até lojas com roupas e sapatos para vender. A diversidade de negócios presentes no insta é, de fato, enorme.
Como podemos perceber, a rede social atualmente está com várias funcionalidades novas, sendo o Reels, uma das mais utilizadas pelos usuários.
Basicamente, trata-se de uma versão do TikTok que foi implementada na rede social, onde é possível ver vários vídeos com duração de, no máximo, 30 segundos.
Além da grande utilização do reels, o insta também conta com várias atualizações para melhorar ainda mais a experiência dos usuários.
Contudo, o principal objetivo do Instagram é integrar as pessoas dentro de um espaço em que elas possam compartilhar seus momentos, e além disso, se aproximarem.
Desse modo, é interessante pensar que até mesmo uma loja virtual que trabalha com venda de balões latex, por exemplo, é capaz de reunir pessoas e promover interação entre elas.
Pelo fato de ser uma plataforma em que é possível encontrar várias pessoas, naturalmente as marcas começaram a ver o Instagram como um meio de aumentar o seu alcance.
Dessa forma, o número de empresas que começou a utilizar a rede social como ferramenta de trabalho aumentou significativamente.
Quais são as formas de ganhar dinheiro no Instagram?
Inicialmente, é preciso ter em mente que, para começar a ganhar dinheiro no Instagram, é necessário ter uma quantidade boa de visitas e engajamento.Não há como dizer um número ideal de seguidores para que a página comece a lucrar, na realidade, tudo depende do segmento que você irá atuar.
Ou seja, se a sua empresa trabalha com venda de pallets usados, o número de seguidores é totalmente diferente para uma página que trabalha com celulares usados, por exemplo.
No geral, os influenciadores que estão presentes no Instagram, são capazes de conseguir até milhares de reais por post, porém, as probabilidades disso acontecer é com os perfis que possuam acima de 5 mil seguidores.
No mercado, há empresas que oferecem serviços que possibilitam ao perfil ter um número maior de seguidores. Além disso, o engajamento do público, bem como a visibilidade e a exposição são, significativamente, melhorados.
Empresas que trabalham com serviços da contabilidade, por exemplo, podem utilizar o aumento de seguidores para conseguir uma nova base de clientes.
Nesses casos, ter um layout profissional do feed da página é essencial para que as empresas ou eventuais clientes se sintam atraídos pelo profissionalismo da companhia.
Vire um influenciador e trabalhe com posts patrocinados
Também conhecidos como influencers, essas pessoas têm uma audiência maior do que os usuários comuns e, automaticamente, têm o poder de influenciar as pessoas em determinados assuntos e opiniões.Em outras palavras, são pessoas que são capazes de formar opiniões que, por sua vez, se comunicam diretamente com o seu público e naturalmente, tem uma influência muito grande com as pessoas que o seguem.
Algumas empresas utilizam essa influência como uma alternativa para aumentar a visibilidade de seus produtos, ou serviços. Imagine que uma empresa desenvolveu uma nova tecnologia, com a biometria facial. Logo, o Instagram se torna uma das principais ferramentas para divulgar essa nova utilidade para as pessoas. É possível também firmar algumas parcerias e ações publicitárias, para que produtos ou serviços sejam divulgados.
Resumidamente, esse processo acontece em 4 etapas, são elas:
- Depois das negociações com a empresa, crie um conteúdo patrocinado;
- Mencione a marca nos conteúdos;
- Compartilhe o conteúdo para os seus seguidores;
- Receba o valor combinado pelas divulgações.
Lembre-se, as marcas não estão atrás apenas de pessoas que possuem um grande número de seguidores. Tudo depende da sua relevância e engajamento com o seu público.
Venda suas fotos
Como sabemos, o Instagram tem o objetivo principal de disponibilizar fotos com uma qualidade melhor, se comparada a outras redes sociais.Vender suas fotografias é outra alternativa para que você consiga uma renda extra. Geralmente, as fotos conseguem ser vendidas facilmente para sites e bancos de imagens.
Use o Instagram como uma forma de agregar valor ao seu trabalho, colocando no seu feed suas principais fotos para que as pessoas saibam a qualidade do seu trabalho.
De certa forma, o Instagram irá servir como um portfólio, e isso é natural de acontecer, porque a rede social é um espaço para as pessoas desenvolverem o seu lado profissional também.
Para isso, é importante pontuar que é necessário ter os conhecimentos de fotografia para que os cliques sejam, realmente, de valor para os bancos de imagens.
Crie uma loja online
Atualmente, não é difícil encontrar pessoas que passaram a ter uma loja virtual no Instagram. Isso acontece, principalmente, pelo fato da plataforma ter várias pessoas dispostas a gastar o seu dinheiro em determinados produtos.Com isso, podemos perceber que lojas que trabalham com diversos produtos, como acrílico semi brilho, por exemplo, pode utilizar o insta como um espaço para vender esse tipo de mercadoria.
Essa opção pode ser criada sozinha, ou se preferir, conciliada com o status de influencer, isso porque ter um grande número de seguidores pode ajudar significativamente nas vendas.
Utilize o método Dropshipping
Dentre as alternativas que as pessoas têm para fazer dinheiro no Instagram, é utilizar o método Dropshipping, que por sua vez, está se tornando uma opção cada vez mais popular.Basicamente, esse método consiste em realizar vendas sem precisar de estoque e nem pensar na logística de entrega.
Dessa forma, as pessoas que escolherem essa forma de fazer negócio, atuam como intermitentes entre clientes e fornecedores.
O interessado abre uma loja virtual e vende os produtos do seu fornecedor, tudo acontece de forma direta com o consumidor. Assim, a única responsabilidade que você terá será a negociação.
Venda de produtos digitais
Essa opção está voltada no objetivo de monetizar o Instagram. Como um investimento inicial relativamente baixo, é possível utilizar a sua criatividade e conhecimentos para gerar dinheiro na rede social.O modelo desse negócio é simples, consiste em escolher um tema em que você domina, e assim, será investido tempo e atenção na produção dos infoprodutos.
Dentre os formatos que podem ser trabalhos, temos:
- E-books;
- Audiobooks;
- Infográficos;
- Planilhas no excel.
Portanto, utilize o Instagram como uma plataforma para divulgar suas vendas e atender seus clientes por meio dos chats, e comentários.