Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como ganhar dinheiro com um Blog

Jayane Guia de Investimento - 27 de janeiro de 2022

A função de um blog foi sendo modificada com o passar do tempo, apesar de ainda se tratar do mesmo de tipo de modelo, com a reunião de diferentes conteúdos a partir de um único endereço eletrônico, com destaque para o formato textual.

Poemas, breves postagens, receitas culinárias, conteúdos complexos, tudo podendo ser encontrado dentro de um blog. E não somente de palavras eles podem ser estruturados, contendo também com o uso de imagens ou até mesmo vídeos.

Uma variedade que esteve presente desde os primórdios desse modelo digital, que tiveram um destaque inicial como uma espécie de diário social, no qual os usuários poderiam compartilhar suas opiniões sobre os mais diversos tipos de assunto.

Como um indivíduo ligado ao ramo alimentício, que usa do seu blog como um portal para a divulgação de receitas, dicas culinárias, além da recomendação de dietas específicas que podem trazer benefícios para a sua saúde, como no consumo de produtos sem glúten.

De certo forma, os blogs acabaram por acontecer o trabalho realizado hoje pelas redes sociais, no qual os mais diversos tipos e conteúdos passam a ser reunidos em uma só plataforma, permitindo com que as publicações em um blog possam ser compartilhadas.

Sem a necessidade de que o leitor precise navegar até o endereço específico de um blog, podendo ter acesso aos conteúdos postados nesses ambientes a partir do compartilhamento dos mesmo no perfil profissional de tais empresas nas redes.

Por isso, é importante afirmar a presença das empresas nesse sentido porque cada vez mais os blogs passaram a ser cooptados por companhias empresariais, diante da migração do público usual para as redes sociais, por serem ambientes mais informais.

Nessa nova realidade, os blogs passaram a ser vistos como aplicações mais profissionais, permitindo com que empresas de produtos promocionais consigam ter acesso a uma plataforma formal de divulgação dos seus produtos e serviços, além de temas associados.

Acompanhando essa evolução acerca de tal ferramenta de compartilhamento de conteúdos, hoje o blogs podem ter diversos propósitos profissionais, como na geração de prestígio e reconhecimento a um produto ou serviço a ser disponibilizado no mercado.

As funções auxiliares de um blog

Como dito anteriormente, os blogs hoje possuem funções bem específicas. Isso ocorreu como consequência do próprio cenário digital e as mudanças que foram ocorrendo, com o surgimento das redes sociais, aplicativos e outras inovações digitais.

Diante dessa nova realidade os blogs deixaram de ser o principal formato virtual, mas isso não significa que eles deixaram de ter sua importância, pelo contrário, eles passaram a despontar como um modelo diferenciado na disponibilização de conteúdos.

Pois enquanto o uso das redes sociais pode ser importante para que uma companhia consiga interagir melhor junto ao seu público, diante dessa plataforma onde se destaca um diálogo mais informal, os blogs podem servir como um artifício mais convencional.

E isso pode ser de grande importância para um negócio, que precisa se portar também como uma entidade profissional, para que os seus clientes sintam segurança ao realizar algum tipo de transações comerciais junto a essa instituição empresarial.

Ainda mais quando se trata de um negócio de teor corporativo, tal como uma empresa de gestão empresarial, que precisa dispor de uma série de contatos tradicionais, destacando o profissionalismo dessa empresa dentro das atividades a serem efectuadas por ela.

Nesses casos, um blog pode substituir a função em site institucional, por se tratar de um modelo de melhor visibilidade e navegação por parte dos usuários, em comparação à estrutura muitas vezes septadas que se encontra em um endereço virtual tradicional.

Com base nessa relação, é preciso enxergar o blog como mais uma ferramenta a ser utilizada por uma empresa, com o intuito de divulgar melhor os seus serviços na internet, com o compartilhamento de textos que podem ajudar no engajamento de uma marca.

Como exemplo, é possível citar as ações de uma agência bancária, que pode usar de suas redes sociais como um artifício mais informal, trabalhando para uma melhor relação junto ao público na internet, enquanto o seu site funciona como um canal de notícias tradicional.

Enquanto isso, um blog pode ser a ferramenta ideal para que essa agência consiga compartilhar textos mais complexos, com dicas de aplicação financeira, informações sobre serviços de consultoria fiscal e contábil, entre outros temas associados.

Tudo em uma relação que permita o crescimento de uma página na internet, a partir da integração entre os conteúdos publicados por uma marca, sendo possível desmembrar um conteúdo para essas diferentes plataformas, atingindo um público em diversos canais.

Ao permitir um maior crescimento de autoridade para uma marca, um blog pode acabar por resultar também em outros benefícios para um negócio, como a conquista de uma renda extra aos seus negócios.

Tornando seu blog em uma renda extra ao negócio

Fora a questão profissional, um blog pode se tornar em uma renda fixa e crescente para o seu empreendimento, sendo preciso apenas saber como melhor aproveitar as aplicações que podem ser usadas junto desse formato digital.

Para tornar isso possível, se mostra necessário conhecer todos os tipos de aplicações, de forma com que o seu blog se torne mais do que uma ferramenta profissional, mas também um artifício de lucro para uma companhia ou profissional autônomo.

Serviços de consultoria

Após se profissionalizar em uma área, uma das formas de se lucrar com esses conhecimentos adquiridos é a partir do repasse dos mesmos para outros indivíduos, como ocorre em um modelo de consultoria, por exemplo.

Um blog pode servir como um canal nesse sentido, com em uma empresa que realiza serviços de consultoria tributária contábil, que em seu blog pode trazer dicas para a área, enquanto divulga o nome desse escritório em particular.

Dessa forma, é possível realizar um estreitamento com o público, a partir desses conteúdos direcionados.

Ações publicitárias

Conseguir uma audiência fiel na internet pode ser difícil, mas com a disposição de conteúdos interessantes isso é possível de acontecer após um certo tempo. Diante dessa situação, o próximo passo é tornar esse blog em blog lucrativo.

Algo a ser consultado a partir de ações publicitárias, como uma parceria comercial como uma empresa de portaria, ao criar algum tipo de conteúdo que possa ter relação com os serviços oferecidos por essa companhia.

Uma situação não muito diferente do trabalho realizado pelos influenciadores digitais, diante das parcerias comerciais que os mesmos fazem com algumas marcas, destacando as possibilidades de uso de um produto ou serviço.

Para que o seu blog possa ser portar como uma boa opção para marcas que pensamen em realizar esse tipo de associação comercial, é importante apresentar ao mercado uma série de índices vinculados aos seu blog, como:

  • Média de público;
  • Parcerias anteriores;
  • Exemplos de conteúdo;
  • Engajamento da sua página.


Questões a permitirem com que uma companhia, que pretende divulgar uma ferramenta complementar a um sistema para controle de estoque, escolha o seu blog como a melhor opção nesse sentido.

Anúncios terceiros

Outra forma de se lucrar com publicidade em seu blog é a partir da publicação de anúncios de empresas terceiras, sem nenhum tipo de relação com o seu endereço virtual. Para que isto seja possível, só é preciso que o seu blog se adeque às exigências do Google.

A partir disso, torna-se possível monetizar o seu blog, utilizando da rede de anúncios presente na própria plataforma, no qual um anunciante pode comprar determinados espaços na internet.

Conteúdo premium

Quanto mais for relevante o trabalho de um blog, mais diversificadas se tornam as formas de se lucrar com o mesmo, tendo destaque um modelo conhecido como conteúdos premium, no qual os leitores pagam para ter acesso a tais conteúdos.

Funcionando muitas vezes como um serviço e assinatura, onde o público passa a ter um acesso liberado após o pagamento de uma taxa específica.

Além dos conteúdos premiums, como um post sobre a importância de implementar um sistema de nota fiscal eletrônica, aos e tratar de um blog voltado ao mercado, é importante também disponibilizar publicações gratuitas, para atrair novos públicos.

Branded Content

Por último, é importante citar o trabalho do branded content, uma ferramenta cada vez mais comum entre as empresas, no qual uma marca trabalha com oferta de conteúdo especializado, que aborda ações diferentes, enquanto divulga o nome da companhia.

Algo que pode ser junto às redes sociais, mas também com o blog alimentado por essa empresa, permitindo desta forma um maior engajamento entre suas publicações e o público que acompanha esse perfil digital.

Todas sendo estratégias capazes de permitir com que o seu blog se torne mais do que uma ferramenta de conteúdo, mas também uma estratégia comercial para o seu negócio.

Tags | blog, dicas, dinheiro, negócios
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

A importância de ampliar o seu conhecimento e como essa ação pode impactar em seus negócios

30 de novembro de 2021
churn Sem categoria

Como reduzir o churn de seu e-commerce?

26 de maio de 2023
Sem categoria

Aprenda a organizar o feed do Instagram do seu negócio

10 de novembro de 2021
profissões do marketing Sem categoria

Profissões do Marketing: o que cada um faz?

5 de outubro de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Interatividade: como ganhar mais clientes através da estratégia?
Próximo Artigo Marketing de influência: O que é e como aplicar em sua empresa

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac