Se teve algo que o ano de 2020 nos ensinou, entre tantas outras coisas, foi a importância de prever cenários desafiadores e se preparar para o pior. Ora, uma das melhores maneiras de fazer isso é gerando uma renda extra.
De fato, a maioria das pessoas há de convir que poucas coisas são tão desagradáveis e preocupantes quanto chegar no fim do mês e simplesmente descobrir que as contas não fecham. Que falta uma quantia para pagar esta ou aquela despesa básica.
Mais do que desagradável, pesquisas feitas pela empresa Zurich em parceria com universidades internacionais, comprovou que essa é uma das maiores preocupações dos brasileiros: mais de 40% dos trabalhadores sofrem com isso.
Trata-se das contas do aluguel, gastos com transporte e alimentação, contas de água, luz e internet, entre outras. Nem é preciso ser especialista para imaginar os desdobramentos psicológicos que isso pode ter, gerando ansiedade e até angústia.
Quando transportamos essas preocupações para o universo empresarial, seja de uma empresa especializada em construção civil ou de um simples profissional autônomo, pode ser que os mesmos desafios permaneçam. Mas vamos focar na Pessoa Física.
Aí é que entra o esforço por gerar uma renda extra, como uma luz no fim do túnel. Após as crises sanitárias e econômicas do ano passado, para 2021 algumas pessoas têm recorrido a esse tipo de expediente, mesmo que seja apenas para guardar dinheiro.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo algumas dicas bastante práticas de como ganhar um dinheiro a mais de maneira autônoma, ou mesmo de como gerar uma renda principal por período temporário.
Se você quer fazer isso, ficar um pouco mais tranquilo ou simplesmente conhecer as oportunidades incríveis que existem nesse meio, basta seguir adiante.
Renda extra vs. renda principal
O próprio nome já diz muito sobre o que pode ser considerado uma renda extra (algo que você conquista em paralelo a um serviço principal), e o que seja uma renda principal, como algo que sustenta sua geração de receita e de recursos. No fundo, a distinção desafiadora está em compreender como um trabalho informal pode se tornar, ao menos durante certo período de tempo, um gerador de renda principal. Na verdade, essa distinção não é assim tão precisa, e pode mesmo gerar confusões. Por exemplo, se você decide dar aulas de violão, pois tocar esse instrumento é algo que você aprendeu a fazer quando criança, embora sua formação seja na área de Direito, você estará gerando uma renda extra, concorda? Contudo, todo mundo sabe que muitas pessoas vivem de ensinar a tocar violão, de modo que para elas essa é uma renda principal. Aliás, é perfeitamente possível que alguém dessa área ganhe mais dinheiro do que alguém de outras áreas, com ou sem faculdade. Daí a confusão. Outro modo de gerar renda principal temporariamente é trabalhando para um terceiro, como numa equipe de restauração de tacos antigos. Neste caso, embora possa chegar a ser registrado, você não empreende por conta. Hoje as leis trabalhistas já permitem esse formato, que ao término do período estipulado (que não pode ultrapassar o total de três meses), permite uma efetivação do trabalhador, ou o fim da prestação de serviço.Como dar cursos pela internet?
Então, além de vender sua mão de obra, você pode dar aulas ensinando alguma habilidade que você domine, com ou sem certificação. Foram os dois exemplos que citamos acima, mas ambos ainda merecem mais atenção, e sobretudo o primeiro. Sobre vender a mão de obra, basta procurar oportunidades em nichos que costumam ter trabalho por “empreitada”, termo que não se limita à construção civil. Um exemplo é o de desentupidora 24 horas, ou áreas que atendem por sazonalidade. Já sobre dar cursos, é preciso salientar que essa tem se tornado uma das principais maneiras de fazer dinheiro extra, especialmente pelas facilidades que a internet oferece nesse sentido, como plataformas específicas e o próprio marketing digital. As aulas podem ir desde instrumentos musicais, danças e artesanato, até idiomas, culinária e qualquer outra habilidade que desperte interesse nas pessoas. Lembrando que embora a venda seja digital, nada impede que o curso seja presencial, ou mesmo particular. Se o que você busca é um diferencial no mercado, também é possível investir em algumas estratégias que podem até mesmo torná-lo uma autoridade na área, tais como:- Produção de conteúdo;
- Lives para tirar dúvidas;
- E-books e apostilas;
- Áudios e podcasts a respeito;
- Vídeos com edição e divisão temática;
- Cadernos de estudo;
- Presença em fóruns e chats;
- Entre outras estratégias.
O universo dos freelancers
Dar cursos, como vimos, é uma maneira bastante tranquila de gerar renda extra, que ainda permite a qualquer um ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta. Outra maneira não muito disruptiva ou desafiadora é a de prestar serviço freelancer. É outro modo de ganhar dinheiro com algo que você já sabe fazer. Hoje a demanda por serviços digitais é enorme, e pode abarcar várias especialidades diferentes, em geral voltadas para a parte gráfica e escrita. Por exemplo, desenvolver um adesivo para vitrine ou simplesmente editar fotos e imagens para redes sociais, marketplaces e e-commerces como um todo é algo que só tende a crescer. Assim como o campo de redação e revisão de textos. Aliás, falamos que é um modo de “ganhar dinheiro com algo que você já sabe fazer”, mas no fundo você também pode aprender uma atividade nova, apenas para prestar serviço freelancer com base nisso. Neste caso, bastaria consumir os tantos cursos online que existem e que também mencionamos no tópico anterior, com a diferença de que agora você entraria nesse universo como aluno, não como professor. Ademais, talvez já exista alguma habilidade que você tem, mas não se deu conta disso. Por exemplo, se você trabalha com ERP para pequenas empresas, é bem provável que haja demandas de programação em plataformas digitais, precisando de mão de obra.Por dentro dos aplicativos móveis
Todo mundo que tem smartphone sabe que hoje os aplicativos oferecem um universo de produtos e serviços na palma da mão. Uma maneira incrível de gerar uma renda extra é se inscrevendo nesses aplicativos, já não para pedir algo, mas para trabalhar. As oportunidades são muitas, podendo incluir:- Motorista particular;
- Entrega de alimentação;
- Limpeza e faxina;
- Reparo e construção;
- Serviços gerais;
- Cabeleireiro e manicure;
- Entre outras frentes.