É certo que, atualmente, o Youtube é uma das maiores plataformas de divulgação de vídeo do mundo, se não a maior. E é certo também que vídeos são uma das melhores formas de divulgar uma marca ou mesmo uma pessoa. Isso pela credibilidade e realismo que eles fornecem.
Então, você, que quer se destacar pessoal ou profissionalmente, com certeza fica intrigado com essa rede social, não é mesmo?
Sendo assim, continue essa leitura para obter dicas sobre como começar um canal no Youtube, para destacar você mesmo ou sua marca, e também para saber mais da importância desse meio digital.
Como criar um canal no Youtube do zero em 5 passos
Tecnicamente falando, criar um canal no Youtube não é uma das coisas mais difíceis de se fazer. A dificuldade pode estar, na verdade, na escolha de um tema e como falar sobre ele. Para ficar mais fácil, veja um passo a passo mais detalhado para criar seu canal do zero:1 – Procure por referências
Se você tem uma empresa de gráfica e design, por exemplo, você pode se inspirar no canal de outras pessoas, sim. No que diz respeito ao que elas fazem e como funciona. Mas é de suma importância que saiba extrair seu diferencial e deixá-lo claro em seus vídeos. Por exemplo, um ribbon de cera talvez seja esse diferencial, sendo que você possui um sistema de produção especializado nesse produto. A partir disso, aborde essa produção em seus vídeos, explique detalhadamente as funções deste produto e seus benefícios. A mesma situação vale para quem estiver ingressando no Youtube com canal pessoal. Procure referências a respeito do seu tema, elas podem dar um norte para você começar. E, depois, procure um diferencial.2 – Conheça seu público-alvo
Não adianta criar um conteúdo sem saber qual o destinatário para ele. Ou seja, muito do público de sua loja física pode ser idoso, mas será que o público do canal de Youtube da sua loja também vai ser de maioria mais velha? Pode ser que sim, claro, mas também pode ser que não. Por isso pesquise. Saber o público-alvo pode ser determinante até para a escolha do próprio conteúdo a ser abordado. Identifique características básicas, como gênero, idade, interesses e profissão. Você pode ter uma ou mais de uma persona, não tem problema. E isso vale tanto para empresas, quanto para pessoas que querem crescer no Youtube.3 – Estabeleça as primeiras pautas
Nesta etapa, procure começar o planejamento do conteúdo, considerando o interesse do seu público, claro, definido anteriormente. Isso vai servir como um roteiro na hora da produção do vídeo. Um exemplo de tema pode ser o seguinte: sua empresa fornece mochilas personalizadas para brindes, e isso é um grande sucesso entre seus clientes. Um vídeo explicando sobre como essa ideia de presentear com mochilas começou, os detalhes contidos nessa mochila, os tipos de cor e suas utilidades, pode ser uma boa ideia. Se você está buscando destaque pessoal pelo Youtube, faça vídeos de passo a passo sobre como fazer uma trança boxer, por exemplo. Ou sobre como calcular o ICMS em sua conta elétrica para pedir restituição de valor, já que a cobrança é ilegal em muitos estados. Tudo vai depender do tema do seu canal, claro.4 – Estabeleça uma periodicidade para as postagens
Aqui, é interessante que logo na descrição do canal você já informe os dias de postagem e a hora, se possível. O legal e indicável é manter um conteúdo por semana, pelo menos. Isso pode ser mais sustentável para um canal pessoal, não para o canal de uma marca. Mas não tem problema. Você pode começar com uma frequência menor e, depois, ir aumentando, de acordo com suas possibilidades.5 – Dê atenção às métricas
As métricas se referem a números importantes para a análise do alcance de seus vídeos. O acompanhamento desses dados é crucial para verificar o que está dando certo e o que não está. A partir disso, fica mais fácil você perceber quando precisa mudar de estratégia, permanecer em uma, ou até mesmo aprimorar aquela que está trazendo resultados. Por exemplo, por meio delas, você pode ver se o aumento no crescimento de vendas de sua empresa de uniformes personalizados para eventos está relacionado aos seus conteúdos no Youtube, ou não. As métricas mais relevantes são:- Quantidade de pessoa inscritas no canal;
- Números de visualizações dos vídeos;
- Quantos foram os minutos assistidos;
- Custo gerado por clique;
- O engajamento: likes, comentários, compartilhamentos.