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Como iniciar um negócio com Dropshipping

Eduardo Larbac - 20 de maio de 2020

Como iniciar um negócio com Dropshipping Como iniciar um negócio com Dropshipping
O dropshipping é um conceito muito popular no mundo dos e-commerces, sendo um método de organização logística em que o estoque e o envio de produtos fica sob responsabilidade do fornecedor, não do revendedor do comércio eletrônico.

Em termos gerais, significa vender o produto de outra marca no seu site.

Por exemplo, um comércio eletrônico pode disponibilizar a venda de uma válvula pneumática, de uma outra empresa. 

O cliente realiza a compra, mas o e-commerce só faz o intermédio do processo, sendo que todo o restante é feito pelo “dono” da empresa que fez o anúncio no site.

Desse modo, os e-commerces usam o estoque de produtos de terceiros para realizar suas vendas, algo extremamente positivo para o faturamento das lojas virtuais.

O dropshipping tem se mostrado muito vantajoso e, por conta disso, é possível observar um crescimento deste modelo no Brasil.

Não apenas em território brasileiro, o dropshipping já é um velho conhecido dos negócios internacionais. Inclusive, pode-se encontrar empresas brasileiras que fecham parcerias com fornecedores estrangeiros.

Mas como iniciar um negócio com dropshipping? O artigo de hoje vai responder a esta pergunta e mostrar os benefícios do método. Acompanhe a leitura!

O que é dropshipping e como funciona?

O termo “dropshipping” é a junção de duas palavras: drop, que significa “largar”; e shipping, que pode ser entendida como “remessa”. Ou seja, é quando a entrega e o estoque dos produtos são feitos por outra empresa, que não a responsável pelo anúncio ou site.

Assim, o e-commerce faz a venda do produto e envia a ordem para o fornecedor parceiro. O fornecedor vai enviar o item para o cliente, porém em nome do comércio eletrônico.

O e-commerce não precisa manipular, nem mesmo ter acesso ao produto. 

Por exemplo, o site pode comercializar moldes de plásticos, mas serão as empresas de injeção plastica SP parceiras que farão todo o processo logístico. O e-commerce cuida somente da venda.

O lucro do e-commerce é a diferença do preço entre o valor divulgado na loja online e o valor do produto cobrado pelo parceiro. Também há possibilidade de lucro por meio de comissões pagas pelo fornecedor.

O dropshipping foi inventado em 2006, nos Estados Unidos. Embora seja voltado para e-commerces e lojas virtuais, alguns comércios físicos também adotam a estratégia. 

Além disso, o modelo pode ser adotado eventualmente. Esse tipo de relação não fixa é mais comum em pequenos negócios, que não recebem pedidos grandes, ou quando se trata de produtos mais caros, como uma motobomba a diesel, que tem manutenção dispendiosa para o revendedor.

Independentemente do tipo de empresa e a modalidade (eventual ou fixa), o dropshipping funciona de modo relativamente simples. Observe:

  • O usuário faz a compra no e-commerce;
  • O e-commerce recebe a ordem de venda e passa ao parceiro;
  • O parceiro separa as encomendas e envia ao cliente;
  • O cliente recebe o produto com nome do e-commerce.

Vale ressaltar que os fornecedores parceiros são responsáveis por todo o processo que envolve a entrega dos produtos, desde a embalagem até o transporte.

Por conta disso, é imprescindível que o parceiro envie os códigos de rastreio das transportadoras, para que o e-commerce disponibilize essas informações aos seus clientes. Assim, os consumidores podem acompanhar o status do pedido atualizado.

Desse modo, ao comprar uma válvula de controle, por exemplo, o cliente recebe um e-mail contendo todos os dados para verificar onde a mercadoria está e qual é a previsão de entrega.

Espera-se que o fluxo de envio aconteça em 5 estágios no e-commerce:

  • Pedido aprovado (na plataforma);
  • Aprovação do pagamento (via ERP);
  • Trâmite em separação (WMS);
  • Despacho do produto;
  • Entrega.

É importante que essa relação comercial seja transparente. Afinal de contas, é preciso um trabalho em conjunto do e-commerce com o fornecedor para que o produto e as informações corretas sejam entregues ao consumidor.

Esse processo é importante porque quando um cliente compra um produto, como um controlador de temperatura, quer receber atualizações sobre a sua compra. 

A falta desses dados pode prejudicar a imagem do seu e-commerce, por isso, recomenda-se escolher bem os parceiros.

4 vantagens de trabalhar com o dropshipping

Mesmo com o crescimento do dropshipping no Brasil, muitas lojas online têm dúvidas se o modelo de negócios é realmente eficiente – ainda mais, devido às dúvidas que podem surgir para repassar a ordem do pedido.

Por conta disso, separamos algumas vantagens de trabalhar com o dropshipping e quais as vantagens deste método para o seu negócio. Confira!

1 – Redução de custos

O dropshipping atrai muitos e-commerces devido à redução de custos em processos logísticos. 

Isso porque as lojas online não precisam investir no estoque e inventário de produtos, sendo possível começar um negócio com pouco dinheiro.

Ou seja, mesmo se o comércio eletrônico vender um portão de rolo automático, que é uma mercadoria grande, não há necessidade de preocupação com o armazenamento deste produto, já que esta é uma função do fornecedor.

Para o lado do fornecedor, o dropshipping também ajuda a reduzir custos, pois a empresa não precisa focar em estratégias de venda e de marketing, que são de responsabilidade do e-commerce.

2 – Maior flexibilidade

O dropshipping permite que a operação de venda possa ser feita em qualquer lugar, basta ter conexão com a internet. 

Ou seja, é possível montar uma loja online e trabalhar somente com o auxílio do computador, desde que se tenha comunicação efetiva com fornecedores e clientes.

Assim, mesmo na venda de equipamentos grandes, como um painel elétrico industrial, o dono do e-commerce pode trabalhar em casa, em horários flexíveis.

3 – Maior variedade de produtos

Visto que não é preciso comprar produtos com antecedência antes de vender, o dropshipping permite que o e-commerce trabalhe com uma variedade maior de produtos, sendo possível aumentar o catálogo conforme a demanda (desde que o fornecedor tenha os itens em estoque).

Além disso, as lojas virtuais podem comercializar produtos para diferentes nichos de mercado, desde calibração termopar, até vestuários e outros acessórios. Desse modo, os e-commerce podem, até mesmo, testar um novo mix de mercadorias.

4 – Facilidade de escalar o seu negócio

Quem tem uma empresa sabe que, quando o seu negócio dobra de tamanho, é necessário dobrar o investimento. 

No entanto, o dropshipping permite o crescimento das lojas virtuais, dispensando a injeção de muito dinheiro. Com isso, os e-commerces podem, até mesmo, lucrar mais.

Há desvantagens no dropshipping?

Apesar do dropshipping ser um modelo de negócio altamente rentável e com muitos benefícios, tanto para o e-commerce quanto para o fornecedor, há algumas desvantagens, que podem pesar na hora de escolher a melhor modalidade.

O primeiro deles é a alta competição. Um dos maiores desafios do dropshipping é a concorrência no meio da venda. Isso pode ser prejudicial para negócios que estão começando agora, pois é preciso redobrar o trabalho de divulgação para obter destaque.

Além disso, em alguns casos a margem de lucro é baixa, isto é, menor do que 20%. Daí, há a necessidade de vender um volume mais significativo de produtos, para obter uma boa rentabilidade.

Importante dizer que a falta de comunicação entre os parceiros é apontada como a maior falha do dropshipping.

Quando os dados do estoque do revendedor não está totalmente atualizado e o cliente fecha o negócio, o produto pode não estar disponível. Isso acarreta muito desconforto, já que será preciso cancelar o pedido, algo que reflete negativamente no revendedor.

Por esse motivo, é imprescindível encontrar bons fornecedores e ter parcerias confiáveis, para que problemas e falhas de comunicação não ocorram com frequência.

Conclusão

O dropshipping é um dos modelos de negócio mais vantajosos para e-commerces. No Brasil, a modalidade vem crescendo a cada dia, sendo possível encontrar várias empresas grandes que trabalham com esse processo logístico, ou buscam implementar o dropshipping nas transações comerciais.

De fato, os benefícios são significativos, especialmente no que tange à redução de custos para fornecedores e lojas virtuais. 

Por conta disso, o dropshipping é indicado para negócios que não dispõem de muito dinheiro para um investimento em estoques de produtos (e-commerces) e planejamentos de venda e marketing (fornecedores).

Sendo assim, é importante compreender o conceito de dropshipping, seus modos de funcionamento, suas vantagens e riscos para implantar o método com eficiência no seu negócio.

Ademais, vale a pena ressaltar a necessidade de buscar por parceiros competentes, para evitar falhas de comunicação que possam resultar em perda de credibilidade do e-commerce, pois o cancelamento de pedidos ou problemas com o envio podem comprometer a imagem que o cliente tem da sua empresa.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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