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Como inserir links no stories do Instagram

Eduardo Larbac - 13 de setembro de 2021

Como inserir links no stories do Instagram Como inserir links no stories do Instagram
Interação é a chave para se ter sucesso na internet. Por isso, muitas empresas, desde as de adesivo para vitrine até diversas outras, buscam constantemente formas de se destacar através da comunicação, principalmente nas redes sociais, como o Instagram.

Que, inclusive, é uma das redes que mais tem crescido no mundo, principalmente em quantidade de seguidores. Esta plataforma que inicialmente era de compartilhamento de imagens, tornou-se uma das redes mais acessadas do mundo.

Hoje, é possível trabalhar com uma série de conteúdos para ofertar desde um display para banner até empresas de grande porte, sempre fazendo uso de diversas ferramentas, como vídeos curtos e até transmissões ao vivo.

A evolução dos stories do Instagram

Dentre as muitas opções do Instagram, uma das que mais se destaca no impacto com o público são os Stories. Por conta disso, muitas empresas estão aplicando recursos para fazer publicidade com essa ferramenta.

Estes pequenos vídeos, que ficam no ar por apenas 24 horas, são uma sensação na internet, e algumas pessoas utilizam a rede social exclusivamente por causa dessa possibilidade.

Entretanto, até pouco tempo atrás, era necessário atingir o número de dez mil seguidores para conseguir colocar links nos seus stories, levando os clientes para sua loja ou para o produto de fato. Esse elemento era conhecido como “arrasta para cima”.

Esse nome é um reflexo da funcionalidade, uma vez que os links inseridos no stories ficavam no canto inferior da tela, e você tinha que fazer o movimento como se estivesse arrastando a tela para conseguir acessar o link.

Essa funcionalidade era extremamente importante para a qualidade da publicidade e da propaganda que sua empresa realizava na plataforma, mas isso acabava gerando algumas complicações, sobretudo para empresas menores.

Isso porque alcançar a marca de dez mil seguidores não é um processo rápido, mesmo para nomes conhecidos no mercado de sistema de controle de acesso de pessoas e veículos, assim como em diversas outras frentes.

Entretanto, a plataforma, que já tem uma preocupação maior em auxiliar empresários, criou diversas ferramentas para empresas conseguirem trabalhar melhor com o Instagram, facilitando, inclusive, o processo que foi citado anteriormente.

Por isso, é importante você conseguir se adaptar melhor a uma série de elementos importantes de ação. Assim, a mais recente mudança acabou possibilitando que qualquer pessoa consiga inserir links para apresentar material nos stories.

Com isso, muitas companhias de, por exemplo, controle de acessos para empresa estão começando a criar mais material para esta funcionalidade da rede e aumentando ainda mais as chances de engajamento dentro do Instagram.

Como utilizar os links nos stories?

Para saber usar os links em seus stories usando o novo formato de aplicativo, é preciso ter atenção a alguns detalhes. O processo em si não é difícil, mas é preciso atenção para conseguir utilizar corretamente a ferramenta.

O primeiro passo para conseguir utilizar essa ferramenta é abrir o aplicativo do Instagram e escolher um fundo para seus Stories. Esse fundo pode ser uma foto, um vídeo ou uma imagem, que pode ser criada por sua equipe de marketing. 

Depois, você deve clicar na seção stickers, representada na interface do aplicativo como um adesivo sorridente, que fica na parte superior da tela do Instagram. Ali, você procurará entre os stickers disponíveis até encontrar um denominador Link.

Ao escolher esse sticker, você será encaminhado a uma nova janela, onde você pode informar o endereço que deseja compartilhar, por exemplo, um sobre cabeamento estruturado de redes. Basta então clicar em Concluir.

Se você quiser verificar como a publicação será exibida para seus seguidores, existe ainda a opção de ver uma prévia, para que você possa identificar qualquer problema e faça todos os ajustes necessários para conseguir trabalhar corretamente com esta ferramenta.

Utilizando os links do Instagram: veja como

Engana-se quem pensa que basta colocar os links em uma imagem ou vídeo e o trabalho de divulgação será feito.

Quando você faz o processo de abertura de empresa em São Paulo, você precisa se atentar a uma série de fatores para tornar seus stories interessantes para o público, incentivando-os a consumir mais.

Além disso, é preciso adaptar seus stories à sua realidade, para que você consiga trabalhar efetivamente com a ferramenta, sem prejudicar sua empresa ou a si próprio. Por isso, é importante que você saiba lidar com esse tipo de ação.

Quanto mais você tiver ferramentas livres para conseguir trabalhar com qualidade, mais chances de mercado você possuirá. Isso acabará aumentando consideravelmente suas oportunidades de negócios. Pois bem, entre os principais pontos estão:

Publicações nos stories

Um dos pontos mais importantes para se ter em mente quando você trabalha com os stories é que nenhum usuário do Instagram está ali para receber publicidade.

Claro que nenhum deles se incomoda de eventualmente receber uma propaganda, mas se isso for constante, acabará afastando os usuários de sua conta de sistema para emissão de nfe, diminuindo as chances de engajamento que a plataforma pode apresentar.

Para conseguir trabalhar com qualidade nesse tipo de situação, o ideal é variar suas publicações em diversas categorias, como:
  • Memes;
  • Mensagens rápidas;
  • Situações diferentes;
  • Backstage da empresa.
Dessa forma, você consegue aproveitar melhor os recursos do Instagram, principalmente porque os consumidores entenderão que sua marca é feita de pessoas. Os vídeos de cotidiano, sobretudo os que mostram a realidade da empresa costumam fazer sucesso.

Isso porque as pessoas estão em um momento de busca de humanização. As empresas que têm um atendimento ou uma demonstração de realidade muito robótica acabam perdendo oportunidades de negócios.

Esse tipo de ação é muito importante para que a maioria das pessoas compreenda o quanto pode ser explorado através de situações simples, aproveitando os links para que os clientes conheçam mais sobre, por exemplo, o trabalho de consultoria ambiental para empresas.

Leveza na apresentação

A ideia por trás dos stories é criar um conteúdo rápido e despojado, que depois de pouco tempo deixará de existir. Por isso, é importante que você trabalhe com leveza e descontração no conteúdo que será apresentado dessa forma.

O principal ponto aqui é atrair o interesse e a curiosidade dos consumidores, deixando a parte mais intensa de informações para o link que está sendo apresentado. Dessa forma, você consegue trabalhar com mais qualidade em suas ações de mercado.

Além disso, você pode trabalhar com transmissões ao vivo para conseguir ter uma relação mais próxima com o público e conseguir conquistar mais retorno para sua empresa nesse tipo de ferramenta.

Chamado para ação

Também conhecido como Call to Action ou CTA, o chamado para ação é uma estratégia que incentiva e estimula a audiência a tomar uma atitude com relação a alguma coisa. Pode ser um ponto impositivo no meio da publicidade, como “Clique Aqui” ou “Abra este Link”.

Dentro do Instagram, existe a possibilidade de você trabalhar com GIFs nos stories. Os GIFs nada mais são do que imagens animadas que podem deixar sua publicação mais divertida.

Por isso, quando você utiliza alguma ferramenta que permite a utilização correta desse tipo de atividade, acaba conquistando uma estrutura muito mais qualificada para sua ação. Isso garante que você terá um conceito mais adequado para conseguir trabalhar.

O CTA na maioria das vezes é uma estratégia funcional, mas é importante que ele faça sentido com o resto da publicidade. Do contrário, o processo ficará destoante do que o consumidor está vendo, não sendo possível identificar a ação que ele deve tomar.

Se você quiser dar uma base efetiva e utilizar o CTA de forma mais estruturada, o ideal é criar uma sequência de conteúdos que dê uma base para o consumidor entender e seguir o comando determinado para conseguir se comunicar corretamente.

Tenha sua própria voz

Para conseguir destaque no Instagram, uma das principais ações que você deve ter em mente é a personalidade que sua empresa transparecerá. A rede social é um ambiente mais descontraído e intimista, então é pouco provável que você se mantenha sério e formal.

Claro que existem exceções, normalmente ligadas a nichos específicos de trabalho, mas o ideal é você criar uma personalidade atrativa e que se integre com a rede, de forma natural e humanizada.

Assim, você conseguirá atrair mais pessoas e conquistar um status muito mais próximo para a empresa, uma vez que seu conteúdo acaba ficando mais impactado com esse tipo de ação, garantindo bons resultados.

Considerações finais

Existem diversos recursos a explorar quando você fala de stories, e a inserção de links acaba sendo uma boa adição para esse tipo de publicidade. Entretanto, é preciso ter em mente que nenhuma ação é realizada singularmente.

Por isso, é importante que você saiba trabalhar seus resultados de maneira expressiva, conquistando assim muito mais seguidores para acompanhar seu material e ficar de olho quando você publicar algo novo.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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