Quem tem um negócio próprio, como uma loja, por exemplo, está sentindo os efeitos da pandemia muito mais do que outros setores.
Diversos comércios foram fechados para garantir o distanciamento social, o que tem trazido prejuízos financeiros. Só que esta é a única maneira de evitar o contágio da doença e colapsar o sistema de saúde.
Isso fez com que muitos lojistas partissem para outro meio de venda, que tem crescido muito no Brasil e no mundo: o e-commerce.
Antes mesmo da pandemia, este modelo de negócio já estava ganhando espaço, tanto entre os consumidores quanto entre os empreendedores. Isso porque ele traz muitas facilidades.
O consumidor não precisa sair de casa para comprar o que precisa e o lojista não precisa investir em infraestrutura física, além de outros gastos.
Mas, mais do que isso, o e-commerce está salvando muito comércio da falência e ajudando a sobreviver nesse período.
É importante lembrar que a tendência é que as vendas pela internet cresçam cada vez mais, mesmo após a pandemia, o que vai acabar obrigando os empreendedores a trabalhar com essa opção.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre e-commerce para negócios já existentes e tudo o que ele tem a oferecer aos empreendedores.
Importância de adotar o modelo e-commerce neste momento
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos tempos, por conta da internet. As pessoas têm mais opções e oportunidades de comprar aquilo que desejam com o melhor preço e nas melhores lojas. A internet trouxe, também, outra modalidade de compra, feita totalmente on-line: o e-commerce. Por meio dele, o consumidor pode comprar armários planejados para quarto e qualquer outro produto ou serviço. Com isso, as pessoas começaram a notar que essa modalidade de compra e venda traz muitas facilidades, já que elas podem comprar qualquer coisa, a qualquer momento e de qualquer lugar. Isso fez com que as vendas on-line crescessem muito ao longo do tempo, até ser o que conhecemos hoje. Inclusive, grandes marcas criaram seus sites de venda on-line para integrar as suas lojas físicas. O crescimento das vendas pela internet era algo natural, até que começamos a enfrentar uma crise de saúde pública, de dimensões que há muito tempo a humanidade não via. E a pandemia do coronavírus mudou completamente a rotina de:- Lojas;
- Restaurantes;
- Prestadoras de serviço;
- Comércio em geral.
Como é a transição
Se existe essa necessidade de mudança, é importante saber como ela acontece para os negócios físicos. Lembrando que isso não significa fechar a loja física definitivamente, pois uma pode complementar a outra. Por exemplo, o consumidor pode pesquisar o preço de grama sintética na plataforma e-commerce e ir até a loja para comprar ou, até mesmo, fazer a compra no site e retirar na loja. De qualquer forma é preciso entender que inaugurar um negócio eletrônico é diferente de inaugurar um físico. O planejamento envolve outros requisitos, uma vez que a inauguração envolve outras decisões e a necessidade da tecnologia aumenta. Os investimentos também passam a ter outras finalidades e o processo de venda é completamente diferente. Portanto, tudo o que envolve o e-commerce, como pessoas, processos e tecnologia é diferente da loja física. Por exemplo, na loja virtual de uma empresa de cabeamento estruturado a venda se inicia com um catálogo de produtos bem estruturado, com informações e descrições ricas. Depois, chega ao carrinho de compras, necessita da aprovação do pagamento, para depois separar a mercadoria, fazer a expedição do pedido e entregar a compra ao consumidor. Tudo isso leva alguns dias, o que significa que o negócio terá um espaço de tempo maior para se relacionar com o cliente. No início pode ser desafiador, principalmente para lojistas que só trabalharam com a venda física. Ainda, para se sobressair nesse meio, existe um passo a passo que precisa ser seguido para iniciar as vendas pela internet.Como começar a vender pela internet
Antes de seguir esses métodos é importante entender quais são os diferenciais do negócio, ou seja, quais são os pontos fortes da empresa. Para ficar mais fácil, recomenda-se listar essas qualidades da loja física, que podem estar relacionados a:- Atendimento de qualidade;
- Vitrine atraente;
- Agilidade no processo de compra;
- Novidades e produtos exclusivos.
Escolher uma plataforma
Depois de criar um domínio, como “lojademoveis.com.br” é hora de escolher uma boa plataforma de vendas. Por conta da pandemia, cresceu muito o número de desenvolvedores que já deixam o site pronto para começar a vender. Neste caso, a loja de móveis só precisa cadastrar seus produtos, como mesa saarinen oval, colocar o preço e outras descrições e começar as vendas. Mesmo com tanta facilidade, depois de escolher a plataforma, é hora de pensar em outras necessidades, que veremos a seguir.Configurar opções de pagamento
Trata-se de uma das etapas mais importantes da configuração do site, para isso, é necessário contar com o apoio de um processador de pagamento. São essas empresas que vão receber ao dados de pagamento dos clientes, contratar as empresas de cartão de crédito e bancos, processar o pagamento e avisar quando a loja pode liberar o pedido.Organizar a loja
Para organizar a loja é preciso definir o tema do site, inserir o logotipo e criar uma página que fale sobre o negócio e que ofereça canais de contato, como e-mail ou telefone. Uma loja de vidro laminado temperado, por exemplo, pode destacar as formas de pagamento, criar uma área exclusiva para o banner, divulgar promoções, etc.Vantagens do e-commerce
Ao tomar todos os cuidados no passo a passo básico, os lojistas terão acesso a muitas vantagens que essa modalidade traz, tais como:Mais praticidade para os clientes
Atualmente, o maior impedimento para as compras é a necessidade do distanciamento social. Por isso, comprar pela internet é a solução que as pessoas precisam para ter acesso aos produtos que necessitam em seu dia a dia. Portanto, se uma loja que vende tecidos rusticos para decoração trabalhar com plataforma e-commerce, vai facilitar a vida de seus clientes neste momento.Funcionamento 24/7
Além de poder continuar vendendo, é possível fazer isso 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e o melhor, para o país todo, inclusive para fora dele. Dessa forma, não existem limites para a venda e as oportunidades são maiores. Mas tudo vai depender de uma boa divulgação.Como divulgar a marca com o e-commerce
Uma loja que venda bobina para relógio de ponto há mais de 30 anos em São Paulo precisa trabalhar a sua marca no e-commerce, assim como o negócio que foi criado há um mês. Para isso, ela deve apostar no Marketing Digital, uma vez que estamos falando de um comércio 100% on-line, mesmo possuindo uma loja física. É necessário criar um planejamento de marketing para e-commerce, que atraia visitantes para o site e os transformem em clientes. E dentre as melhores estratégias para fazer isso está:- SEO;
- Anúncios pagos;
- Marketing de conteúdo;
- Redes Sociais.