O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas pelas empresas para se relacionar com seu público e se manterem ativas no mercado.
Por isso, criar uma biografia perfeita nessa plataforma, é uma das melhores maneiras para quebrar o paradigma de uma primeira impressão ruim.
O público está conectado a essa rede social praticamente 24 horas por dia, por isso, é importante causar uma impressão positiva.
Isso porque a imagem de uma marca causa um impacto muito grande nos usuários do Instagram, podendo ser positiva ou negativa.
A biografia nessa plataforma é tão importante que, se o usuário não achar interessante e nem se sentir atraído, não vai olhar as publicações.
Portanto, ela é a definição perfeita entre ganhar e perder seguidores que têm potencial para se tornarem clientes.
Isso significa uma chance imediata de iniciar uma comunicação e um relacionamento com os visitantes, afinal, o Instagram é uma plataforma com milhões de usuários ativos no Brasil.
Sendo assim, a rede social se torna uma verdadeira aliada dos negócios, e precisa ser tratada com certa prioridade dentro das estratégias de marketing digital.
Importância do Instagram para os negócios
Desde 2016, com o surgimento do Instagram Empresas, surgiram várias possibilidades para que as organizações pudessem estar presentes nessa plataforma. Por isso, os empreendedores passaram a se importar muito com a imagem de sua marca na rede social. Isso porque, cerca de 80% dos usuários seguem pelo menos um perfil comercial. Tal fato deixa clara a importância da plataforma nas estratégias de empresas, desde as que fornecem licença cetesb até todos os outros perfis. Inclusive, as taxas de conversão no Instagram são muito maiores do que em outras redes sociais, como o Facebook. Por isso, é importante estar presente nessa rede social e causar uma boa impressão, seja com as postagens, e até mesmo com a biografia.Importância da biografia no Instagram
Existem muitos motivos que tornam a biografia do Instagram importante, e dentre os principais estão:1 – Alinhamento de perspectivas
Nenhuma marca quer perder tempo com um usuário que não interage com ela, afinal, ele representa chances mínimas ou nulas de conversão. Por isso, uma clínica médica veterinária precisa colocar em sua biografia do Instagram uma definição clara e objetiva dos serviços que as pessoas podem encontrar no perfil. Com isso, instantaneamente, ela consegue eliminar boa parte de um público que não lhe interessa. Isso permite um alinhamento de perspectivas entre a marca e seus seguidores. Aquelas que não falam abertamente com seu público por meio da biografia, tendem a prejudicar-se com o tempo.2 – Informação entregue de maneira clara
Existem alguns dados que são essenciais para gerar mais engajamento com o perfil. Podemos citar:- Cidade e estado;
- Canais de vendas;
- Contatos;
- O que é oferecido.
3 – Desperta a atenção do consumidor
A criatividade é muito importante, porque uma fabricante de creme para clarear o rosto deve mostrar informações com elementos atrativos, que gerem interesse. Biografias muito longas que falam muito, mas não dizem nada, afastam o usuário. Então, ele procura por outra empresa que ofereça a ele o mesmo produto ou serviço. Portanto, a disposição das informações precisa ser atrativa para chamar a atenção do consumidor. Ela deve otimizar o tempo do usuário, além de ser desenvolvida de modo a explorar a curiosidade e o interesse do cliente.Dicas para uma biografia perfeita
Na verdade, não existe uma fórmula ideal que sirva tanto para uma fabricante de esqueleto axial animal, quanto para uma loja de roupas masculinas. Mesmo assim, existem algumas características simples que todos devem seguir, que facilitam a conquista de novos seguidores com potencial para se transformarem em consumidores. E dentre elas estão:1 – Seja claro
É importante que, logo de cara, a marca seja tão clara quanto o seu papel no Instagram. Por isso, é necessário constar na biografia o propósito do negócio e de que maneira ele funciona. Isso porque, alguns usuários, podem se equivocar quanto a essas informações. Eles podem até mesmo pensar que não se trata de uma marca, mas sim de algum blog ou microblog. Sendo assim, é fundamental perguntar para si mesmo quais informações podem gerar algum tipo de dúvida ao visitante, e respondê-las na sua biografia.2 – Invista em recursos
Além do texto, existem outros recursos que podem ser usados, como emojis. Eles são verdadeiros aliados na hora de construir uma biografia interativa e bem atraente. Isso porque eles são criativos, e podem fazer com que o perfil de uma clínica de exame de vulvoscopia seja mais dinâmico, melhorando o conteúdo. Aqueles que usam somente texto se destacam menos, mas apesar de todos os benefícios dos emojis, é preciso usá-los com moderação. O ideal é o uso de apenas dois em tamanho pequeno, para não poluir a biografia visualmente. As hashtags devem ser usadas pelo perfil nos posts publicados no feed. Isso porque o Instagram gera links clicáveis na biografia. Isso permite que o usuário possa navegar por categorias mais segmentadas, de acordo com as tags das publicações. Uma boa dica é dividir as hashtags por categorias de produtos ou serviços oferecidos. Além disso, a marca pode criar uma tag para que as pessoas que já compraram com ela possam publicar fotos com os produtos.3 – Use linhas de quebra
O Instagram não reconhece o espaçamento entre as linhas, por isso, ao clicar em “enter”, esse espaço não é delimitado. Isso pode tornar o texto denso, e causar a impressão de ser muito longo. Por isso, uma dica é escrever a biografia pelo computador, para que as linhas de quebra sejam marcadas. Além disso, é possível tornar o espaçamento maior, o que deixa a biografia visualmente mais atrativa. Para isso, o responsável pelo perfil de uma clínica para harmonização do nariz, por exemplo, pode pesquisar no Google, para obter o espaço. Após isso, basta copiar e colar no Instagram.4 – Direcione o leitor
A biografia também precisa direcionar o leitor, assim como acontece nos blogs e sites das marcas. Sendo assim, é essencial pensar em itens como o call to action (CTA). Ele pode direcionar uma ação como entrar no site, fazer uma ligação ou mandar um e-mail, deixando claro o que o cliente deve fazer. Para isso, é importante disponibilizar todos os links necessários, além de informações complementares como os dias e horários de atendimento, cupons promocionais, e outras informações que chamem a atenção.5 – Conte uma história
Montar um bom perfil no Instagram fica difícil se a marca não tiver uma boa história para contar. Por exemplo, o público de uma clínica para limpeza pele profunda é muito exigente, principalmente por conta das transformações digitais, mudando, também, o jeito de comprar. Por isso, é importante falar com o público de forma genuína, para conquistar as pessoas e convertê-las em clientes, fidelizando-as e fazendo delas verdadeiras promotoras da marca. Dessa maneira, algumas informações cruciais devem ser expostas, como:- Propósitos;
- Valores;
- Essência;
- Personalidade.