O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que visam engajar o público-alvo das empresas, independente do segmento de atuação ou da dimensão do empreendimento.
As ações possibilitam o aumento das redes de contato através da criação e disseminação de materiais informativos, relevantes e valiosos para a audiência. Assim, os empreendimentos conseguem atrair e envolver o seu público, criando uma percepção positiva para as marcas.
O Marketing Digital já não pode ser considerado uma tendência e sim um investimento de extrema importância para os empreendedores que buscam destaque no mercado cada vez mais competitivo como é o atual.
Ter uma boa presença online é fundamental para continuar relevante para os clientes, já que nos dias de hoje as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, por meio de diversos tipos de dispositivos como os smartphones, tablets e computadores.
O ideal é a adoção de estratégias para a aquisição de clientes, sendo que o Inbound Marketing se destaca, principalmente com o Marketing de Conteúdo.
O que é Inbound Marketing?
Antes de entender o que é o Marketing de Conteúdo, é válido compreender a importância do Inbound Marketing atualmente. Trata-se de qualquer estratégia de marketing que visa captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva. O Inbound Marketing, portanto, funciona ao contrário das antigas propagandas veiculadas principalmente na televisão, rádios e jornais. Ao invés de surpreender o público com os anúncios, as empresas atraem os interessados até o empreendimento. Como isso acontece no momento mais oportuno, eles são atraídos pela mensagem que o negócio tem a passar. Por isso, o Inbound Marketing também é chamado de Marketing da Atração, baseado principalmente em quatro pilares:- Atrair o público com conteúdos relevantes;
- Converter visitantes em potenciais clientes;
- Vender produtos ou serviços, oferecendo soluções para problemas;
- Encantar e construir um relacionamento duradouro com os clientes.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
É bastante comum que os empresários fiquem um pouco desconfiados ao iniciar os investimentos em Marketing Digital, por se tratar de uma área relativamente nova. Contudo, o Marketing de Conteúdo hoje se destaca por ser uma prioridade para muitas empresas brasileiras. Atualmente, 73% das empresas já adotam a estratégia de aquisição de clientes, enquanto que, dentre as que ainda não utilizam, 61% afirmou interesse em adotar em breve. Dentre os principais motivos para as empresas apostarem em Marketing de Conteúdos, é válido ressaltar:O Aumento do tráfego no site da empresa
A maioria absoluta das pessoas que utiliza os buscadores o faz para se informar, e isso transforma as plataformas de pesquisas em uma grande porta de entrada para que o público conheça a empresa. Por isso, ao produzir conteúdos relevantes, a empresa consegue se destacar com bom ranqueamento nos mecanismos de buscas. Assim, quando uma pessoa fizer uma busca visando a contratação de reboque para moto, por exemplo, encontrará o site da empresa.Gera mais visibilidade e ajuda na divulgação da empresa
A produção de conteúdos faz com que cada vez mais pessoas conheçam a marca, produtos ou serviços que ela oferece. As pessoas têm maior propensão a comprar de empreendimentos que reconhecem e com quem têm identificação. Por isso o leitor assíduo de um blog de uma confecção, por exemplo, quando precisar comprar abadá personalizado, irá dar preferência à empresa que já conhece e confia.Aumenta o engajamento com a marca
Ao mesmo tempo em que o Marketing de Conteúdo irá impulsionar a divulgação da empresa, fazendo com que mais pessoas a conheçam, também aumenta o engajamento do público com a marca. Assim, as empresas conseguem construir um relacionamento mais próximo e constante, com um público mais seleto, que irá interagir, comentar e até recomendar a marca ou os conteúdos.Educa o mercado
Muitas vezes o público não entende bem o mercado em que a empresa está inserida. Nesses casos, os conteúdos podem ser produzidos para educar a audiência. Uma empresa de transporte de cargas, por exemplo, pode focar em responder as principais dúvidas dos clientes. Assim, irá ensinar tudo o que eles precisam saber para tomar uma decisão assertiva com relação à contratação dos serviços. Com um conteúdo de qualidade, a empresa tem maior potencial para quebrar objeções que possam surgir durante a jornada de compra, e aumentar a satisfação dos clientes.Gera vendas
Com as estratégias certas, por meio do Marketing de Conteúdo, a empresa entrega os materiais mais adequados para guiar os potenciais clientes, preparando-os para a tomada de decisão. Ao investir no Marketing de Conteúdo, uma empresa focada no licenciamento de obras e construções, por exemplo, aumenta a quantidade de potenciais clientes, o que pode trazer bons resultados mesmo a longo prazo, já que o público fica ciente da importância do negócio. Em muitos casos, outro resultado é o aumento do valor gasto pelos clientes. Isso ocorre porque os conteúdos tendem a aumentar o valor percebido das marcas, produtos ou serviços. Além disso, a empresa também pode reduzir o custo de aquisição de clientes, já que os materiais auxiliam os times de vendas a diminuir o processo de conquista de novos clientes. Contudo, para alcançar todas as vantagens, é fundamental ter uma estratégia bem definida.Como estruturar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Como toda estratégia de Marketing Digital, é de extrema importância o planejamento, que vai garantir a efetividade das ações. Não basta criar um site ou blog e fazer publicações quando bem entender, o ideal é que os empreendedores invistam em uma equipe especializada para executar as ações com o máximo de qualidade. A visão geral de uma estratégia de Marketing de Conteúdo envolve principalmente três etapas, o planejamento, a execução e a mensuração de resultados. O planejamento é a etapa em que a especializada no aluguel de caçamba entulho, por exemplo, irá definir quais são os objetivos das ações, como elas serão executadas e quais as métricas para avaliar os resultados. Com a definição das personas (personagens semi-fictícios, com base em pesquisas, que representam o cliente ideal), é possível criar materiais para os diferentes estágios da jornada de compras, atendendo às questões que mais preocupam os potenciais clientes. Com relação aos canais que costumam ser utilizados para a veiculação dos materiais produzidos pelas empresas, destacam-se:- Blogs, com possibilidade de veicular diferentes formatos de materiais;
- Redes sociais, para divulgação, engajamento, aumento do tráfego e relacionamento;
- Vídeos, para aumentar a autoridade e geram valor aos consumidores;
- Materiais ricos como e-books, com conteúdo informativo e valioso;
- Email Marketing, aproximando marca e consumidores com mensagens relevantes.