Você sabe o que é webinar e como essa estratégia pode alavancar suas vendas?
Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que desejam oferecer conteúdo de valor para os clientes e gerar conversões assertivas.
Na prática, os webinars são ferramentas consolidadas no mercado, caracterizadas pela elaboração de um seminário por meio de uma videoconferência que, geralmente, é direcionada a um público exclusivo.
Esse tipo de vídeo pode ser mais longo do que os vídeos feitos para as redes sociais, por justamente apresentarem uma proposta educativa com mais profundidade.
Essa proposta pode ser explorada tanto de forma educacional quanto de forma comercial por uma marca.
Dados da Content Trends 2019 revelam que esse tipo de material é usado por 25% das empresas que apostam no marketing de conteúdo.
Quer saber mais sobre o que são, como fazer e quais são os benefícios dos webinars? Descubra essas informações nos próximos tópicos!
O que é Webinar e para que serve
Já imaginou ter acesso a um conteúdo aprofundado sobre as tendências sustentáveis na hora de escolher ou inovar em um gráfica para impressão de livros? Com o webinar é possível. Também conhecido como webinário, esse recurso é uma videoconferência e o formato está se destacando bastante entre as empresas que utilizam o marketing de conteúdo. A expressão surge a partir do resumo de uma sigla inglesa chamada “web based seminar” e a ideia desse formato é a produção de um seminário pela internet. As marcas podem utilizar essa ferramenta para diversas finalidades. As principais são:- Criação e divulgação de conteúdo;
- Melhora no posicionamento e autoridade da marca;
- Captação de leads;
- Prospecção de novos negócios.
Dicas para produzir um webinar
Todo vídeo fica melhor quando há uma bom planejamento. Por isso, pesquisar temas relevantes e que ofereçam soluções que a persona precisa e adaptar a linguagem do vídeo dentro da respectiva jornada de compra é determinante para a mensagem surtir efeito. Vamos supor que uma empresa especializada na decoração e infraestrutura de grandes eventos resolve fazer uma série de webinários para auxiliar as pessoas a fazer escolhas para ter um evento de sucesso. Ao abordar um tema como as vantagens do aluguel de gerador para eventos, é importante destacar os benefícios da locação dos equipamentos e como o gerador pode preservar a energia elétrica mesmo em situações de apagão ou falta de luz. Quando for necessário falar sobre os tipos de buffet para casamentos ou festas infantis – assim como qualquer outro tema -, é importante que as informações sejam claras, consistentes e tenham um contexto que vai de encontro a necessidade do possível cliente. Para produzir bons webinários, que vão de escolhas práticas para descomplicar o cardápio em aniversários como as vantagens do crepe para festa infantil à tendências de decoração, siga as dicas abaixo!1. Faça um roteiro
Para produzir um bom conteúdo, as ideias precisam estar organizadas, com início, meio, fim e chamada para ação. Por isso, não importa o quanto a sua empresa domine o mercado e saiba sobre o assunto em questão, fazer um roteiro ajuda a desenhar os pontos principais sobre o assunto e facilita o entendimento das ideias. Você pode começar com uma apresentação do tema, falar da empresa, abordar o conteúdo em questão e abrir uma parte do webinar para tirar dúvidas sobre o assunto e oferecer o produto. Também é possível usar chamadas estratégicas para provocar uma ação em algum momento do auge do webinar. Isso porque o roteiro evita que o conteúdo se perca no meio do caminho e garante que não falte nenhum detalhe importante.2. Grave com qualidade
Ninguém gosta de interrupções quando está assistindo um vídeo interessante. Imagine a frustração de fornecedores ou cerimonialistas que desejam saber se um buffet de crepe para casamento é uma escolha inovadora e se deparam com falhas na gravação. Considerando que atrair as pessoas para a participação do webinário já exige uma força tarefa de estratégias, é importante não descuidar da qualidade do vídeo ou da transmissão para evitar que as pessoas parem de assistir. Certifique-se de garantir os seguintes detalhes:- Boa conexão internet;
- Enquadramento favorável;
- Iluminação estratégica;
- Qualidade da imagem.
3. Faça um planejamento
Depois que o webinário é divulgado e que as pessoas foram convidadas, é importante que a sua empresa cumpra a promessa com qualidade. Faça um planejamento para evitar imprevistos. Monte um cronograma, distribua as tarefas, trabalhem com um prazo que oferece uma margem caso haja algum imprevisto. A divulgação precisa de estratégias é muito interessantes também. Por isso, tenha em mente que a definição do tema e o roteiro precisam ser montados com antecedência para a divulgação ser o mais assertiva possível.- Faça uma divulgação estratégica