O sucesso de um negócio é muito dependente da relação dele com os seus clientes, afinal, são eles as figuras que dão movimento às ações praticadas em suas empresas, sendo responsáveis pelas atividades financeiras realizadas em sua companhia.
Existe a relação óbvia com o valor de lucro, pois quanto mais clientes forem conquistados, maior será a quantidade de dinheiro a entrar no negócio. Sem contar com os custos de produção, com fornecedores trabalhando com descontos, para vendas grandes.
Essa associação entre entre clientes e vendedores acontece também de forma ampla, atingindo os mais diversos mercados, tanto aqueles de público empresarial, como os que comercializam direto com o consumidor final, além da retroalimentação de ambos.
Da mesma forma que um cliente compra um perfume para a sua esposa, essa boutique adquire materiais para a produção do perfume e para as suas embalagens, como etiquetas adesivas para código de barras, entre outros elementos.
É uma grande relação de consumo que mantém o mercado vivo, com suas mais diversas segmentações e particularidades, entre clientes, fornecedores e empresas. Mas um elemento em comum entre essas negociações está na necessidade de se manter o cliente.
Até porque, se esse ativo é o responsável por definir os lucros de um negócio, estar o mais próximo possível dele significa aumentar as suas chances de sucesso, destacando-se com o público e se sobressaindo entre os seus concorrentes.
Por que focar em clientes anteriores?
Já deve ter ficado subentendido que quanto maior for o seu número de clientes, maior podem ser os resultados financeiros que a sua empresa pode alcançar. Ao mesmo tempo é importante lembrar de outro mandamento do marketing, de que quantidade não é qualidade. Uma loja pequena, com um público fidelizado, muitas vezes têm mais possibilidades de lucrar do que um grande empório, que trabalha através de uma relação esporádica com seus consumidores, ou seja, apostando em anúncios para atraí-los, mas nada depois disso. Pensando em um produto físico, pode ser a mesma situação de uma loja de soluções eletrônicas, que comercializa um controle de acesso para portas, mas que após a venda se mostra disponível para indicar outros produtos similares. Com base nessas recomendações, esse consumidor pode se sentir incentivado a comprar novamente com a loja, em alguns casos contando inclusive a disponibilidade de cupons promocionais e outros descontos, por ter retornado ao local. A partir dessa situação, é possível que o cliente comece a ter uma relação maior com a empresa, chegando em um ponto no qual ele não retorne a comprar com frequência, como comece a divulgar os seus serviços para outras pessoas do seu convívio. Isso sem contar com as plataformas digitais, onde de forma espontânea os consumidores costumam relatar as suas experiências com algum produto específico, de forma a alertar aos outros sobre possíveis problemas ou sobre a sua satisfação com os serviços feitos. Uma relação que pode ser identificada como a fidelização do cliente, no qual ele torna-se quase que um embaixador autônomo da marca, dependendo do nível de fidelização que uma empresa trabalha com o seu público. Além da possibilidade de aumentar a sua quantidade de compras em uma entidade comercial, com o cliente entrando em uma loja em busca de pen drive personalizado para empresas e saindo também com outros tipos de brindes para distribuir na sua companhia. Com base nisso é possível afirmar que um cliente que trabalha com uma recompra pode ser até mais valioso do que um consumidor novo, visto o aumento do seu ticket médio, isso quer dizer, o número de aquisições que um cliente realiza em uma compra. Dessa forma, quanto maior for a confiança desse consumidor com o produto ou serviço, maior pode ser o volume de compras por ele realizado, o que irá afetar positivamente os números da empresa de uma forma que supera o valor que seria conquistado por novos clientes. Como se isso tudo não fosse suficiente, existe outro fator a ser levado em conta que são os custos para se conquistar um cliente. Para atrair o público para uma marca são necessários gastos em publicidade, estudos sobre o comportamento da audiência e outras despesas. Com um público já conquistado torna-se mais fácil, e mais econômico, desenvolver ações comerciais que chamem a atenção da sua audiência, tendo um conhecimento mais amplo sobre os interesses detalhados dos seus espectadores e clientes. Além disso, as estratégias que otimizam o seus negócios são coisas que qualquer escritório de assessoria contábil vai recomendar para o sucesso da sua companhia, ficando claro que uma dessas técnicas consiste em manter o seu público atual. E uma das formas de se alimentar um contato contínuo com os seus clientes é por meio da produção de conteúdos.Como fidelizar os seus clientes?
Visto os benefícios que podem ser obtidos através do processo de fidelização de clientes, um dos grandes objetivos para alguém que administra um empreendimento é saber como colocar em prática ações capazes de fortalecer a sua relação com os clientes. Antes de tudo, é preciso saber que essa conexão com os seus consumidores não é algo tão simples, pois o mercado muda de forma constante, e essas modificações ocorrem justamente para se adaptar aos novos interesses e comportamentos do seu público. Uma das grandes novidades dos últimos anos foi a adesão da internet como uma plataforma de amplo acesso, reunindo comerciantes e usuários em um mesmo local, definindo assim novas condutas para o mercado comercial. É fácil pensar nisso através das lojas virtuais, sendo hoje possível um condomínio contratar serviços de portaria diretamente pelo site dessa companhia, mas os ambientes virtuais também destacam outras possibilidades, principalmente sobre o produto comercializado. Além dos produtos e serviços já conhecidos pela população, em sua modalidade física, a internet fez explodir as negociações voltadas à produção de conteúdo, como serviços de assinatura de filmes, séries e músicas. Dessa forma, se esse mercado existe é por causa da procura cada vez maior do público por tais conteúdos, sendo também uma oportunidade para as empresas se aproximarem dos seus potenciais clientes, e daqueles que já foram atingidos por ela. Entre alguns benefícios conquistados com a produção segmentada de conteúdos, com um foco comercial, estão:- Maior visibilidade na internet;
- Melhores posições nos sites de pesquisa;
- Interesse dos consumidores;
- Influência na decisão de compra.