Muitos empreendedores querem começar a vender produtos, mas não sabem por onde começar. Aliás, é difícil começar um negócio do zero, ainda mais quando não temos dinheiro suficiente para realizarmos o investimento necessário.
Além do mais, nem sempre é fácil compreender toda a burocracia e as complicações do ramo de vendas, como depreciação dos equipamentos e mercadorias, bem como os riscos envolvidos nos processos de logística e estocagem.
Hoje em dia, com o auxílio da internet, é possível vender mercadorias sem a necessidade de um estoque. Inclusive, dá para trabalhar como >fornecedor de flores, mesmo não precisando de um estabelecimento físico para isso.
No artigo de hoje, saiba como se tornar um vendedor de produtos físicos sem precisar de estoque e alcançar sucesso com o seu empreendimento. Acompanhe a leitura!
Desse modo, você terá muito mais chances de alcançar o sucesso com o seu empreendimento digital e conquistar reconhecimento no mercado.
Dropshipping e as vantagens da estratégia
Um modelo de negócio que tem recebido bastante atenção nos últimos anos é o dropshipping. De maneira geral, isso nada mais é que uma forma de se vender online, onde parte da gestão de estoque e entrega do produto fica sob responsabilidade do fornecedor. O funcionamento é bem simples: o cliente acessa a sua loja virtual, escolhe o produto e realiza a compra. Em seguida, a empresa repassa o pedido ao fornecedor parceiro, que irá embalar e fazer o envio da mercadoria. Sendo assim, o lojista fica encarregado apenas da parte operacional da loja. Fora que só é preciso comprar o produto do fornecedor quando se tem alguma demanda do cliente; por isso, é um modelo mais barato do que um e-commerce convencional. É possível vender todos os tipos de produtos online, como lustre para banheiro, roupas, artigos eletrônicos, entre outros. Dessa forma, você pode decidir o segmento de negócio que mais te agrada para começar as vendas.Quais são as principais vantagens do dropshipping?
O dropshipping oferece diversos benefícios para os clientes, começando pela facilidade de venda, sem a necessidade de estoque. A seguir, conheça algumas das principais vantagens da estratégia.Baixo custo inicial
No dropshipping, os produtos não ficam parados quando não vendem. Até porque, o lojista só compra um puxador inox, por exemplo, à medida em que as pessoas concluem a transação da loja. Como consequência, o custo é muito menor. Vale dizer que o lojista também não precisa arcar com os custos de ter um espaço físico para a estocagem de produtos, que por si só, já é algo muito mais barato.Facilidade na implementação de mudanças
Já que o lojista não tem produtos em estoque, ele pode rapidamente tirar do catálogo aquelas mercadorias que não estão vendendo bem e, assim, substituí-las por outras. Sendo assim, se você vende produtos de impressão em madeira, mas percebeu que o produto não está tendo boas vendas, é muito mais fácil implementar a mudança, do que em comparação com um e-commerce convencional.Maior variedade de produtos
No dropshipping, é possível oferecer uma grande variedade de produtos, já que não é preciso ter um estoque fechado de mercadorias. Em uma loja convencional, oferecer uma grande quantidade de mercadorias é muito arriscado. Com essa variedade e economia, dá para investir em outras estratégias, como oferecer brindes corporativos para os clientes.Facilidade de operação
Visto que toda embalagem e envio de produtos fica por responsabilidade de um consumidor, o lojista pode investir o seu tempo e dinheiro em outros ramos do e-commerce, deixando o seu negócio ainda mais profissional. Além do marketing, algumas opções são:- Investimento em segurança eletrônica;
- Investimento em web design;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Construção de programas de fidelização;
- Entre outros.