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Como se tornar um vendedor de produtos físicos sem precisar de estoque

Eduardo Larbac - 20 de janeiro de 2021

Como se tornar um vendedor de produtos físicos sem precisar de estoque
Muitos empreendedores querem começar a vender produtos, mas não sabem por onde começar. Aliás, é difícil começar um negócio do zero, ainda mais quando não temos dinheiro suficiente para realizarmos o investimento necessário.

Além do mais, nem sempre é fácil compreender toda a burocracia e as complicações do ramo de vendas, como depreciação dos equipamentos e mercadorias, bem como os riscos envolvidos nos processos de logística e estocagem.

Hoje em dia, com o auxílio da internet, é possível vender mercadorias sem a necessidade de um estoque. Inclusive, dá para trabalhar como >fornecedor de flores, mesmo não precisando de um estabelecimento físico para isso.

No artigo de hoje, saiba como se tornar um vendedor de produtos físicos sem precisar de estoque e alcançar sucesso com o seu empreendimento. Acompanhe a leitura!

Dropshipping e as vantagens da estratégia

Um modelo de negócio que tem recebido bastante atenção nos últimos anos é o dropshipping. De maneira geral, isso nada mais é que uma forma de se vender online, onde parte da gestão de estoque e entrega do produto fica sob responsabilidade do fornecedor.

O funcionamento é bem simples: o cliente acessa a sua loja virtual, escolhe o produto e realiza a compra. Em seguida, a empresa repassa o pedido ao fornecedor parceiro, que irá embalar e fazer o envio da mercadoria.

Sendo assim, o lojista fica encarregado apenas da parte operacional da loja. Fora que só é preciso comprar o produto do fornecedor quando se tem alguma demanda do cliente; por isso, é um modelo mais barato do que um e-commerce convencional.

É possível vender todos os tipos de produtos online, como lustre para banheiro, roupas, artigos eletrônicos, entre outros. Dessa forma, você pode decidir o segmento de negócio que mais te agrada para começar as vendas.

Quais são as principais vantagens do dropshipping?

O dropshipping oferece diversos benefícios para os clientes, começando pela facilidade de venda, sem a necessidade de estoque. A seguir, conheça algumas das principais vantagens da estratégia.

Baixo custo inicial

No dropshipping, os produtos não ficam parados quando não vendem. Até porque, o lojista só compra um puxador inox, por exemplo, à medida em que as pessoas concluem a transação da loja. Como consequência, o custo é muito menor.

Vale dizer que o lojista também não precisa arcar com os custos de ter um espaço físico para a estocagem de produtos, que por si só, já é algo muito mais barato.

Facilidade na implementação de mudanças

Já que o lojista não tem produtos em estoque, ele pode rapidamente tirar do catálogo aquelas mercadorias que não estão vendendo bem e, assim, substituí-las por outras.

Sendo assim, se você vende produtos de impressão em madeira, mas percebeu que o produto não está tendo boas vendas, é muito mais fácil implementar a mudança, do que em comparação com um e-commerce convencional.

Maior variedade de produtos

No dropshipping, é possível oferecer uma grande variedade de produtos, já que não é preciso ter um estoque fechado de mercadorias. Em uma loja convencional, oferecer uma grande quantidade de mercadorias é muito arriscado.

Com essa variedade e economia, dá para investir em outras estratégias, como oferecer brindes corporativos para os clientes.

Facilidade de operação

Visto que toda embalagem e envio de produtos fica por responsabilidade de um consumidor, o lojista pode investir o seu tempo e dinheiro em outros ramos do e-commerce, deixando o seu negócio ainda mais profissional.

Além do marketing, algumas opções são:

  • Investimento em segurança eletrônica;
  • Investimento em web design;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Construção de programas de fidelização;
  • Entre outros.

Tudo isso pode ser operado diretamente em casa. Inclusive, é possível contratar uma empresa de segurança eletrônica para fazer alguns trabalhos e aprimorar ainda mais o seu e-commerce.

Venda de Afiliados: outra maneira de vender sem estoque

Além do dropshipping, há outras maneiras de vender produtos físicos sem estoque, como é a estratégia de venda de afiliados. De maneira resumida, o afiliado atua como uma espécie de representante da marca.

O afiliado cria um blog, plataforma de vendas ou rede social e, posteriormente, disponibiliza links das suas páginas, levando os clientes a outros sites onde podem realizar a compra do produto oferecido. Os ganhos ocorrem por comissão de cada venda.

Também dá para vender todos os tipos de produtos com a estratégia de afiliados, como um kit academia ao ar livre preço diferenciado, suplementos, cosméticos, entre outros.

Normalmente, na venda de afiliados, o produto é estocado, embalado e enviado por outra pessoa completamente diferente. Dessa forma, o afiliado não tem nenhum trabalho relacionado à mercadoria, tendo os lucros apenas por comissão.

Vale dizer que o afiliados também é uma estratégia de marketing. Por exemplo, caso você tenha um blog com um grande número de visitantes, uma marca pode considerar que a sua página tem um grande potencial de vendas e, assim, propor uma parceria. 

Desse modo, a empresa disponibiliza um link e você ganha por cada venda realizada na sua página.

Em geral, o marketing de afiliados como estratégia tende a escolher influenciadores que façam sentido para a marca. Por exemplo, se a intenção é vender uma tenda piramidal, o recomendado é encontrar um blog/site que trate de eventos.

Venda de infoprodutos: a mercadoria que não precisa de estoque

Outra possibilidade de venda sem estoque é por meio da estratégia de comércio de infoprodutos. Hoje em dia, existem milhares de pessoas que trabalham com a venda de conteúdo online, oferecendo e-books, cursos, palestras, entre outros.

Já que são digitais, logicamente eles não precisam de estoque. No entanto, é necessário investir certo tempo e desempenho para confeccionar os infoprodutos. 

Por esse motivo, o recomendável é escolher um conteúdo que faça sentido para você, com assuntos que você domine. Alguns nichos mais interessantes para investimento são:

Negócios e carreira

Os materiais que trazem dicas de negócios e carreira são muito procurados na internet. Isso porque eles ajudam na capacitação profissional das pessoas, despertando grande interesse do público. 

Algumas opções incluem cursos de marketing digital, contabilidade, vendas, entre outros.

Saúde e bem-estar

O nicho de saúde e bem-estar também está em amplo crescimento nos últimos anos. Atualmente, as pessoas têm cada vez mais uma preocupação com a qualidade de vida e, por esse motivo, procuram materiais relevantes na internet.

Sendo assim, vale a pena investir em receitas fit, guias de cuidados com o corpo, orientações de exercícios, etc.

Educação

O ramo da educação também é uma excelente alternativa para a venda de infoprodutos.

Hoje em dia, há muitos cursos online, bem como faculdades e instituições de ensino que oferecem disciplinas a distância. Além do mais, os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de muitas estratégias válidas para esse nicho.

Sendo assim, é possível oferecer técnicas de aprendizado, apostilas de treinamento, cursos de idiomas, entre outras possibilidades.

Venda sob demanda: melhor alternativa para vendas

As impressões sob demanda (POD) também são ótimas formas de vender online, sem a necessidade de estoque. Inclusive, é um método muito usado por artistas, já que é possível colocar a sua marca em qualquer produto, como camisas, pôsteres e mochilas.

O funcionamento é simples: você contrata serviços de um parceiro, que tem um contato direto com fabricantes para customizar produtos de acordo com suas criações. Depois que eles são finalizados, aplica-se a marca da sua empresa.

Dessa maneira, o lojista só irá pagar pelo produto, depois de vendê-lo para o cliente.

Com esse tipo de estratégia, é possível investir em diferentes tipos de produtos, tornando o seu catálogo de mercadorias muito diversificado. Afinal de contas, a impressão somente é feita após a venda ter sido concluída.

Isso porque não significa que você precisa comprar o produto pronto. Você faz a criação digitalmente e coloca no catálogo. Somente após a venda que manda o seu desenho para o fabricante. Caso algumas criações suas não vendam bem, é possível retirá-las do ar. Vale dizer que você não precisa investir na compra de uma impressora. Desse modo, os custos são muito mais reduzidos.

Conclusão

Começar um empreendimento online não é uma tarefa tão simples. No entanto, a grande vantagem dos negócios digitais é que eles são muito mais baratos, principalmente em comparação com os estabelecimentos físicos.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como economizar ainda mais na criação do seu negócio digital, com destaque para a venda de produtos físicos sem a necessidade de estoque.

Com isso, trouxemos algumas das principais estratégias de venda e marketing disponíveis na atualidade, para vendas sem estoque.

Desse modo, você terá muito mais chances de alcançar o sucesso com o seu empreendimento digital e conquistar reconhecimento no mercado.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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