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Como trabalhar com uma consultoria de marketing digital

Eduardo Larbac - 28 de fevereiro de 2020

Como trabalhar com uma consultoria de marketing digital Como trabalhar com uma consultoria de marketing digital

A consultoria em marketing digital é indispensável para empresas que queiram fazer um bom trabalho em marketing pela internet.

O marketing digital ajuda a expandir os negócios das organizações e de profissionais dos mais variados nichos de mercado. Isso porque a internet trouxe uma mudança muito grande no comportamento dos consumidores.

Isso fez da internet o principal canal de comunicação entre as marcas e sua audiência, trazendo, também, muitas oportunidades embasadas em boas estratégias.

Essas estratégias são muito inteligentes, mas precisam ser bem trabalhadas para surtir o efeito desejado. Apesar de serem acessíveis e simples, os equívocos em sua aplicação podem trazer o efeito contrário.

O marketing digital trouxe oportunidades iguais para as empresas se destacarem no mercado, mas deve ser bem trabalhado, e nada melhor do que um profissional para fazer isso.

Principalmente, pequenos e médios negócios devem contar com uma boa consultoria para que sejam escolhidas as alternativas corretas, sendo bem aplicadas.

Os profissionais saberão trazer os resultados esperados, promovendo a marca, seus produtos e serviços, com foco total nas necessidades do consumidor.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a consultoria em marketing digital, sua importância e algumas outras informações.

O que é consultoria em marketing digital?

Uma boa consultoria em marketing digital possui os mesmos parâmetros de outras consultorias. Seu objetivo é aconselhar e apontar falhas para ajudar o cliente a criar estratégias que facilitem o alcance de suas metas.

Esse processo de dicas e conselhos ajuda o negócio por meio de algumas etapas, como o entendimento da missão, visão e valores da empresa, bem como seus objetivos de longo, médio e curto prazo.

Além disso, oferece um diagnóstico de tudo o que envolve a presença da marca na internet. Após isso, há uma confirmação dos objetivos após análise de dados e diagnóstico.

Então, a consultoria indica, de maneira detalhada, as mudanças que envolvam campanhas e estratégias relacionadas à presença on-line da empresa.

Por conta de suas ações, a consultoria em marketing digital se tornou muito importante e traz muitos benefícios para empresas de todos os tipos, como uma fabricante de guarda corpo para laje.

A importância da consultoria em marketing digital

A consultoria em marketing digital é mais do que contar com uma equipe especializada para os negócios que envolvem as estratégias de marketing pela internet, pois ela traz benefícios como:

Visão geral do negócio

A consultoria realiza um diagnóstico logo no início que ajuda a melhorar o negócio como um todo. Isso evita que, por falta de conhecimento, dados importantes deixem de ser analisados

Dentre esses dados podem estar as razões que fazem as pessoas abandonar uma loja on-line, por exemplo, deixando os itens no carrinho.

Também é possível identificar quais são as palavras-chave mais utilizadas e que atraem mais visitantes para o site, além de qual tipo de postagem gera mais engajamento nas redes sociais.

Indo além desses exemplos, pode-se dizer que a consultoria transforma número e gráficos de difícil compreensão em informações úteis que ajudem a conquistar clientes e a aumentar as vendas.

A consultoria pode, ainda, analisar a concorrência para fazer uma comparação de certos aspectos, mostrando como eles podem ser melhorados.

Campanha especializada

Uma empresa que preste consultoria em segurança privada pode contar com uma equipe especializada em marketing digital para economizar, gastando apenas com o que é essencial e traz resultados.

Os consultores possuem um modelo pronto para as estratégias que o negócio adotará o que, além de economizar recursos, ajuda a economizar tempo.

Opinião externa

As consultorias em marketing de conteúdo trazem a luz ideias que as empresas nem imaginavam. Por exemplo, a baixa venda de um produto pode estar acontecendo porque o foco de sua propaganda estava em sua vantagem menos atraente.

Ou então, que outro produto que a empresa julgava ser menos atraente possua um grande potencial de vendas. Isso acontece porque os consultores conhecem técnicas exclusivas de divulgação e promoção.

Equipe sempre pronta

A consultoria conta com uma equipe que está sempre pronta para ajudar, criando, inclusive, um elo com os colaboradores da empresa para criar as estratégias necessárias.

Para empresas que estão começando suas estratégias do zero, a consultoria se transforma na base das estratégias, possuindo todos os contatos para colocá-las em prática.

Para uma fabricante de furadeira de alto impacto isso traz muita economia, pois não precisa estruturar um ambiente para instalar uma equipe de marketing digital.

Melhor retorno sobre investimentos

Uma consultoria garante um excelente retorno sobre investimentos, pois sabe que o lucro deve ser sempre maior do que o valor investido. 

Para conseguir isso, faz com que a empresa, como uma fabricante de grampeador para madeira esteja sempre no caminho certo.

Sabendo dessas vantagens, é importante que a empresa saiba quando contratar uma consultoria de marketing e até que ponto ela pode trabalhar para uma marca.

Quando contratar uma consultoria em marketing?

O momento ideal para contratar uma consultoria especializada em marketing digital é quando uma empresa possui uma estrutura mínima, mas está disposta a alcançar bons resultados.

A proposta de trabalho envolve o tempo de dedicação de um profissional especialista em marketing.

Mas, além disso, é importante saber os tipos de atividades que nenhuma empresa, desde restaurantes até fabricantes de tinta em pó para parede, deve esperar de uma consultoria em marketing.

Dentre elas está a execução das atividades, algo que muitas marcas acreditam que uma consultoria faz. 

Por exemplo, a consultoria não realizará postagens nas redes sociais, nem criará páginas de conversão no site.

As atividades da consultoria limitam-se a orientar o cliente quanto a suas estratégias e sugerir profissionais que possam executá-las.

Também é importante que as empresas conheçam os tipos de consultoria, para contratar aquelas que mais se enquadrem em suas necessidades.

Tipos de consultoria em marketing digital

Existem diversos serviços oferecidos pelas consultorias que atendem a diferentes perfis de empresas, como uma empresa de pintura de estacionamento. 

Dentre os principais tipos estão:
  • Planejamento web;
  • Estratégias de SEO;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Planejamento de comunicação digital.
O planejamento web envolve sites, hotsites, plataformas, serviços mobile e outros.

Para isso, a consultoria precisa conhecer a estrutura do mercado de atuação da empresa, bem como sua árvore mercadológica.

Também é analisado o funil de conversão, a estrutura de códigos, além de produtos e serviços e as palavras-chave ideais.

As estratégias em SEO são indicadas para melhorar o posicionamento dos produtos ou serviços, como instalação de elevadores. 

Com isso, o posicionamento dos sites nos motores de busca melhora consideravelmente.

Com relação às redes sociais, mesmo que as empresas façam uso de ferramentas pagas, é importante contar com a consultoria em marketing digital para criar uma estratégia de monitoramento das redes sociais.

Já em relação à comunicação digital, a melhor será colocada em prática e executada ou por um parceiro ou por um funcionário. 

Caso seja um funcionário, essa pessoa se dedicará à criação do conteúdo com tempo hábil para que ele tenha qualidade.

Falando em marketing digital, é impossível não levar em conta a importância que a tecnologia trouxe para as empresas, mudando a maneira como ela se comunica com seus consumidores e como realiza seu trabalho.

A importância do digital e da tecnologia para as empresas

Hoje em dia, é difícil encontrar uma organização que não tenha pelo menos um computador. Essa é a primeira prova de que a tecnologia se tornou indispensável para as empresas.

Juntamente com a internet e com as ferramentas digitais, as empresas, como uma fabricante de tela de proteção para sacada, têm acesso a inúmeras facilidades, desde tarefas mais simples até a comunicação com os consumidores.

Ferramentas que auxiliam em diversas atividades antes puramente manuais e a possibilidade de se comunicar com pessoas do mundo todo são exemplos dos benefícios trazidos.

É muito mais fácil para uma empresa ter acesso às informações que precisa sobre seus consumidores do que antigamente. 

Consequentemente, ela consegue trabalhar em produtos, serviços e campanhas que atendam às necessidades de seu público-alvo.

Tais facilidades e muitas outras só foram possíveis após o surgimento e a evolução da tecnologia. E isso também mudou muito o comportamento das pessoas, tanto como indivíduo quanto como consumidor.

Moldando-se a essas novas necessidades e maneiras de se comportar do consumidor moderno, as empresas passaram a entender que mais do que vender, elas precisam atender bem o seu público-alvo.

Como resultado, pode-se notar que mais do que uma importante evolução, a tecnologia e a internet trouxeram mais qualidade aos consumidores.

Assim como novas oportunidades para as empresas desenvolverem suas campanhas com a qualidade e inteligência do marketing digital.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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