O conceito de vender pela internet está cada vez mais ligado ao cotidiano das pessoas. Milhares de usuários fazem negociações todos os dias, e não há um limitador no que diz respeito ao tipo de negócio que você oferece.
Qualquer empresa pode conseguir novos clientes pela internet, limitando-se somente à sua capacidade de entrega. Embora algumas empresas estruturam toda uma plataforma de e-commerce para efetuar as vendas, hoje você não precisa gastar para conseguir iniciar o projeto.
Se você está começando ou ainda não deu o primeiro passo por receio ou por achar que tem algum impeditivo, talvez o momento certo seja agora. Muitas pessoas sentem medo de iniciar sua jornada de empreendimento por falta de recursos ou conhecimentos técnicos.
Uma empresa que produz, por exemplo, cápsula compatível nespresso pode considerar o seu orçamento pequeno para o investimento necessário para ter um e-commerce, precisando de alternativas para a venda.
Além disso, os custos de criação e manutenção de lojas virtuais podem assustar pessoas que ainda estão nas primeiras etapas de venda online. Por isso, é importante ter em mente que existem diversas formas de negociar online, sem que você precise gastar tanto.
Vendendo sem criar um e-commerce
Quanto mais avanços a tecnologia oferece, mais mudança conseguimos identificar na forma como tudo é realizado. Por isso, a visão antiquada de que apenas lojas conseguem vender produtos, está ficando cada vez mais para trás. Hoje em dia, o mercado digital tem crescido de forma rápida e direta. Milhares de pessoas estão se acostumando com as compras online, perdendo os receios que tinham, com a garantia de transações seguras e confiáveis. Então, se você possui um produto de qualidade, como uma cadeira presidente escritorio, pode aproveitar para vender em diversos canais, sem necessariamente montar uma estrutura de loja física. Por isso, qualquer pessoa que se encontra na internet acaba sendo suscetível a receber anúncios e propagandas, o que pode fazer com que ela se estimule a iniciar uma negociação. Existem diversas alternativas para pessoas físicas e pequenas empresas conseguirem aproveitar as vantagens da internet, sem precisar gastar grandes quantias em criação de páginas e servidores. A seguir, falaremos um pouco das principais formas de você aplicar suas técnicas de vendas online, para que decida por onde começar.Aposte em marketplaces
Este tipo de ferramenta já existe há algum tempo, e tem sido cada vez mais utilizado por conta de uma série de vantagens. Os marketplaces nada mais são do que sites agregadores de vendas. Muitas redes de varejo começaram a adotar essa técnica para conseguirem mais vendas, permitindo que pessoas físicas e comerciantes menores consigam ofertar seus produtos no site. A principal vantagem é que normalmente os marketplaces já são sites conhecidos, com sua própria audiência e que têm um público consumidor que confia na plataforma. Assim, você não começará sem ter um apoio estruturado para vender. Além disso, a relevância do marketplace acaba passando para sua loja, que recebe um sinal de confiança dos clientes, uma vez que existem vários critérios de responsabilidade para permitir que você comece a anunciar neste tipo de empreendimento. Até mesmo serviços podem ser anunciados em marketplaces. Se você possui uma empresa dedetizadora pode oferecer o controle de formigas dentro da plataforma, aumentando suas chances de vendas. Ademais, o investimento para começar a vender em um marketplace é muito baixo, muitas vezes é até sem custo. Isso porque a maioria dos marketplaces não cobra para que você exponha seus produtos no site. A negociação então acontece entre a própria plataforma e o cliente, deixando para você apenas a conclusão do processo com o envio do produto e o recebimento do valor. O marketplace normalmente fica com uma porcentagem da venda, sendo este o único custo obrigatório da transação. Por possuir muitas pessoas vendendo, os marketplaces costumam ter uma concorrência acirrada. Se você não está vendendo um produto muito único, pode aproveitar e impulsionar seus itens por uma quantia baixa, fazendo com que eles apareçam sempre no topo das pesquisas de clientes. Isso acaba aumentando as oportunidades de negócio, uma vez que seus itens são mais visualizados. Muitas pessoas encontram o que precisam logo nos primeiros cliques, então estar entre eles é fundamental. Assim, se você presta serviços de contabilidade para abertura de empresa, esta opção acaba sendo muito mais funcional do que abrir um e-commerce só para oferecer seu serviço. Os marketplaces oferecem ainda uma estrutura de interação importante para pequenos empreendedores. É possível aproveitar eventos sazonais através de grandes campanhas de marketing realizadas pela plataforma.Redes sociais também são uma opção
O usuário de internet passa a maior parte de seu dia nas redes sociais. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia móvel, basta um smartphone e conexão para que você possa acessar a maioria das redes e descobrir todas as suas funcionalidades. Com isso, muitas empresas começaram a perceber o poder que estas ferramentas têm para a negociação. Isso fez surgir um novo conceito de abordagem, conhecido como venda social. Neste tipo de venda, você consegue se engajar com o cliente dentro da própria rede. Pense o seguinte: uma empresa de polimento de avião, por exemplo, tem um nicho muito específico de público. Através das redes sociais, ela pode ficar mais próxima de potenciais consumidores. Então, a ideia é criar conteúdo relevante e que atraia a atenção de pessoas interessadas no que você se propõe, criando uma visibilidade maior para a marca e trabalhando seu marketing de influência. Quanto mais as pessoas procurarem seu conteúdo, interessados no que você tem para oferecer, mais chances de ofertar produtos você terá. Hoje em dia, algumas das plataformas possuem inclusive ferramentas de venda, onde você pode registrar os produtos com diversos detalhes, como:- Preço;
- Descrição;
- Fotos;
- Formas de pagamento;
- Entre outras características.