O Mercado Livre é o maior marketplace da atualidade. Todos os dias, milhares de usuários procuram os mais diversos itens na plataforma e fazem negociações com todos os vendedores que ali estão.
Inclusive, atualmente, muitas pessoas já têm uma compreensão melhor do poder que a internet oferece em termos de potencial de vendas e criação de oportunidade.
Ademais, a maioria dos clientes já perdeu o medo de comprar pela internet, e está disposta a consumir muito mais conteúdo. Porém, para conseguir vender melhor, você precisa de alguns recursos, como o sistema para controle de loja.
Entretanto, para conseguir se estabelecer no mercado digital, é preciso que você possua autoridade o suficiente para que as pessoas tenham segurança em efetuar compras com seu estabelecimento.
Além disso, existe toda uma complexidade acerca da montagem de um e-commerce. Desde a parte operacional, com a construção de um website completo com todos os recursos necessários para uma loja, até mesmo a criação de um público.
Por isso, muitos sites costumam demorar um tempo para serem efetivos em suas ofertas de vendas. Pensando nisso, alguns métodos podem agilizar suas possibilidades, gerando muito mais interesse do público em seu estabelecimento.
Criar um ambiente ideal para seu estabelecimento indica que você já tem a confiança do público e as pessoas já começaram a consumir diretamente de seu e-commerce, mas esse feito normalmente leva tempo e muito trabalho.
Além disso, é importante ter um bom sistema de entrega, uma das etapas mais importantes da venda, bem como a que mais impacta a experiência do cliente.
Entenda o que são os marketplaces
Para empresas que estão começando, enquanto esse tipo de recurso é fomentado, é preciso pensar em alternativas para conseguir vender e conquistar um capital de giro para se manter funcionando. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo aos marketplaces. Estes ambientes nada mais são do que uma página de renome que une diversas empresas e permite que você ofereça seus itens para vender, similar ao modo em que um shopping center faz fora da internet. Os marketplaces possuem toda a estrutura necessária para você começar a vender em alguns instantes depois de seu cadastro, e normalmente por serem locais renomados, possuem milhões de usuários acessando o tempo todo. Assim, quando você inicia uma relação com um marketplace, está tomando emprestado seu público e sua referência de qualidade e segurança, tornando-se muito mais propenso a vender melhor por conta disso. Além disso, os marketplaces têm um custo muito mais baixo que o de montagem de um e-commerce próprio, o que faz muitas lojas se estabelecerem nesses recursos e ficarem por ali. Normalmente, toda a etapa de cadastro de produtos é gratuita. Qualquer coisa pode ser negociada em um marketplace, de imóveis a aluguel de notebook. Por isso, é importante saber como utilizar essa ferramenta. Você pode optar por pagar um valor para alavancar seu material, fazendo-o surgir como patrocinado no topo das barras de pesquisa, mas isso não é necessário. Com um bom SEO (Search Engine Optimization) você consegue chegar ao topo das pesquisas relacionadas a seu produto ou serviço sem precisar gastar com isso, conseguindo ainda mais oportunidades de fechar negócios. A única taxa que você paga pela utilização do marketplace é uma porcentagem da venda, para arcar com todos os custos de operacionalização do negócio. Neste caso, muitos empresários digitais já incluem o valor relacionado a essa taxa no produto para conseguir gerar o mesmo lucro que teriam fora da internet.Conheça o Mercado Livre
O mercado livre surgiu em 1999 na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Desde então, o site cresceu, sendo que hoje atua em 19 países ao redor do mundo, sendo um dos mais bem sucedidos marketplaces da internet. O processo de compra e venda no mercado livre é extremamente simplificado, bastando você seguir alguns passos simples. Assim, se você quiser oferecer um curso de auditoria independente, por exemplo, pode conseguir muito mais vendas pela ferramenta.Chegou o momento de vender no Mercado Livre
Diferentemente do trabalho que é criar seu próprio e-commerce, a venda em ferramentas de marketplace como o mercado livre é bem simples. Seguindo alguns passos básicos, você estará pronto para iniciar o processo de vendas de sua empresa. Sendo os pontos principais:Cadastro no site
O primeiro ponto que você deve se atentar é no cadastro do site. Para passar uma credibilidade maior, informe o máximo de informações possíveis. Isso funciona tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que podem vender na plataforma. Se você quiser fazer um cadastro pessoal para conhecer melhor o site e começar a vender produtos, mesmo que de segunda mão para conseguir uma renda extra, o cadastro é relativamente simples. Você só precisa preencher:- Nome completo;
- Cadastro de pessoa física (CPF);
- E-mail funcional;
- Senha de acesso.