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Conheça mais sobre o Google Analytics e suas funções

Jayane Guia de Investimento - 15 de agosto de 2022

Statistics chart on laptop display and trader analyzing the data
Você conhece o Google Analytics? De fato, essa é uma ferramenta muito útil e necessária para implementar em várias estratégias digitais, e conta com múltiplas funções e recursos importantes para quem quer empreender nesse meio. 

Vamos entender neste artigo um pouco mais sobre como essa ferramenta, e quais métricas são mais importantes para o mercado. Além disso, vamos explorar como ela afeta sua estratégia, além de benefícios e vantagens que ela pode trazer para sua empresa. Confira!

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um serviço gratuito lançado pelo Google quando adquiriu o Urchin em 2006. Desde então, tem sido uma das principais plataformas de monitoramento de métricas importantes e indispensáveis em todo e qualquer empreendimento.

Essa ferramenta permite rastrear sites, blogs e redes sociais, disponibilizando modelos de relatórios customizáveis ​​para os dados coletados. 

Até mesmo uma empresa de logística pode utilizar essa ferramenta para elaborar uma estratégia em cima de seus serviços de declaração de importação. 

O Google Analytics fornece informações agregadas sobre o tráfego que chega a um site, capaz de segmentá-lo com base em audiência, aquisição, comportamento e conversões realizadas no domínio.

Resumindo, de fato, o Google Analytics é a ferramenta dominante neste campo de coleta de dados e métricas de marketing digital. Ele fornece mais dados e parâmetros do que qualquer outra ferramenta. É capaz de fornecer os seguintes dados:
  • Número de visitas ao domínio;
  • Duração da visita;
  • Fonte de tráfego;
  • Página visitada;
  • Página favorita dos usuários;
  • Palavras-chave utilizadas;
  • Tipo de navegador utilizado pelos usuários. 
Mas o que realmente torna o Analytics uma ferramenta completa é sua compatibilidade com as demais ferramentas do Google. Portanto, é possível usar o Analytics agregando com o AdWords, Blogger ou YouTube.

Praticamente todas as ferramentas do Google que contam visitas e tráfego podem ser combinadas e complementadas com o Google Analytics.

Por que o Google Analytics é importante? 

A internet e a tecnologia são aliadas vitais no desenvolvimento da sociedade moderna e essenciais para que as pessoas possam otimizar seu tempo nas mais diversas tarefas.

Podendo simplificar até mesmo o pagamento de multas ou agilizar uma consultoria em implantação de erp.

A era digital realmente fez muito progresso, e, nos últimos anos, grande parte disso se deve ao Google, que padronizou muitas facilidades e as centralizou em um só lugar, útil para todos que desejam empreender online. 

Com isso podemos dizer que o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para todo e qualquer empreendedor, até mesmo para pessoas que desejam iniciar seu próprio negócio de assistência técnica perícia trabalhista.

Isso porque, a análise contínua das informações de dados para a tomada de decisão é parte essencial para que um negócio consiga diferenciar e expandir seus horizontes em seu mercado, atender métricas e alcançar o sucesso necessário em suas previsões.

Mas não é uma tarefa fácil, e é um grande desafio, principalmente com as pessoas mudando suas vontades e decisões tão rapidamente quanto hoje, afetando vendas de grandes empresas de logística e até de empresa de terceirização recepção.

Para isso, além de garantir sua autenticidade, é preciso utilizar tecnologia que beneficie a marca e saber analisar dados de forma implacável. Ou seja, as ferramentas de análise de dados podem te ajudar, principalmente se a empresa for grande e vender muitos produtos.

É aqui que entra o Google Analytics, pois ela conta com as métricas mais importantes e por isso é uma das mais utilizadas no mundo inteiro. Por isso ela é tão importante. 

Mesmo que sua empresa de mão de obra terceirizada utilize um sistema de PGR programa de gerenciamento de riscos, o Google Analytics ainda será indispensável nas estratégias de marketing. 

Como funciona o Google Analytics?

O Google Analytics usa uma combinação de cookies, navegador e código JavaScript para coletar dados.

Os programas de análise podem coletar informações de seu domínio graças ao código JavaScript que você deve incluir em todas as páginas e cookies que são gerados quando os usuários o acessam por meio de seus navegadores.

Dessa forma, a ferramenta registra a atividade do usuário desde o momento em que chega à saída e a converte em vários relatórios com gráficos e estatísticas para entender facilmente sua evolução.

Seu funcionamento pode ser definido como três processos: coleta de dados, processamento de dados e criação de relatórios. 

Coleção de dados

O Google Analytics usa código JavaScript para coletar informações de sites. Dessa forma, toda vez que um usuário visualizar uma página com o código de rastreamento do Google Analytics, ele registrará uma visita.

Para entender o processo de coleta de dados, explicaremos passo a passo:

Quando um usuário procura um domínio, o servidor responde enviando a página solicitada ao navegador do usuário. Assim que o navegador analisar os dados, entrará em contato com outros servidores, que processarão parte do código da página solicitante. 

Ou seja, o código de acompanhamento do Google Analytics funciona praticamente dessa forma.

O navegador do usuário que visita sua página solicita esse código ao Google Analytics. A plataforma envia esse código e o salva em um arquivo chamado Urchin.js. À medida que o código é executado, as propriedades e a navegação do visitante são estudadas.

Processamento de dados

Depois que as interações do usuário são coletadas, o Google Analytics inicia o processamento de dados para transformar dados brutos em dados acionáveis. Para lidar com eles, cada parte é analisada individualmente. Ou seja, suas propriedades são divididas.

A ferramenta converte cada um deles em elementos chamados “campos”. Desta forma, o endereço IP se torna o campo “Guest IP”. Cada seção ou linha fornece várias propriedades, cada uma armazenada em uma área diferente.

Geração de relatório

Para visualizar relatórios do Google Analytics, visite “www.google.com/analytics”.Cada relatório é criado com base em comparações de localização. Ou seja, levando em consideração a cidade do visitante ou sua taxa de visitação.

Finalmente, uma vez que os dados são armazenados no banco de dados, o processo é completo e encerrado. Dessa maneira, até mesmo sua imobiliária que deseja alugar galpão pode encontrar informações que os auxiliam em sua divulgação.

Os indicadores mais usados ​​no mercado

Agora que ficou mais claro o que é o Google Analytics e sua importância, é preciso entender quais métricas são mais utilizadas no mercado e por que elas também devem ser utilizadas para um negócio de sucesso.

Então confira os tópicos a seguir, alguns dos quais, se bem desenvolvidos, podem fazer a diferença real no seu negócio de exaustores para empresas podendo o levar ao sucesso, além de tomar as decisões certas.

01 – Visitas

É uma das métricas mais importantes que podem ser analisadas no Google Analytics, seu conceito costuma ser confundido simplesmente por ser o número de pessoas que visitam o site. A confusão é principalmente em um termo bastante simples.

O número de visitas e o número de visitantes únicos são uma métrica diferente. O primeiro coleta o número total de visitas ao seu site ao longo do dia, o número total de visitantes e o segundo informa o número de pessoas que visitam seu site com frequência.

Ele pode ajudá-lo a entender se seu site está atraindo pessoas e quantas novas pessoas estão procurando por ele, seja por causa de sua estratégia de SEO ou por causa do marketing bem projetado de sua organização.

02 – Canais de Tráfego

Saber de onde vêm os visitantes do seu site é fundamental para analisar e entender quais estratégias e práticas estão funcionando. Dessa forma, você pode mantê-los válidos ou alterá-los se não derem o resultado esperado.

É claro que alguns canais são mais eficazes que outros, e com analytics é possível entender o que são e seu verdadeiro potencial, além de demonstrar plenamente como se adaptar de forma rápida e funcional se necessário.

03 – Interações dos visitantes

Normalmente um clique é todo tipo de interação que um visitante tem com sua plataforma, neste caso o Google Analytics mostra qual ação foi realizada, data e hora, ajudando você a entender os picos de uso e os recursos usados ​​com mais frequência em seu site.

Isso é ótimo para páginas que oferecem as coisas mais simples, como comprar e adquirir produtos, mas também funciona para quem gosta de fazer enquetes e até mesmo interagir com os clientes por meio de programas desenvolvidos especialmente para eles.

Sem dúvidas, essa é uma das métricas mais utilizadas e constantemente analisadas atualmente.

04 – Taxa de rejeição

Assim como é necessário saber o que está funcionando no site da sua empresa de sistema de automação comercial preço, você também precisa saber o que não está. 

Nesses casos, a taxa de rejeição é uma métrica essencial para ajudar a descobrir quando os clientes abandonam uma página e depois procuram outra coisa mais atraente que pague atenção.

Claro que nem tudo deve ser considerado uma rejeição, mas neste caso, cabe aos profissionais do Analytics descobrir o motivo e investigar para tomar a decisão certa para o seu negócio.

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