Hoje em dia, praticamente não deve existir um usuário de internet que não conheça e utilize os grandes motores de busca. O que pouca gente sabe é da existência de soluções mais profissionais, como a do Google My Business.
De fato, o Google já vem sendo o foco da atenção de marcas e empresas há pelo menos duas décadas, desde que seu buscador se tornou uma das maiores vitrines do mundo. Aparecer ali com destaque pode garantir algumas vantagens incomparáveis.
Por exemplo, quando você pesquisa por algo como contabilidade imposto de renda pessoa juridica, que é uma demanda bastante específica, somente os sites “indicados” pela plataforma aparecem na primeira página, a SERP.
Sigla para Search Engine Results Page (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa), essas primeiras páginas se tornaram o sonho de consumo de marcas do mundo todo. Para conseguir essa “indicação” que o buscador faz é preciso otimizar a página.
Trata-se do famoso SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Ela é baseada em parâmetros e algoritmos que precisam ser atendidos, comprovando a qualidade daquela página e daquele conteúdo.
Basicamente, a página precisa ser original (não pode ser uma mera cópia de outros portais) e ter uma alta relevância para o público, contando também com fotos bem definidas, dados para contato e uma usabilidade legal, como ser compatível com mobile.
Outro modo de aparecer com destaque nas primeiras páginas do Google, é por meio dos Links Patrocinados, que também funcionam como palavras-chave, como vigilância e segurança patrimonial.
Uma das vantagens dessa modalidade é que você começa a aparecer no mesmo dia, podendo já receber ligações e até cotações bem mais rápido do que no crescimento orgânico do SEO. Outro ponto incrível é o da segmentação dos anúncios.
Neste caso, você pode selecionar para qual tipo de público deseja aparecer, em que regiões do país ou da cidade, em que horário e daí em diante. Um ponto fundamental é que isso não exime a página de ter uma boa configuração em termos de SEO.
Ou seja, se você quiser ter bons resultados também no médio e longo prazo, vai continuar precisando de conteúdos originais, relevantes e que sejam prazerosos de ler. Aí é que entra o Google My Business, como um complemento de tudo isso que foi dito acima.
Ao contrário do que alguns podem pensar, ele não substitui nenhuma das duas formas de aparecer mencionadas: nem o Link Patrocinado, nem o SEO. Ele deve ser um auxílio, por isso decidimos escrever este artigo.
Então, se você quer entender melhor como o Google My Business pode mudar de patamar o seu desempenho digital, seja para uma indústria internacional ou para uma administradora predial SP, basta seguir adiante.
Google My Business: do que se trata?
Em tradução livre, trata-se do Google Meu Negócio, que nada mais é do que um serviço comercial e gratuito da plataforma de busca mais conhecida do mundo. De fato, segundo pesquisa da Net Market Share (uma empresa americana de pesquisas digitais), hoje o Google detém mais de 90% de todo o tráfego gerado organicamente na internet no mundo todo. Para todos os outros buscadores, resta não mais que dividir essa fatia que equivale a menos de 10% das buscas totais. Assim, o Google chega a contabilizar o número assombroso de mais de dois bilhões de pesquisas diárias. É isso mesmo, é como se mais de um terço da população global fizesse ao menos uma pesquisa por dia. Lembrando que elas variam de estudos acadêmicos e pesquisa de um lugar para jantar, até busca por assessoria contábil e empresarial. Tudo isso já deixa mais claro qual é o interesse do Google em promover a bandeira do Google Meu Negócio: trata-se de fazer com que as próprias empresas se cadastrem na plataforma, melhorando a experiência dos usuários que utilizam a plataforma.Fazendo seu cadastro na plataforma
O modo de operar do Google Meu Negócio é muito simples. Como vimos, as próprias empresas fazem seus cadastros. Ali elas informam os dados essenciais do seu negócio, garantindo que ele seja mais seguro e confiável. O papel do Google é armazenar esses dados, mas também acontece que eles interferem no SEO local. Ou seja, cada vez mais a empresa que quiser ter um bom ranqueamento orgânico vai precisar cumprir esse requisito. Trata-se, portanto, de um modo orgânico e gratuito de melhorar seus resultados, daí que possamos afirmar o que está no título deste artigo: tenha resultados imediatos com o Google Meu Negócio, como ficará mais claro adiante. Por enquanto, o que você precisa é se inscrever. As informações essenciais que precisam ser informadas, ou requisitos a serem cumpridos, são as seguintes:- Nome da empresa;
- Categoria do negócio;
- Localização detalhada;
- Contato (telefone, website, e-mail);
- Horários de funcionamento;
- Fotos e imagens.