O Tik Tok é a rede social que mais cresceu e se popularizou no último ano, batendo recordes de download em todo o mundo.
Este aplicativo já superou o Instagram nos Estados Unidos, e tem atraído a atenção de usuários e empresas. Isso porque é uma plataforma simples de mexer e que permite que as pessoas criem vídeos divertidos.
Em quantidade de usuários, o TikTok está se aproximando do Facebook, por ser uma rede social que aposta no humor.
Devido a isso, muitas empresas passaram a enxergar nessa plataforma uma excelente oportunidade para conquistar o público e se aproximar dele. Mas antes, é importante saber se o TikTok é adequado a qualquer perfil de negócio.
Assim como qualquer outra rede social, ele possui suas particularidades e concentra um perfil específico de usuários. Por isso é importante que as empresas estejam atentas para não errar na escolha.
Pensando nisso, neste artigo, vamos conceituar o TikTok, mostrar como funciona, e como as empresas podem usá-lo para melhorar o engajamento com o público, sua conexão com ele e algumas estratégias de marketing que pode usar na plataforma.
O que é TikTok?
O TikTok é uma plataforma focada na produção de vídeos curtos. Ou seja, o usuário grava um vídeo e edita, podendo inserir diversos recursos e acrescentando uma trilha sonora. Essa rede social foi criada na China pela ByteDance, em um acordo bilionário com a então Music.ly. A união proporcionou uma excelente experiência com vídeos e áudios, em uma plataforma de uso simples. Apesar de fazer muito sucesso nos Estados Unidos e na Austrália, o principal público está na China, tanto no que diz respeito a pessoas quanto empresas. Por isso, se alguém procurar por cadeira de barbeiro preço na internet pode acabar encontrando o perfil de muitas empresas do ramo no TikTok. A monetização é feita por meio de anúncios, tendo como objetivo alcançar 500 milhões de usuários ativos por mês. Pelo fato de os usuários poderem criar vídeos, editá-los e ainda acrescentar uma trilha sonora, a plataforma passou a ser considerada uma rede social, o que despertou o interesse das empresas. Para elas, é uma oportunidade de aumentar a aproximação com o público-alvo. Utilizando recursos disponíveis, como efeitos visuais.Como funciona
Embora ainda esteja se popularizando no Brasil, ele está ganhando muito público por aqui, o torna essencial saber como ele funciona, para estar por dentro dessa tendência. Dessa forma, se o usuário pesquisar no Google por esquadrias de alumínio preço, pode encontrar uma empresa antenada que invista nessa plataforma. E algumas de suas principais características de funcionamento são:Interface
Um dos grandes diferenciais desse aplicativo é a maneira como ele foi construído. No menu “Descobrir” o usuário pode ver as hashtags mais populares e vídeos de pessoas famosas. Na tela inicial não são mostrados apenas vídeos de pessoas que você segue ou indicados pelos algoritmos, mas também conteúdos que podem ser interessantes para o usuário.Desafios
A plataforma também possui desafios constantes criados pelos próprios usuários da rede. Eles são polêmicos, mas atraem a atenção de muitos usuários.Compartilhamento
O conteúdo disponível pode ser compartilhado. Por isso, se uma fabricante de tapete capacho vinil deseja enviar um vídeo para um amigo, pode usar recursos de outras redes, como:- WhatsApp;
- Messenger (Facebook);
- Instagram;
- Snapchat.
Privacidade e segurança
Essa rede social é ótima no que diz respeito à privacidade e segurança. Possui classificação etária de 13 anos e os pais podem controlar o tempo de acesso dos filhos. Os usuários podem tornar sua conta privada, impedir que a rede social indique outros usuários e ainda controlar quem comenta ou reage aos vídeos, faz dueto ou download.Moedas
O usuário pode adquirir moedas virtuais para adquirir emojis e diamantes, podendo, ainda, presentear outras pessoas que usam o app. E para fazer uma stream é necessário ter, pelo menos, 1000 seguidores.Efeitos
Os usuários têm à disposição uma enorme galeria de efeitos, que deixam os vídeos mais interativos e divertidos. Podem ser acessados pela câmera, e incluem outros recursos, como:- Jogos;
- Memes;
- Músicas;
- Maquiagem;
- Acessórios.