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Conheça os 5 melhores canais de divulgação para freelancers

Eduardo Larbac - 19 de junho de 2019

Conheça os 5 melhores canais de divulgação para freelancers Conheça os 5 melhores canais de divulgação para freelancers
O freelancer é um trabalhador autônomo que presta serviços para diversas empresas por um período determinado de tempo.

Esse tipo de profissional está ganhando cada vez mais força atualmente. De acordo com o IBGE, esse modelo de trabalho cresceu 20% em 2018.

Para 24% dos profissionais, o principal motivo de ser um freelancer é a flexibilidade de horários, conciliando trabalho e qualidade de vida, segundo pesquisa da Aparelhoelétrico.com.

Com o aumento no número de freelancers, consequentemente o mercado fica mais concorrido. Por isso, se o profissional deseja ter destaque e conseguir mais trabalhos, é fundamental que conheça as melhores formas de divulgar o seu trabalho.

E para ajudar o freelancer a se destacar no mercado, conheça os principais canais de divulgação para vender pela internet o seu trabalho.

1 – Blog

A produção de conteúdos em um blog particular pode ser uma boa alternativa de divulgação. Pois, além de gerar um portfólio do seu trabalho, ele ainda pode ser posicionado nas sites de busca com técnicas de SEO.

Conhecido como otimizador dos motores de busca, o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de buscadores como o Google.

Na hora de produzir seu conteúdo, pense nas principais palavras-chave (termos pesquisados pelos leitores) do seu segmento e adicione ao seu texto de forma coesa e coerente no texto.

Além disso, é possível divulgar no seu blog os seus melhores trabalhos para os potenciais clientes conhecerem o seu estilo de escrita e o ramo de atuação.

Portanto, publicar textos pode ser positivo na criação de um público cativo, pois textos bem escritos e que esclarecem as dúvidas dos leitores podem criar uma audiência engajada e interessada no blog.

2 – Youtube

Outra excelente alternativa para divulgar o trabalho de freelancer é o Youtube. Os vídeos dominam cada vez mais todo o tráfego da internet, tanto que até 2020, 82% dos acessos serão gerados por vídeos, de acordo com levantamento da Cisco.

Por isso, grave vídeos sobre assuntos que você entenda, dessa forma, os potenciais clientes vão enxergar o conteúdo e a postura e dicção do profissional.

3 – Redes Sociais

As redes sociais são canais de divulgação para o freelancer ganhar visibilidade no mercado. Divulgue nas redes sociais para o seu nicho de mercado e tenha grande relevância nessas mídias.

Para quem é designer ou fotógrafo existem o Pinterest e Instagram, que são duas boas opções de redes sociais de imagens. Elas prezam muito pela excelência e é uma alternativa para divulgação.

Outra alternativa de mídia social é o LinkedIn. É possível criar uma grande rede de contatos e publicar artigos relevantes para eles.

Com conteúdos relevantes e uma grande rede de contatos, fica mais fácil conseguir um lead que ofereça oportunidades de trabalho.

4 – Sites de empregos para Freelancers

Outra possibilidade de conseguir trabalhos é estar presente em plataformas específicas de freelancers. Esses sites são grandes oportunidades para ser encontrado pelas empresas.

Nessas plataformas o profissional freelancer cria um perfil, para expor todas as habilidades e a disponibilidade de trabalho, enquanto os clientes finais cadastram suas necessidades de serviço.

Existem vários sites desse tipo como 99freelas, Busca Freela e Trampos.co, se puder, cadastre seus dados em todas as plataformas, dessa forma, terá mais chances de encontrar um trabalho.

5 – Eventos

Para quem opta por divulgar o seu trabalho offline, os eventos são grandes oportunidades para os freelancers encontrarem pessoalmente o seu potencial cliente.

Participar de eventos do seu meio de atuação também ajuda a se atualizar sobre as tendências do mercado. Isso auxilia o freelancer a estar mais capacitado para exercer o seu trabalho.

Mas o objetivo principal dos eventos é o networking. Encontrando pessoas durante a exposição é possível divulgar as suas habilidades, por isso, tenha um cartão de visitas para divulgação offline para que o cliente lembre do seu contato.

Divulgue seu trabalho para ser um grande Freelancer

Buscando mais flexibilidade na sua carga horária, conciliando trabalho e vida social, a profissão de freelancer está crescendo muito no Brasil.

Com o crescimento no número de profissionais, aumenta também o número de concorrentes no mercado, sendo necessário trabalhos de divulgação para se destacar e conseguir trabalhos.

Para começar a divulgar seu trabalho use um blog, desenvolva vários artigos, pois isso pode servir como portfólio e ainda, ajuda no posicionamento dos buscadores usando técnicas de SEO.

Caso não queira escrever, grave vídeos no Youtube. Como grande parte do tráfego é gerado por vídeos, publicar conteúdos nesta plataforma pode atrair um grande número de potenciais clientes.

Outra boa opção é divulgar seu trabalho nas redes sociais. Em plataformas como o LinkedIn é possível criar uma grande rede de contatos, ajudando no número de trabalhos.

Existem também os sites específicos de Freelancers. Nessas plataformas, profissionais estão em busca de trabalhos, e as empresas buscam por freelancers aptos a desenvolver tarefas. Esses sites ajudam ambos a ter uma base sólida de jobs.

Com essas dicas o profissional freelancer terá mais chances de conseguir trabalhos, aumentando a sua renda com uma carga horária mais flexível.

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Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

2 Comentário

  • Joaquim 29 de julho de 2019 at 16:02

    Muito bom esses texto, com toda certeza ele já ajudou um monte de pessoas.

    Responder
    • Eduardo Larbac 5 de agosto de 2019 at 16:29

      Obrigado pelo elogio! Fico feliz de poder colaborar!

      Responder

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