Com o boom da tecnologia, o marketing vem passando por um período de reviravoltas. Nesse sentido, se você está antenado quanto às principais tendências da área, provavelmente já ouviu falar em inbound marketing e outbound marketing.
Embora ambas sejam estratégias que passam por transformações e adaptações, já parou para pensar em quais as principais diferenças entre elas? Sabe como utilizar cada uma delas em prol do seu negócio? É justamente sobre isso que vamos falar neste post.
A seguir, confira o conceito de inbound marketing e outbound marketing, entendendo também as suas aplicações e diferenças. Por fim, explicarei como mesclar as duas estratégias para ampliar ainda mais os resultados de uma campanha. Ficou interessado? Continue a leitura!
O que é inbound marketing?
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, reúne as estratégias de marketing digital que visam atrair a atenção do cliente. Isso acontece por meio da criação e do compartilhamento de conteúdos valiosos voltados para um público-alvo específico.
Chamando esse consumidor até você, certamente se torna mais fácil apresentar a ele as suas soluções e transformá-lo em um cliente fidelizado ou até mesmo promotor da marca.
Além disso, as chances de se desenvolver um relacionamento duradouro com ele são maiores, deixando-o mais confiante a ponto de permitir essa aproximação — afinal, você o conquistou por meio de materiais que ele mesmo buscava.
Se o seu negócio ainda não apostou no inbound marketing como estratégia de crescimento, captação e fidelização de clientes, chegou a hora de repensar essa questão.
Isso porque, se antes o consumidor não tinha exatamente um controle sobre o que consumia, na internet ele consegue escolher tudo: quais canais acessar, quais conteúdos ler, entre outros. Sendo assim, nada melhor que atrai-lo com o que ele mesmo deseja absorver.
Principais características
Entre as principais características do inbound marketing está a continuidade, uma vez que a mensagem da marca é passada ao consumidor em potencial de forma ininterrupta e nos momentos certos.
Além disso, podemos citar a comunicação aberta. Isso porque marca e cliente estão engajados em iniciativas e discussões de modo constante. Dessa forma, se torna mais viável a criação de um relacionamento de confiança, gerando assim outro aspecto interessante do inbound marketing: o engajamento.
Aplicações
Primeiramente, é preciso entender que a metodologia do inbound marketing é definida por quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Para isso, podem ser utilizadas as seguintes estratégias:
- atração — blogposts, utilização de técnicas de SEO e palavras-chave, Facebook ads e Google Adwords;
- captação de leads — compartilhamento de conteúdos valiosos para o público-alvo, uso de calls-to-action bem elaborados, criação de landing pages e iscas digitais, como e-books, webinars, vídeos etc;
- conversão e encantamento — envio de e-mail marketing, redes sociais, leadscoring.
O que é outbound marketing?
O outbound marketing é um velho conhecido. Ele representa as campanhas veiculadas em meios tradicionais, como a televisão, rádio, impressos, outdoors e telemarketing.
Embora tenha sofrido com a transformação do comportamento do consumidor, que já não é tão receptivo quanto a essas técnicas invasivas, ele não está morto — afinal, as pessoas não pararam de assistir televisão, de passar em frente a outdoors ou de atender chamadas telefônicas, por exemplo.
No entanto, o outbound marketing precisou se reinventar para continuar a ser efetivo, já que existem atualmente diversas dificuldades para esse mercado, como o bloqueio de listas de telefone, o adblock e os filtros de spam, por exemplo.
Principais características
A comunicação unilateral é uma forte característica do outbound, já que em um anúncio tradicional há pouca ou até mesmo nenhuma interação. Além disso, há a interrupção constante e o menor engajamento — afinal, se a solução apresentada pela marca não for o que a pessoa precisa naquele momento, o anúncio pouco fará efeito sobre ela.
Aplicações
Como já mencionamos, entre as formas de atuação das campanhas de outbound marketing estão:
- propagandas em intervalos comerciais na TV e no rádio;
- propagandas impressas;
- outdoors;
- prospecção ativa em empresas;
- eventos;
- cold calls;
- pop-ups na tela do usuário (há também outbound marketing na internet!);
- e-mails lançados para um público genérico e não segmentado, na forma de mala direta;
Inbound marketing x outbound marketing
O inbound marketing apresenta um custo 62% mais baixo, segundo dados do Hubspot, em 2016, além de garantir um retorno sobre investimento (ROI) médio de 275%. O outbound marketing, por sua vez, tem um custo mais alto com taxas de conversão imprevisíveis.
O conteúdo veiculado pelas campanhas de outbound marketing podem não ser tão envolventes para os consumidores, uma vez que nem sempre são bem-vindos — ao contrário do que acontece no inbound marketing, no qual a mensagem apresenta valor e gera mais engajamento.
Por fim, também existem diferenças quanto à mensuração de resultados. No inbound ela acontece de modo mais fácil e pode ser acompanhada em tempo real, o que permite a mudança imediata das estratégias visando melhorias. No outbound, por sua vez, isso acontece de forma engessada, não permitindo na maioria das vezes uma ação imediata.
Como mesclar inbound marketing e outbound marketing?
Engana-se quem pensa que inbound marketing e outbound marketing não podem ser utilizados juntos em prol de uma campanha ainda mais satisfatória. Saiba que isso não só é viável, como também vem sendo utilizado por vez mais empreendimentos.
É preciso entender que o mix de marketing é real, e que inbound e outbound não se eliminam. Utilizando o melhor dos dois mundos, é possível contar com as duas metodologias para um mesmo objetivo. Aqui, alguns exemplos práticos são:
- publicidade online (anúncios pagos) + blog com conteúdos preciosos;
- panfletagem + eventos e materiais online, como webinars e e-books;
- loja física + e-commerce;
- folders + criação de aplicativos.
Viu como inbound marketing e outbound marketing são estratégias diferentes, mas que podem ser utilizadas juntas para potenciar resultados? Com o artigo de hoje, espero que as diferenças entre ambas as modalidades tenham ficado claras. Dessa forma, será mais fácil investir naquelas campanhas que mais farão sentido para o seu negócio e, assim, colher os melhores rendimentos. E você, gostou do nosso post? Para receber novidades relevantes e mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada, não deixe de assinar agora mesmo a newsletter!