O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que visa o crescimento rápido de uma marca, por meio da divulgação de anúncios, que podem aparecer em várias plataformas (Google, redes sociais, páginas web, entre outros).
Normalmente, as campanhas patrocinadas são recomendadas para empresas que estão iniciando o trabalho com marketing digital e, devido a isso, precisam crescer em meio a uma grande competitividade na internet.
Ao longo do artigo de hoje, descubra as vantagens de se investir no tráfego pago e como a estratégia pode colaborar com a expansão da sua marca. Acompanhe a leitura!
O que é tráfego pago?
De modo simples, o tráfego pago nada mais é que uma ferramenta de anúncios, em que se investe uma certa quantidade de dinheiro e, desse modo, o seu conteúdo passa a ser visualizado por mais pessoas. Por exemplo, quando nos deparamos com uma propaganda de luva para limpeza em nosso feed do Facebook, ela pode aparecer com a palavra “Patrocinado” na descrição, para identificar que se trata de uma estratégia paga de marketing. No caso do tráfego pago, a estratégia é mais voltada para a atração de visitantes e, por conta disso, o maior investimento se dá no Google. Assim, quando alguém faz alguma pesquisa no buscador, os primeiros resultados são geralmente patrocinados. Hoje em dia, existe um modelo de tráfego pago conhecido como PPC (Pay per Click, ou em tradução “Pague por Clique”). Neste tipo de anúncio, cobra-se apenas quando um usuário clica ou visualiza o seu conteúdo. Desse modo, quanto mais pessoas clicarem na propaganda, maior é o dinheiro investido. Com isso, maior é o reconhecimento da sua marca.Quais as principais vantagens do tráfego pago?
Embora muitos estrategistas de marketing digital defendam que o planejamento deve priorizar as iniciativas orgânicas (não pagas), por vezes a empresa acaba investindo em tráfego pago, justamente pela rapidez nos resultados. Ou seja, se no orçamento serviços contábeis há uma quantidade disponível para o marketing, esse montante pode ser direcionado para o tráfego pago. A seguir, separamos algumas das principais vantagens dessa estratégia. Confira!Imediatez nos resultados
Ao usar a estratégia do tráfego pago, é possível esperar por resultados muito rápidos. Para isso, basta criar uma conta em uma das ferramentas de anúncio disponíveis, configurar as campanhas e definir o orçamento. Após esse processo, os seus anúncios são veiculados ao público segmentado, que passa a interagir e conhecer mais sobre a marca.Alto potencial de segmentação
As pessoas que se interessam por calibração de equipamentos laboratoriais, por exemplo, têm um perfil bastante específico. Por conta disso, não adianta fazer um anúncio massivo, pois o risco de não atingir os potenciais clientes é grande. Com o tráfego pago, o anunciante tem a chance de fazer a segmentação do conteúdo, oferecendo a propaganda para pessoas que realmente têm chances de fazer uma compra, porque se interessam pelo produto ou serviço. Além disso, por usar palavras-chave específicas, o tráfego pago pode segmentar a audiência pela localidade. Por exemplo, ao tratar de assessoria contábil em São Paulo, já dá para direcionar o material para uma região geograficamente localizada.Investimento flexível
Muitas pessoas acreditam que o investimento em tráfego pago é extremamente alto. Mas ao contrário disso, é possível flexibilizar, de acordo com o orçamento da empresa. Dessa forma, se uma organização de cursos online SP quer iniciar uma campanha com tráfego pago, mas dispõe de um montante não muito alto, dá para criar um anúncio direcionado e conforme os limites financeiros da empresa. Dessa forma, todos os tipos de empreendimentos, incluindo os pequenos negócios, podem se beneficiar das vantagens do tráfego pago.Melhor rankeamento nos buscadores
O tráfego pago tem uma ligação direta com o marketing de conteúdo. Isso porque a campanha se baseia na escolha de palavras-chave, classificando o seu material conforme a busca dos usuários. Por exemplo, se o anunciante escolhe a palavra-chave “aluguel de carros com motorista para casamento”, quando um usuário digita esses termos irá se deparar com o conteúdo patrocinado logo nas primeiras posições. As vantagens do melhor rankeamento são inúmeras, incluindo:- Aumento do número de visitantes para o site;
- Maiores chances de conversão em leads (potenciais clientes);
- Expansão e reconhecimento da marca na internet;
- Crescimento das chances de vendas.