Independente de qual seja o setor do seu empreendimento, é sempre importante trabalhar com a conexão desse negócio junto ao seu público, por meio de canais que permitam essa aproximação entre clientes e empresas, como as redes sociais, um blog ou um site.
Tudo que possa servir como uma ponte entre uma companhia e o seu público, seja uma empresa focada no consumidor final ou aquelas que atuam com o mercado empresarial, cada uma tendo que adaptar o seu diálogos de acordo com sua audiência.
Dentro de um processo onde se mostra preciso não somente escolher o tom adequado, mas também os veículos corretos. Afinal, não é comum que a população jovem atual seja um grande ouvinte de rádio, logo não é muito positivo focar em anúncios nessa área.
Da mesma forma com que uma loja produtos naturais pode focar a sua comunicação para a plataformas digitais, diante a grande presença do seu público-alvo na internet, que pode chegar até o seu comércio ao pesquisar por onde comprar alimentos sem glúten.
E de fato a internet vem se mostrando como um dos canais mais otimizados para se realizar esse tipo de contato com os clientes, vide a popularidade cada vez maior desse ambiente virtual, podendo ser acessado por um alto número de usuários.
Todos de diferentes culturas e faixas de idade, já que a população que cresceu com a internet já representa uma grande parcela da comunidade atual, o que nos leva a uma sociedade mais conectada, seja para o lazer, trabalho ou comércio.
Existindo assim diversas aplicações a serem utilizadas na internet, como no caso de um vendedor de materiais para escritório, que trabalha com mesas, móveis e cadeira giratoria executiva, que pode divulgar seus produtos pelas redes sociais, assim como por seu site.
Mas além da divulgação em si dos seus produtos e serviços, existe também a necessidade de comercializar a imagem de uma marca, criando uma relação fortificada com os seus clientes, por meio de conteúdos especializados.
E quando se fala em criar uma relação com o seu público, sendo você uma empresa ou um indivíduo em busca de compartilhar os seus pensamentos e suas produções artísticas, um blog pode ser uma ferramenta essencial para tal objetivo.
A relevância que um blog pode trazer
Os blogs são algumas das ferramentas mais tradicionais da internet, tendo início como uma espécie de diário pessoal a ser compartilhado nas redes, no qual um usuário poderia utilizar desse formato de site para partilhar dos seus conteúdos produzidos. Com o passar do tempo os blogs foram ganhando um perfil cada vez mais profissional, até porque as redes sociais passaram a assumir esse espaço de uma plataforma de caráter mais informal, deixando ao blog um novo cenário a ser desbravado. Com base nessa mudança, os blogs passaram a ser não somente uma fonte de conteúdo pessoal, podendo se encontrar esse tipo de veículo relacionado aos mais diversos tipos de empreendimentos, que usavam dos blogs como um canal de comunicação diferenciado. Enquanto os sites de vendas ou até mesmo os institucionais são responsáveis pela divulgação dos serviços de impressão em tecido de uma gráfica, assim como agir como um ponto de contato com os clientes interessados, o blog tem outra função. Essa aplicação específica tem a função de expor as opiniões e conteúdos relacionados de uma empresa ou indivíduo. O que acaba sendo ainda mais importante com a necessidade das companhias atuais de se apresentarem com uma entidade humana. Ou seja, uma companhia que esteja além dos negócios e de fato está preocupada com a relação que possui junto ao seu público, abordando conceitos e valores que podem ser importantes para que um cliente se sinta motivado a escolher por essa empresa. Ainda mais quando um negócio se encontra dentro de um mercado competitivo, no qual o processo de definição de escolha de compra de um cliente pode ser responsável pela performance de um empreendimento em detrimento de outro. Então, para se criar uma melhor relação com o seu público se torna necessário apostar em algumas estratégias de marketing existentes, podendo se destacar a função do marketing de conteúdo, com a produção de obras que possam chamar o interesse desse cliente. Não necessariamente falando sobre o produto ou serviço de um negócio, mas também de conteúdos que podem somente estar relacionados ao seu âmbito de trabalho, como uma empresa que realiza pintura industrial, que pode falar também sobre temas de decoração. Criando assim uma conexão inicial com um usuário interessado sobre como atuar na decoração da sua loja, e depois ser apresentado aos serviços de pintura de uma companhia especializada nesse tipo de serviço. E um dos veículos principais para o compartilhamento de peças produzidas focadas no marketing de conteúdo são os blogs, que necessitam ser preenchidos frequentemente por conteúdos de qualidade, capazes de criar uma conexão com os usuários na internet. Sendo importante seguir uma série de dicas, caso o seu objetivo seja apresentar ao seu público os melhores artigos possíveis, fazendo do seu blog um dos principais pontos de acesso entre o seu empreendimento e essa audiência online. Seja o seu projeto de base comercial, como também de origem artística.Como fazer um artigo de qualidade para o seu blog
Para se ter um blog de audiência considerável, de acordo com a especificidade do tipo de assunto que você pretende abordar, é preciso alinhar os seus objetivos com o tipo de conteúdo que seu público-alvo busca na internet. Através de um relação de correspondências às demandas levantadas pelo seu perfil de público, como uma audiência voltada ao ramo da engenharia , que pode se interessar por conteúdos voltados a manutenção de um maquinário ou uso de pressurizadores. Mas junto a criação desse conteúdo em si, é preciso também saber como otimizar a publicação deles, por meio de ferramentas e técnicas que podem ser essenciais para o destaque que esse blog possa alcançar na internet. Dicas que passam por:Escolha de bons títulos
É sempre importante lembrar que a internet é uma plataforma cada vez mais repleta de diferentes conteúdos, fazendo com que a atenção dos usuários seja algo a ser disputado pelas entidades presentes nesse cenário, como empresas e produtores de conteúdo. E para que esse indivíduo se sinta atraído a clicar em seus artigos é preciso apresentar ao mesmo chamadas interessantes, que resumem o assunto ali tratado, mas também convidem esse possível a uma leitura. Por mais que seja a porta de acesso a tais conteúdos, às vezes é mais indicado deixar para resolver o título após a produção do conteúdo, de forma a encontrar uma chamada que consiga resumir tudo que está presente nesse texto.Lembre-se das aulas de protuguês
É de grande importância que os seus antigos não tenham nenhum erro gramatical, capaz até mesmo de prejudicar o prestígio que um blog tem junto ao seu público. Principalmente quando ele fala sobre temas mais complexos, como na aplicação de um booster para compressor na sua fábrica. Blogs mais informais também devem se preocupar com isso, por informalidade não é sinônimo de uma linguagem incorreta.Esteja atento ao SEO
Além de ter um bom conteúdo, para que um blog seja encontrado com facilidade na internet, ele precisa também contar com uma boa configuração SEO (Search Engine Optimization). Aplicação responsável para que os serviços de busca encontrem o seu endereço digital. Entre as ferramentas que podem melhorar o SEO de um blog é possível citar:- Uso de palavras-chave;
- Número adequado de palavras;
- Bom título;
- Presença de links externos.