O Google é uma importante ferramenta para qualquer pessoa nos dias de hoje. A gigante da tecnologia é responsável pela maior parte dos avanços em internet e ferramentas de busca, sendo uma das principais formas de os clientes procurarem qualquer assunto.
Por isso, ter um bom posicionamento junto ao Google acaba sendo uma das principais maneiras de conseguir fazer sua empresa crescer. Inclusive, qualquer tipo de pesquisa sobre engajamento mostra resultados eficazes desse tipo de utilização.
Por meio de técnicas de SEO, você consegue aumentar seu ranqueamento e aparecer mais frequentemente nas pesquisas feitas na plataforma. Quando um usuário tem algum problema ou necessidade, é muito comum que ele procure mais informações.
Para isso, o principal canal de pesquisa no mercado atualmente é o Google. O consumidor, então, digitará algumas palavras que representem seu problema, e o algoritmo do google pesquisará em seus bancos de dados por todas as informações relevantes.
Entretanto, existem milhões de sites dos mais variados tipos, então é muito comum que estas buscas resultem em milhares de resultados. Estes resultados são colocados em uma lista por ordem de relevância, que é medida por uma série de fatores internos.
Normalmente, o consumidor encontra o que ele precisa entre os primeiros links, dificilmente passando do terceiro. Então, se o cliente estiver procurando uma empresa de segurança eletrônica, as chances de ele fechar negócio com a primeira colocada são grandes.
Embora o Google não revele exatamente quais são as métricas utilizadas para determinar a relevância, de modo que não haja a oportunidade de burlar o sistema, algumas ações são de senso comum.
Conheça os tipos de resultados do google
Para conseguir melhores resultados, primeiramente você precisa compreender as formas que eles podem aparecer. Existem dois modos básicos que todas as pesquisas do Google retornam para os clientes. A primeira delas é o tráfego pago. Neste caso, a empresa paga um valor preestabelecido para ser encontrada primeiro em pesquisas relacionadas às palavras-chave escolhidas. Este tipo é ideal para aumentar o engajamento, sobretudo de empresas que estão começando. Então, quando você quiser que um negócio de camisetas promocionais, por exemplo, se expanda rápido, esse é o caminho a seguir. Isso porque elas aparecerão para muitas outras pessoas, apresentando um conteúdo de qualidade e relacionado à pesquisa que o cliente fez. Ainda assim, algumas pessoas não gostam dos links patrocinados e os pulam. No geral, os resultados desse tipo de ação são bem satisfatórios, mas eles também são finitos. Quando acaba o período contratado de publicidade paga, todo o engajamento desaparece, por isso é importante conhecer outro método de resultado. O resultado orgânico foi estruturado e pensado para obter mais clientes e vendas. Assim, os serviços de abertura de empresa prestados por um especialista conseguirão atingir o público certo sem gasto nenhum. Entretanto, o método orgânico costuma demorar muito mais para começar a engajar, uma vez que ele depende de padrões, e padrões levam um tempo até se formarem. É para este segundo caso que você deve utilizar as técnicas de SEO em seu site. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de atividades que você pode realizar com sua página para conseguir os resultados esperados de engajamento.Como melhorar seu posicionamento?
Agora que você entende as bases de funcionamento do engajamento no Google, é preciso se atentar a alguns elementos que podem fazer a diferença na hora de conseguir bons resultados de pesquisa. Essas ações são de senso comum, e não existe uma forma de garantir resultados diretos, mas são estratégias que envolvem melhorar seu material e apresentar bons conteúdos para o cliente, o que acaba ajudando a alcançar uma gama maior de consumidores.1. Qualidade de conteúdo
Quando você cria um material raso e sem muitas informações, seja com um texto pequeno, informações pouco relevantes ou outros tópicos, é comum que os algoritmos de ferramentas de pesquisa acabem deixando de lado seu material. Estes robôs estão programados para identificar conteúdos fracos, uma vez que o sucesso de uma plataforma de pesquisa é justamente a credibilidade que os clientes incluem nela. Então, quando você oferece informações sobre cursos tecnicos, ou sobre qualquer outro assunto, é esperado uma qualidade diferenciada de conteúdo.2. Tamanho de textos
O Google quer apresentar um conteúdo de qualidade, para isso, busca informações entre os materiais que parecem mais completos sobre um determinado assunto. Por isso, é importante se atentar no tamanho de seus textos. Alguns tópicos não exigem textos tão extensos, enquanto outros funcionam de maneira muito mais adequada com textos completos. É importante você verificar o tipo de conteúdo que está se dispondo a fazer, para conseguir resultados adequados.3. Atenção aos títulos
Os títulos que você cria devem ser chamativos e interessantes, para atrair o público e engajar melhor seu material. A utilização de palavras-chave para aumentar os resultados de acessos é ideal. Além disso, é importante você pensar em como utilizar melhor os títulos, que possuem técnicas de SEO específicas para ele, aumentando a incidência de resultados em buscas orgânicas de clientes. Entretanto, é importante ter atenção e cuidado em alguns pontos especiais. Por exemplo, uma empresa que não possua serviços de terceirização de TI, acaba passando batido por este tipo de situação. Quando você estiver utilizando um título para atrair mais clientes para sua empresa, evite os famosos clickbaits, chamadas que não condizem com o conteúdo do texto e só tem um fator sensacionalista.4. Trabalhar as URLs
Outro ponto importante é trabalhar as URLs de seu site. Muitas vezes, torná-las mais amigáveis ajuda os algoritmos a identificarem palavras-chave, fazendo com que seu site suba no ranqueamento do Google. Você pode tornar as urls mais amigáveis através de diversas ações, como:- Utilização de palavras-chave;
- Apenas letras minúsculas;
- Evitar colocar datas;
- Apenas palavras necessárias.