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Dicas de como melhorar sua posição no Google

Eduardo Larbac - 31 de maio de 2021

Dicas de como melhorar sua posição no Google Dicas de como melhorar sua posição no Google
O Google é uma importante ferramenta para qualquer pessoa nos dias de hoje. A gigante da tecnologia é responsável pela maior parte dos avanços em internet e ferramentas de busca, sendo uma das principais formas de os clientes procurarem qualquer assunto.

Por isso, ter um bom posicionamento junto ao Google acaba sendo uma das principais maneiras de conseguir fazer sua empresa crescer. Inclusive, qualquer tipo de pesquisa sobre engajamento mostra resultados eficazes desse tipo de utilização.

Por meio de técnicas de SEO, você consegue aumentar seu ranqueamento e aparecer mais frequentemente nas pesquisas feitas na plataforma. Quando um usuário tem algum problema ou necessidade, é muito comum que ele procure mais informações.

Para isso, o principal canal de pesquisa no mercado atualmente é o Google. O consumidor, então, digitará algumas palavras que representem seu problema, e o algoritmo do google pesquisará em seus bancos de dados por todas as informações relevantes.

Entretanto, existem milhões de sites dos mais variados tipos, então é muito comum que estas buscas resultem em milhares de resultados. Estes resultados são colocados em uma lista por ordem de relevância, que é medida por uma série de fatores internos.

Normalmente, o consumidor encontra o que ele precisa entre os primeiros links, dificilmente passando do terceiro. Então, se o cliente estiver procurando uma empresa de segurança eletrônica, as chances de ele fechar negócio com a primeira colocada são grandes.

Embora o Google não revele exatamente quais são as métricas utilizadas para determinar a relevância, de modo que não haja a oportunidade de burlar o sistema, algumas ações são de senso comum.

Conheça os tipos de resultados do google

Para conseguir melhores resultados, primeiramente você precisa compreender as formas que eles podem aparecer. Existem dois modos básicos que todas as pesquisas do Google retornam para os clientes.

A primeira delas é o tráfego pago. Neste caso, a empresa paga um valor preestabelecido para ser encontrada primeiro em pesquisas relacionadas às palavras-chave escolhidas.

Este tipo é ideal para aumentar o engajamento, sobretudo de empresas que estão começando. Então, quando você quiser que um negócio de camisetas promocionais, por exemplo, se expanda rápido, esse é o caminho a seguir.

Isso porque elas aparecerão para muitas outras pessoas, apresentando um conteúdo de qualidade e relacionado à pesquisa que o cliente fez. Ainda assim, algumas pessoas não gostam dos links patrocinados e os pulam.

No geral, os resultados desse tipo de ação são bem satisfatórios, mas eles também são finitos. Quando acaba o período contratado de publicidade paga, todo o engajamento desaparece, por isso é importante conhecer outro método de resultado.

O resultado orgânico foi estruturado e pensado para obter mais clientes e vendas. Assim, os serviços de abertura de empresa prestados por um especialista conseguirão atingir o público certo sem gasto nenhum.

Entretanto, o método orgânico costuma demorar muito mais para começar a engajar, uma vez que ele depende de padrões, e padrões levam um tempo até se formarem.

É para este segundo caso que você deve utilizar as técnicas de SEO em seu site. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de atividades que você pode realizar com sua página para conseguir os resultados esperados de engajamento.

Como melhorar seu posicionamento?

Agora que você entende as bases de funcionamento do engajamento no Google, é preciso se atentar a alguns elementos que podem fazer a diferença na hora de conseguir bons resultados de pesquisa.

Essas ações são de senso comum, e não existe uma forma de garantir resultados diretos, mas são estratégias que envolvem melhorar seu material e apresentar bons conteúdos para o cliente, o que acaba ajudando a alcançar uma gama maior de consumidores.

1.    Qualidade de conteúdo

Quando você cria um material raso e sem muitas informações, seja com um texto pequeno, informações pouco relevantes ou outros tópicos, é comum que os algoritmos de ferramentas de pesquisa acabem deixando de lado seu material.

Estes robôs estão programados para identificar conteúdos fracos, uma vez que o sucesso de uma plataforma de pesquisa é justamente a credibilidade que os clientes incluem nela.

Então, quando você oferece informações sobre cursos tecnicos, ou sobre qualquer outro assunto, é esperado uma qualidade diferenciada de conteúdo. 

2.    Tamanho de textos

O Google quer apresentar um conteúdo de qualidade, para isso, busca informações entre os materiais que parecem mais completos sobre um determinado assunto. Por isso, é importante se atentar no tamanho de seus textos.

Alguns tópicos não exigem textos tão extensos, enquanto outros funcionam de maneira muito mais adequada com textos completos. É importante você verificar o tipo de conteúdo que está se dispondo a fazer, para conseguir resultados adequados.

3.    Atenção aos títulos

Os títulos que você cria devem ser chamativos e interessantes, para atrair o público e engajar melhor seu material. A utilização de palavras-chave para aumentar os resultados de acessos é ideal.

Além disso, é importante você pensar em como utilizar melhor os títulos, que possuem técnicas de SEO específicas para ele, aumentando a incidência de resultados em buscas orgânicas de clientes.

Entretanto, é importante ter atenção e cuidado em alguns pontos especiais. Por exemplo, uma empresa que não possua serviços de terceirização de TI, acaba passando batido por este tipo de situação.

Quando você estiver utilizando um título para atrair mais clientes para sua empresa, evite os famosos clickbaits, chamadas que não condizem com o conteúdo do texto e só tem um fator sensacionalista.

4.    Trabalhar as URLs

Outro ponto importante é trabalhar as URLs de seu site. Muitas vezes, torná-las mais amigáveis ajuda os algoritmos a identificarem palavras-chave, fazendo com que seu site suba no ranqueamento do Google.

Você pode tornar as urls mais amigáveis através de diversas ações, como:
  • Utilização de palavras-chave;
  • Apenas letras minúsculas;
  • Evitar colocar datas;
  • Apenas palavras necessárias.
Dessa maneira, suas URLs ficarão muito mais facilmente encontradas pelo algoritmo do Google.

5.    Heading tags

Este é um dos elementos mais importantes para o SEO, embora poucas pessoas saibam aplicar corretamente este tipo de modelo. Trata-se da utilização de tipos de cabeçalho para definir a prioridade no texto.

Dessa maneira, você consegue colocar um material muito melhor qualificado para aumentar os acessos através do Google. Assim, algumas empresas de alimentação, por exemplo, têm criado muitos destaques usando estes títulos.

6.    Palavras-chave

As palavras-chave são ferramentas imprescindíveis, pois são elas que o algoritmo busca quando o consumidor faz uma pesquisa. Por isso, é fundamental que você possua conhecimento de quais palavras-chave utilizar para conseguir bons resultados.

Uma boa descrição é sempre boa para aumentar seu engajamento, e você deve se atentar ao fato de que as palavras-chave devem fazer sentido com o conteúdo apresentado.

Uma empresa que utiliza palavras-chave que não conversam com o material, acabam sendo deixadas para trás, e os algoritmos cada vez mais estão identificando esse tipo de situação.

7.    Trabalhe a responsividade.

Hoje em dia, boa parte da comunicação e utilização de ferramentas da internet se dá em smartphones. Estes aparelhos têm crescido cada vez mais, aproveitando suas possibilidades para atingir o máximo possível de pessoas.

Quanto mais você conseguir explorar estes recursos, melhor será a recepção de seu site por parte dos consumidores, o que aumenta seu engajamento junto à ferramenta de pesquisa.

8.    Velocidade

As pessoas estão muito mais apressadas no que diz respeito a conteúdo web. Depois de alguns segundos, o cliente perde o interesse e sai de uma página que não esteja carregada.

Por isso, é importante que você mantenha seu site leve e completo, sem falhas estruturais que aumentem o tempo de carregamento, garantindo assim uma experiência de usuário muito mais satisfatória.

9.    Link Building

A construção de links para conseguir aumentar o engajamento acaba sendo fundamental para aumentar sua autoridade de página, elemento essencial para conquistar mais espaço no mercado.

Assim, você se torna uma empresa mais respeitada, e acaba aumentando o potencial de engajamento com o Google e outros serviços, principalmente com relação a pesquisas e engajamento com o público.

10.  Aposte em meta descrição

A meta descrição é aquele pequeno texto que aparece no Google quando um cliente procura sobre um determinado assunto. Se você não criar uma meta descrição, o conteúdo aparecerá com parte do texto original.

Entretanto, esta é uma importante ferramenta de engajamento, uma vez que é uma chance de mostrar sua qualidade e autoridade para o cliente. Por isso, muitas empresas usam a meta descrição como uma forma de vitrine de seu conteúdo.

Se o cliente gostar do que está lendo, ele certamente irá querer saber mais sobre o conteúdo e acabará acessando sua página. Assim, você tem um controle de acesso muito maior de seu público.

Considerações finais

O Google é uma ferramenta imprescindível de trabalho nos dias de hoje. Qualquer empresa que pretende se manter ativa no mercado precisa conhecer as funcionalidades da plataforma e como se engajar melhor com os clientes.

Por isso, é importante que se crie um conhecimento maior acerca desse tipo de recurso, garantindo que as pessoas conseguirão entender todas as possibilidades que a empresa possui na utilização da ferramenta de busca para aumentar seus acessos.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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