Garantir que uma mensagem seja recebida com sucesso pelo público é um dos grandes desafios das empresas nos dias atuais. Uma das principais maneiras de evitar imprevistos como ser classificado como spam é seguir as dicas de e-mail marketing disponível neste post!
A evolução da tecnologia tornou possível a comunicação quase que de forma instantânea. Esses avanços são responsáveis pela melhoria das estratégias de marketing das empresas que estão cada vez mais elaboradas.
Na hora de transmitir a mensagem desejada ao consumidor vale de tudo, mas é preciso cuidado para não transformar o seu conteúdo em spam.
Para auxiliar a sua empresa a conseguir melhores resultados, separei algumas dicas de e-mail importantes! Continue a leitura para saber mais!
O que é e-mail marketing?
É conhecido como uma estratégia de marketing digital utilizada pelas empresas para se comunicarem com os seus clientes e possíveis compradores via e-mail.
Hoje em dia, o e-mail marketing é considerado uma das estratégias mais pessoais e eficientes na comunicação entre empresa e público, pois a troca direta de mensagens personalizadas aproxima o relacionamento e deixa o cliente mais conectado com a marca.
Quais são as melhores dicas de e-mail para evitar o spam?
O e-mail marketing já é utilizado por muitas empresas, no entanto nem sempre da maneira correta. Muitas marcas ainda não se especializaram nessa estratégia e acabam enviando conteúdos errados, desconexos e configurados da maneira errada, fazendo com que a mensagem vá direto para a pasta de spam dos usuários.
Como evitar ser classificado como spam? Essa é uma pergunta realizada com muita frequência por empresários que não sabem como planejar as suas estratégias de marketing digital.
Buscando ajudar a sua empresa, separamos algumas dicas de e-mail que você deve considerar antes de programar o seu calendário de envios. Confira!
Utilize uma ferramenta de envio confiável
Além de possuírem servidores estruturados para o uso do e-mail marketing, as ferramentas de envio disponíveis na internet hoje são extremamente úteis para a avaliação dos resultados obtidos.
Muitos provedores acabam encaminhando uma mensagem para a caixa de spam quando o remetente anda enviando o mesmo conteúdo para diferentes pessoas. Em razão disso, uma ferramenta de envio é capaz de enviar o mesmo e-mail para milhares de endereços e ainda assim não cair no lixo eletrônico.
Analisar a taxa de abertura e acessos no site da empresa por meio do link disponibilizado em um e-mail é mais uma vantagem de se utilizar uma ferramenta de envio.
Evite enviar arquivos anexados ao e-mail
Esse erro comum não poderia ficar de fora das nossas dicas de e-mail. Muitas empresas costumam enviar imagens ou documentos em anexo, no entanto essa ação está completamente errada e aumenta as chances da sua mensagem ser encaminhada para a pasta de spam do destinatário.
Antes de enviar um e-mail marketing, observe se algum arquivo foi anexado, principalmente se for algum anexo executável — com o final .exe —, uma vez que eles podem fazer com que o provedor reconheça a sua mensagem como vírus.
Insira imagens e textos
Uma das dicas de e-mail mais importantes que precisamos citar é a inclusão de textos na sua mensagem.
Inserir imagens em um e-mail marketing é inevitável, no entanto é preciso adicionar texto para que não se torne um conteúdo muito pesado nos servidores. Isso pode fazer com que a sua mensagem seja considerada spam.
O ideal é criar um e-mail marketing de maneira interativa e coesa, com uma mistura de imagens e textos que se interligam, garantindo que a mensagem seja enviada para a caixa de entrada e chame a atenção do leitor.
Possua uma frequência de envios planejada
Enviar e-mails descontroladamente também pode ser prejudicial para a sua empresa. Não só pelo fato de correr o risco de o conteúdo ser encaminhado para a pasta de spam, mas também para evitar que o receptor se irrite com a quantidade desnecessária de e-mails enchendo a sua caixa de entrada.
A frequência de envio de e-mails é muito subjetiva, ela está ligada à segmentação da sua base de contatos e precisa ser estruturada de maneira diferenciada para cada fase do consumidor até a confirmação da venda e a fidelização do cliente.
Escreva o assunto do e-mail com atenção
Uma frase breve, de impacto e que não ultrapasse 50 caracteres. Esse é o assunto de e-mail ideal para que a sua mensagem não se torne suspeita.
O recomendado é que o assunto de um e-mail marketing possua entre 5 e 8 palavras para ser considerado normal. Também é importante ressaltar que as empresas devem evitar utilizar todo o texto em Caps Lock.
Algumas palavras como: grátis, clique aqui, promoção e divulgue devem ser ignoradas no assunto, elas são capazes de ativar o alerta anti-spam e fazer com que o seu e-mail vá direto para o lixo eletrônico do usuário.
Construa uma lista de contatos
Jamais aceite a compra de uma lista com e-mails. A sua empresa precisa enviar conteúdo para o público-alvo que abrange e não para uma infinidade de endereços que muitas vezes não são utilizados há meses ou anos.
Uma campanha de e-mail marketing só vai trazer resultados se for direcionada para o público que possui interesse no seu segmento. Se uma empresa enviar centenas de e-mails para usuários que classificam as mensagens como spam, os servidores começam a direcionar todos os envios para o lixo eletrônico.
Instigue os leitores a responderem os seus e-mails
O engajamento é essencial para que os servidores avaliem a qualidade dos seus envios e deixem de sinalizar os seus e-mails como perigosos.
Quando as empresas constroem conteúdos interativos e atraentes para os olhares do público, as taxas de respostas crescem e proporcionam resultados surpreendentes nas campanhas de e-mail marketing.
As nossas dicas de e-mail vão auxiliar a sua empresa a evitar que sua mensagem seja percebida como spam e que o conteúdo transmitido seja recebido e lido pelos destinatários, produzindo melhores resultados nas campanhas de marketing, aumento nas vendas e geração de lucros.
O que você achou dessas dicas de e-mail? Gostou? Então deixe um comentário aqui em nossa publicação e descreva a sua experiência com essa estratégia de marketing! Quero saber a sua opinião!