Nenhuma marca, empresa ou empresário qualquer pode ignorar a importância do marketing digital para que um negócio prospere nos dias atuais.
Inclusive, uma das principais razões para isso é a seguinte: qualquer segmento ou nicho de mercado pode ser beneficiado pelas estratégias de marketing on-line, independentemente do tipo de solução prestada.
De fato, o marketing offline, que é aquele que ocorre fora da internet (seja o impresso ou o midiático da televisão e do rádio), já podia atender praticamente qualquer segmento do mercado, nem que fosse com revistas especializadas.
Também assim, a publicidade on-line é apenas o meio pelo qual uma marca se comunica com o seu público, quer se trate de um grupo mais restrito e específico, quer de um geral, como no caso de produtos populares de grande consumo.
Contudo, essa falsa semelhança não pode levar a confusões. O marketing digital tem alguns conceitos básicos e distintos que precisam sempre ser levados em conta, sob o risco de ele não trazer os resultados tão almejados por quem o pratica.
Além desses conceitos próprios, que podem envolver desde o método inbound ou outbound, passando pela persona do público até as Gerações Y e Z, este artigo também irá abordar dicas práticas sobre as principais estratégias de marketing on-line.
Realmente, o foco não é ficar apenas na teoria, mas sim em aprender a atuar na área da produção de conteúdo (marketing de conteúdo), das redes sociais e até dos grandes motores de busca, como são o Google, o Bing e o Yahoo.
Portanto, se você precisa ficar por dentro dessas questões essenciais a um mercado cada vez mais saturado, competitivo e desafiador, siga conosco até o fim da leitura.
Inbound marketing e as Gerações Y e Z
Antigamente as empresas já precisavam conhecer bem sua persona de público para conseguirem se comunicar com o seu alvo de maneira eficiente e assertiva. Hoje, contudo, há uma novidade aí: isso significa compreender as motivações e hábitos de grupos sociais chamados Geração Y e Z, que são os nascidos da década de 1980 até a virada do milênio, e os nascidos do ano 2000 para cá, respectivamente. Atualmente se a empresa lida com fisioterapia para animais, ela precisa saber que o público mais jovem tem toda uma linguagem própria, preocupações ambientais e posturas diferentes das que eram nutridas pelas gerações anteriores. Se isso some do horizonte ou do radar do marketing de uma marca, ela certamente acabará se tornando antiquada e perderá seu poder de comunicação. Com isso, perderá também o seu poder de engajamento. Outro dado essencial das gerações mais novas, que impacta diretamente no marketing e na relação das marcas com o seu público, é o acesso à informação e ao conhecimento, que cresceu muito nos últimos anos. Ou seja, o advento da internet, dos smartphones, das smart TVs e das redes sociais impactaram diretamente no modo como essas pessoas absorvem conteúdos e orientações gerais, inclusive na hora de consumir bens e serviços. Aí é que surge o supracitado inbound marketing, que visa a tornar qualquer tema corporativo mais palatável e mais acessível ao seu público, estabelecendo uma relação de engajamento e de médio e longo prazo com os visitantes. Se a empresa precisa de público na área de licença prévia Cetesb, ela pode desenvolver conteúdos gratuitos e de qualidade como modo de educar o público sobre os detalhes desse setor de licenças ambientais. Segundo as estratégias de funil de vendas e jornada da compra, que no marketing digital podem ser incrivelmente automatizadas, a marca consegue fazer com que esses leads interessados se tornem prospects e enfim clientes fidelizados. Essa é a dinâmica do marketing digital na atualidade, por isso uma dica essencial nessa área é conhecer bem esses conceitos antes de aplicar qualquer estratégia prática. A essência da publicidade sempre foi e será a mesma, contudo os modos de atingir esses objetivos podem variar, e de fato variaram bastante nas últimas décadas.Por dentro do marketing de conteúdo
Do inglês content marketing, o marketing de conteúdo é provavelmente a mudança mais radical que o mundo publicitário e comercial sofreu recentemente. Visto pela ótica antiga, ele pode parecer uma ilusão ou uma utopia; mas não é. Se a empresa trabalha com buffet para bodas, é uma tentação imaginar que apenas panfletagem, locutores de loja e promoções arrasadoras poderiam chamar a atenção da clientela. Mas a verdade é que, se bem administrado, o marketing de conteúdo logo se mostra um poderoso aliado na captação e conversão de leads. Além de ser muito mais eficiente em fidelizar o comprador e transformá-lo em um fã e defensor da marca. Daí o marketing de conteúdo se torna uma das principais dicas para o sucesso do marketing on-line. Seus meios de ação consagrados são os seguintes:- Desenvolvimento de blogs;
- Criação de vlogs informativos;
- Disparos de e-mail marketing;
- Atuação nas redes sociais;
- Criação de e-books, infográficos, entre outros.