Ter um site que aparece entre os primeiros resultados de busca do Google é o desejo de muitas pessoas, especialmente das empresas.
De acordo com pesquisas em marketing digital, a primeira posição de busca orgânica tem uma taxa de cliques de 34,36%.
Os estudos ainda mostraram que 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado de busca, 10% para o segundo e 7% para o terceiro.
Essas porcentagens nos fornecem uma ideia de quão importante é estar bem ranqueado no Google, pois além do aumento no número de visitantes, é possível alcançar uma taxa maior na conversão de leads (potenciais clientes).
Além disso, o Google é considerado o maior buscador de todo o mundo. Cerca de 81% dos internautas procuram por produtos ou serviços na plataforma, antes de fechar uma compra.
Portanto, não há como fugir, uma boa estratégia de marketing precisa pensar no Google.
Por conta disso, este artigo trata de algumas dicas valiosas que podem ajudar o seu site a ter um melhor ranqueamento no Google. Acompanhe!
1 – SEO (Search Engine Optimization)
O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Mecanismos de Busca, é uma das estratégias mais conhecidas e eficientes para melhorar o ranqueamento das páginas da web no Google. De maneira geral, a técnica utiliza um conjunto de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados na plataforma, para a criação de conteúdo relevante. Assim, se uma empresa percebeu que a palavra-chave “ponte rolante apoiada” tem um bom índice de busca e, se o negócio trabalha com esse equipamento, é interessante usar o termo para produzir conteúdo. Porém, não basta usar essas palavras aleatoriamente dentro do seu site. Ao contrário, é preciso ter um planejamento, bem como entender como funciona os chamados Googlebots, que são os robôs do Google, responsáveis por definir as melhores posições. De maneira geral, os Googlebots analisam o nível de relevância e autoridade do seu conteúdo, sempre focando na qualidade e na experiência do usuário. Sendo assim, não basta encher um artigo com uma determinada palavra-chave, como miliohmímetro digital, se o conteúdo não explica mais sobre o produto e não traz informações aos leitores. Portanto, o SEO também leva em conta a produção de materiais completos, capazes de responder à dúvida ou a necessidade que originou a busca. Diante disso, algumas recomendações básicas para a aplicação do SEO são:- Ele é focado em texto;
- Ele traz informações pertinentes;
- Ele deve conter a palavra-chave no conteúdo;
- Ele precisa escrever o termo como aparece na busca.