O mundo digital cresceu enormemente com o avanço da internet, ganhando popularidade entre praticamente todas as pessoas do mundo. Assim, o Instagram foi uma das plataformas que além de revolucionar o meio, continua se atualizando com inovações.
Ademais, com o decaimento de algumas redes sociais, o Instagram conseguiu captar grande parte desses consumidores pela sua maneira única de divulgar produtos e gerar rápido engajamento entre milhões de pessoas, de diversos lugares do mundo todo.
Atualmente, variadas empresas utilizam o Instagram como meio principal de divulgação de trabalhos. Seja por influenciadores ou por páginas que querem mostrar parte de seu serviço, seja um produto ou algum item exclusivo.
Inclusive, não é novidade para ninguém que existem páginas de conteúdo de marketing, de soluções financeiras para empresas, produção de eventos, produtos como bolos e artesanatos, entre outras que estão bombando na rede social.
Todo o tipo de comércio pode ser feito nessa plataforma, mas existem algumas métricas importantes a serem seguidas para gerar o engajamento correto. Por exemplo, investir tempo de forma correta é a melhor maneira de conseguir engajamento rápido, e mais importante do que isso, seguidores fiéis aos seus conteúdos.
Lembre-se, não se realiza mais a compra de seguidores, seja ela por qualquer via. Muitas empresas criam perfis fakes ou formas de engajar as páginas pela compra de seguidores, mas apesar de conseguirem o número elevado na página principal, elas não têm o retorno.
Assim, o retorno de toda rede social depende exclusivamente da interação que cada pessoa faz com as postagens de uma determinada página. Ter um número elevado de seguidores que não interagem com o conteúdo publicado é algo desastroso.
Imagine colocar um banner promocional em uma das principais vias do centro de sua cidade e ele não ser visto por ninguém. A mesma coisa acontece com páginas que compram seguidores e acabam por não gerar engajamento.
Agora que já sabemos disso, podemos ver as dicas mais relevantes para bombar o seu Instagram no segundo semestre de 2021.
1 – Ter uma boa identidade visual
A identidade visual de uma página no Instagram é tão importante quanto a identidade visual de uma empresa ou de uma revista. O objetivo é que as pessoas saibam que aquele conteúdo, feito daquele jeitinho, é construído somente naquela página. Assim, fazer a assimilação entre o conteúdo e a página é algo essencial para conseguir bombar o Instagram de qualquer pessoa ou empresa. É importante que essas publicações sejam feitas de maneira organizada e que sigam uma espécie de padrão definido. Uma fábrica de camisetas promocionais, por exemplo, pode muito bem optar por utilizar seu feed com modelos de camisas sendo utilizadas em diferentes pessoas, mas sempre com o mesmo fundo ou com uma característica de vídeo publicado sempre igual. Note que quando as influenciadoras fazem os famosos challenges (desafios de maquiagem), sempre utilizam o mesmo estilo, mas mudam a música e as cores. Contudo as publicações em si são sempre seguindo uma padrãozinho para dar identidade à página.2 – Conteúdos de relevância e de qualidade
Um dos maiores erros das pessoas que produzem conteúdos para o Instagram é não ter uma estratégia de publicação, ou seja, sair postando tudo que desejam. De fato, essa é ideia inicial da rede social, porém não é necessariamente o que as pessoas consomem. Se o objetivo é engajar seguidores para bombar o seu Instagram em 2021, será preciso realizar publicações que sigam o conteúdo proposto para sua página, mas que sejam bem recebidas pelo público, ou seja, é agir com uma sinalização de segurança. Por isso, a necessidade explícita de criar conteúdos relevantes focados na qualidade e não necessariamente na quantidade. Veremos que a constância também é algo relevante, mas a qualidade sempre estará à frente. Veja alguns conteúdos relevantes que, se bem produzidos, geram bastante engajamento:- Stories diários sobre a rotina da página;
- Reels (vídeos curtos), sobre assuntos interessante e/ou engraçados;
- Carrosséis explicativos (fotos com textos contando uma história);
- Fotos produzidas ou em locais diferentes;
- Live sobre assuntos em alta e/ou com personalidades famosas.