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Dicas para fazer captação de novos clientes

Jayane Guia de Investimento - 2 de fevereiro de 2022

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Dentro de um negócio existe uma dependência direta em relação aos seus clientes, tratando-se de um grupo responsável por definir o sucesso de tal empreendimento. Pois quanto maior for o número de clientes, maiores são os resultados de tal empresa.

Esse é um conceito amplo, capaz de abranger os mais diversos tipos de empreendimentos. Um cenário ainda mais diversificado em relação ao mercado atual, no qual além de diferentes setores, existem também diferentes formatos.

Isso porque da mesma forma com que um restaurante precisa ter uma boa relação com o público, de forma conquistar novos clientes para encherem suas mesas. Esse mesmo negócio precisa conquistar também uma audiência que possa consumir à distância.

Utilizando dos serviços de delivery para ter acesso aos pratos oferecidos por tal negócio, sem necessidade de se locomover até esse espaço físico. Uma realidade cada vez mais comum, e que só é possível graças a avanços dos formatos digitais.

O que resulta, dessa forma, em um novo modelo de mercado, no qual uma instituição de ensino pode trabalhar com a oferta de uma plataforma diferenciada, contando com a presença de um curso de aviação civil, entre outras modalidades importantes ao público.

Mas independente do formato escolhido, seja ele físico, digital ou em alguns casos em um sistema híbrido, no qual um negócio trabalha com essas duas frentes, existe uma responsabilidade geral que está na forma com que os seus clientes são abordados.

Por isso, é preciso adotar as melhores estratégias para que uma audiência se sinta interessada pelo produto ou serviço oferecido por essa companhia. 

Algo que a longo prazo irá resultar em um maior número de vendas por parte dessa empresa, a alcançar melhores resultados.

Como uma empresa de corte e dobra, que só terá chances de expandir a sua área de negócios após conquistar uma audiência fidelizada de clientes no setor industrial, tendo a mesma importância o ato de captar novos clientes, assim como mantê-los conectados.

Um conjunto de sistemas que chega a um resultado claro, que é a necessidade que o mercado possui em captar frequentemente novos clientes para os seus negócios, caso o seu intuito seja não só sobreviver, como também prosperar em sua área.

A relação entre o mercado e sua audiência

Um erro comum sobre quem acaba de abrir um negócio está na forma como os seus clientes devem ser vistos. Como uma audiência cuja única função está na sua conquista, tornando-os de pessoas interessadas a clientes fiéis desse seu projeto comercial.

De fato, isso se trata de uma ação não só comum, como necessária para que um negócio consiga se desenvolver e destacar-se em sua área. No entanto, a relação com uma audiência se trata de uma associação muito mais complexa e interessante.

Isso porque não é o público que reage ao que o mercado fornece, mas sim a sociedade que é responsável por definir quais serão as metas e objetivos a serem alcançados por parte do setor comercial, adaptando-se às necessidades apresentadas por parte desse público.

Podendo ser citado o crescimento dos serviços de exportação. Resultado da procura cada vez maior do público pelas compras internacionais tendo acesso a produtos que não estão disponíveis no mercado nacional, ou então por preços muito elevados.

Essa realidade ocorre principalmente por causa da expansão das plataformas digitais, nas quais é possível realizar as mais diversas atividades comerciais, inclusive comprar de uma loja que está presente em outro país, através do seu endereço eletrônico.

Diante dessa nova realidade, essas empresas de foco internacional tiveram que otimizar o seu sistema de entregas, para que as mesmas pudessem responder a essa demanda, alcançado melhores índices comerciais dentro da administração desse negócio.

Sendo esse apenas um dos exemplos associados ao trabalho das empresas em se adaptar às demandas levantadas pelo seu público. Reforçando a importância que esse tipo de associação tem para o crescimento de um negócio, com o público sendo o ativo principal.

Existe um esforço para conquistar com frequência novos clientes ao seu negócio. Respondendo ao questionamento de quem procura por aluguel de gerador de energia para festas preço, entre outras ações que permitam uma associação ao seu público. Diante disso, é preciso apenas definir quais são as ações importantes  para que essa captação de clientes seja não só um objetivo, e sim uma realização.

4 etapas importantes na captação de clientes

Por mais que essa importância seja algo de alto conhecimento no mercado, não se trata de uma atividade fácil a ação de conquistar novos clientes para o seu negócio. Dependendo de uma série de fatores ligados tanto ao setor interno como externo do seu empreendimento.

No entanto, existem 4 etapas específicas que podem ajudar o seu projeto a se destacar diante desse objetivo, sendo elas:
  1. Definição de público

O primeiro passo para atingir uma audiência, é saber qual o tipo de público que você está buscando alcançar. Uma forma de se fazer isso é por meio da criação de uma persona de marketing, ou seja, um perfil que representa o alinhamento de sua audiência desejada.

E com base nisso torna-se mais prático a criação de estratégias com o objetivo de alcançar esses clientes a serem captados.
  1. Estabelecendo metas

Alcançar novos clientes é um objetivo amplo, no entanto, para que esse propósito seja alcançado, antes é preciso definir metas mais aprofundadas, como o número de público que busca ampliar, seus objetivos de vendas, entre outros pontos associados.
  1. Trabalhando com um funil de vendas

O funil de vendas se trata de um artifício no qual uma empresa consegue dividir os seus potenciais clientes entre diferentes etapas, identificando quem está procurando por um serviço de porteiro e quem já está interessado em contratar tal serviço de forma imediata.

Afunilando o público que passa a conhecer os seus serviços, entre aqueles que de fato estão interessados em contratar da sua companhia.
  1. Observando dados e métricas

A última etapa está associada ao processo de análise dos resultados que foram alcançados por uma companhia em relação aos seus clientes alcançados. De forma a intensificar as ações que deram resultado e evitar o que pode estar se apresentando como um erro.

A partir dessas quatro etapas é possível captar uma maior parcela de clientes para os seus negócios, amplificando o seu índice de resultados. Números que podem estar associados às mais diversas ações que podem ser trabalhadas por meio de estratégias de marketing.

Do uso de um balão publicitário na decoração de uma loja, até uma ação nos perfis digitais da sua companhia. Entre muitas outras atividades que podem ajudar com esse processo de captação de novos clientes para uma empresa.

Portanto, também é  importante observar quais são essas práticas de marketing que podem ser positivas para esse crescimento do seu projeto, em relação ao seu número de clientes.

Estratégias de marketing a serem observadas

As práticas de marketing são desenvolvidas juntamente com o intuito de responder às necessidades que surgem pelo lado do mercado. De forma a ajudar uma companhia a alcançar melhores resultados dentro do seu processo de gestão.

Logo, é preciso estar atento a quais dessas estratégias podem ser beneficiadas ao seu empreendimento, tais como:

Marketing digital

A internet vem se tornando um plataforma cada vez mais importante para o setor de negócios, até mesmo para projetos que não são exclusivos do cenário digital, mas que podem usar dessas ferramentas para ir ao encontro do seu público.

Como um escritório de consultoria de TI, que pode usar de uma série de ferramentas para chegar ao alcance desses clientes em potencial, destacando alguns canais digitais, como:

  • Redes sociais;
  • Sites e blogs;
  • Aplicativos;
  • Serviços de e-mail.


Dentro dessas ferramentas, uma em específico vale ser destacada.

E-mail marketing

A utilização dos serviços de e-mail como uma ferramenta comercial é algo que pode trazer bons resultados para quem busca atingir novos públicos. Sendo possível usar desse contato como uma forma de trabalhar sua relação com possíveis clientes da empresa.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos especializados é outra estratégia que ganha força no cenário atual, apresentando textos, vídeos e imagens que possam atrair a atenção de um usuário, levando-o a se conectar melhor com sua empresa na internet.

Como uma empresa que realiza serviços para a indústria, tais como laudo de ruído ambiental, e que pode usar dos seus conteúdos para explicar a função dos seus serviços, além de esclarecer qualquer dúvida que possa estar associada às suas ações.

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia está relacionada ao processo direto de atrair novos públicos, a partir da apresentação de conteúdos ou ações que resultem na conquista de atenção por parte de novos clientes presentes no mercado.

Link building

Junto das práticas citadas, aquelas relacionadas ao cenário digital também podem ser aperfeiçoadas a partir de um processo de melhor aproveitamento das suas ações executadas, incluindo nesse caso a sua presença digital. 

O sistema de link building se destaca nesse sentido, com uma relação de fortalecimento do seu perfil digital, com a presença de links interno e externos do seu site, utilizando do reconhecimento de outros perfis para aprimorar o seu destaque na internet.

O mais importante é estudar todas as opções possíveis de marketing, para que seja possível escolher a que melhor se relaciona ao seu negócio, levando o mesmo a conquistar um maior número de clientes.

Tags | clientes, dicas, negócios
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