É claro que todos os setores de uma empresa são importantes, assim como cada funcionário tem o seu papel dentro do negócio geral. Mas qualquer empresário sabe que a equipe de vendas precisa ter um desempenho ainda mais destacado.
De fato, quando o comercial vai bem, todos os demais setores tendem a ir igualmente bem, pois a carteira de clientes da empresa se mantém oxigenada, e é daí mesmo que vem o faturamento, a rentabilidade e os resultados gerais do negócio.
Imaginemos uma fábrica de etiquetas adesivas para código de barras. Quanto mais pedidos ela receber, mais perto vai estar de atingir suas metas, assim como de cumprir as missões de médio e longo prazo, e não apenas o aqui e agora.
Por isso decidimos escrever este texto, trazendo quais são as principais dicas para motivar uma equipe de vendas presencialmente. Tudo isso deixa claro que, apesar do marketing digital ter a importância que tem, nem sempre ele basta.
É claro que é possível integrar o mundo online e o offline, inclusive há metodologias baseadas especialmente nisto (como a do marketing 360 graus). Mas também é verdade que muitas vezes é na equipe de vendas que está a esperança do negócio.
O mais bacana é que essas dicas servem tanto para fábricas, lojas e empresas que lidam com produtos em geral, quanto para serviços, como instalação de cameras de segurança RJ. Afinal, toda empresa precisa de clientes para continuar suas atividades.
Ao mesmo tempo, para que tudo isso ocorra, é preciso que a equipe esteja bem treinada e motivada. Então, se você também quer ver a realidade da sua marca mudar e colocá-la em um patamar muito melhor, basta seguir adiante na leitura.
O que é uma equipe de vendas?
Primeiramente, é preciso lembrar que motivar a equipe de vendas é mais do que “motivar vendedores”. Afinal, a equipe vai além dos consultores, podendo envolver desde gerentes, tutores e líderes em geral, até o back office, como a cobrança e a logística. Não é incomum, por exemplo, um consultor fazer a venda dos sonhos em termos de qualidade e quantidade (muitos produtos, ou um contrato muito alto), e um deslize na entrega ou na cobrança simplesmente fazer a venda “cair”, como se diz. Por isso, a equipe inteira deve estar motivada e trabalhar na mesma página, embora os holofotes recaiam sobretudo nos consultores e nos seus líderes. Um exemplo ainda mais prático é o caso da área de escada de piscina inox. A instalação deste produto deve ser tão importante quanto o processo de venda. Afinal, não adianta deixar o cliente encantado com promessas caso o produto não comprove a segurança que a pessoa terá em sua própria piscina, dentro de casa. Portanto, um bom empresário ou líder que esteja buscando uma equipe motivada e com um trabalho de excelência, precisa levar em conta que talvez o desafio seja um pouco maior do que estava imaginando em um primeiro momento.Os motivos para motivar a equipe
Há muitas razões para manter a equipe de vendas e os próprios consultores motivados. Algumas delas já ficaram claras acima, e vão seguir sendo exploradas abaixo, mas também é preciso dedicar um tópico exclusivo a isso. O principal motivo para motivar essa equipe é a maneira como ela impacta várias frentes ao mesmo tempo. Primeiramente, os funcionários vão trabalhar com um nível maior de satisfação e de realização pessoal, o que é muito importante. Imagine se a empresa decide marcar presença em um stand para eventos. Não é novidade para ninguém que é possível verificar de longe qual é a empolgação dos vendedores ali presentes, concorda? Depois, o ponto mais evidente é o da satisfação dos clientes, que passam a ter um suporte mais qualificado, mais dinâmico e mais personalizado. Realmente, quando o atendimento melhora, os clientes expressam rapidamente sua satisfação. Enfim, a questão do fortalecimento da marca. Vivemos uma época de extrema competitividade e concorrência, além de que os clientes também são cada vez mais exigentes e mais bem informados. Por isso, manter um time de campeões vendendo e representando a marca é um modo bem mais assertivo de garantir a força da marca perante a concorrência e o público-alvo.Como e por que reter talentos?
Uma dificuldade que a maioria dos gestores de vendas já teve, é a de manter os melhores talentos em suas equipes, em vez de perdê-los para o mercado. Quando isso acontece, ainda fica o sentimento de culpa. Afinal, se o profissional era realmente bom, dedicado e alinhado, talvez a empresa tenha tido alguma culpa em não conseguir mantê-lo. Uma dica de ouro aqui é considerar que o fator principal de retenção é o ambiente de trabalho e a filosofia da marca. Por isso, a empresa precisa ter uma cultura organizacional muito bem definida, capaz de transmitir segurança para a equipe de vendas e os colaboradores em geral. De fato, essa cultura deve ser algo que mantenha coerência da diretoria até a recepção. Assim, uma fábrica de mochilas personalizadas para empresas pode traçar seus 10 mandamentos ou 10 princípios. Isso equivale ao antigo “Missão, Visão e Valores”, mas pode e deve ir além, representando mais que algumas poucas frases. Deste modo, quando o funcionário sabe que é parte de algo maior, ele tende a sentir segurança e trabalhar muito mais motivado. Neste caso, aliás, defeitinhos pequenos no ambiente de trabalho podem até ser superados.Investindo em profissionalização
Se tem um modo de deixar a equipe de vendas motivada e, ao mesmo tempo, fazer com que cada colaborador se sinta valorizado, mais ou menos na linha do que dissemos acima, é por meio da profissionalização constante. Afinal, se a empresa está investindo no funcionário, não apenas ele vai melhorar seus resultados crescentemente, como vai ter segurança e certeza de que está no lugar certo. Hoje esse esforço pode envolver as seguintes frentes:- Cursos;
- Treinamentos;
- Workshops;
- Palestras;
- Capacitações;
- Oficinas;
- Seminários.