Considerando que estamos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante destacarmos a importância de ter um atendimento diferenciado na rotina operacional de uma empresa.
De acordo com a pesquisa levantada pela American Express, 74% dos consumidores aceitariam pagar um pouco a mais para ter um atendimento excelente.
Conforme o mundo foi se tornando cada vez mais globalizado, ficou ainda mais evidente a necessidade de investir em diferenciais.
Assim como é preciso investir em meios para tornar o seu negócio mais atrativo que a concorrência, é preciso também lembrar da estrutura do local para que uma análise ergonômica do trabalho consiga definir que o ambiente é, de fato, seguro para que os funcionários desenvolvam os serviços normalmente.
O atendimento, por sua vez, é determinante no momento de uma compra, por exemplo. Algumas vezes, é através dele que a compra pode ou não ser realizada.
Portanto, investir em um atendimento diferenciado é apenas um dos fatores que você deve se preocupar para que a sua empresa se torne preferência dos consumidores.
Devemos sempre lembrar que dentro de um cenário tão competitivo, aderir práticas diferentes dos concorrentes é uma ótima maneira de se diferenciar.
Esse tipo de pensamento deve ser considerado por qualquer gestor, independente da área, seja uma assessoria ambiental ou qualquer outra área correlata.
Para que isso aconteça, o mais indicado é que uma pesquisa de mercado seja realizada, para entender os pontos mais importantes da concorrência.
Através dessa pesquisa, o gestor responsável pela empresa terá em mãos os dados necessários para fazer melhor que as outras empresas do mesmo segmento.
Essa pesquisa consegue ser aplicada em qualquer negócio, ou seja, ela pode ser realizada tanto para uma empresa de armazenamento, para saber quais são as melhores formas de administrar os objetos armazenados, até uma loja de roupas que busca ter formas melhores de conduzir o negócio e estar por dentro das principais novidades da moda.
No mundo dos negócios, é muito comum copiar certas práticas da concorrência e aplicar no próprio.
Por outro lado, há empresas que se dedicam ainda mais nessa parte. Nesse caso, elas buscam ter uma originalidade a mais, baseando-se em práticas que foram vistas em outras companhias.
Esse tipo de ação costuma ser visto em empresas ou lojas que trabalham com copo de papel personalizado, por exemplo. Por se tratar de uma área que está voltada diretamente para vendas, ter uma ideia baseada na concorrência, só que aprimorada, pode refletir positivamente na margem de lucro.
Diante desse contexto, vamos destacar a necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos seus consumidores com 6 dicas que serão fundamentais nessa fase.
A prova disso é que se caso o cliente não for atendido na hora, as chances dele desistir de esperar e ir para o concorrente são grandes. Ou seja, uma empresa de aluguel de equipamentos hospitalares que não possui um atendimento diferenciado capaz de resolver rapidamente um problema, faz com que os lucros começam naturalmente a baixar.
Para ser rápido, é preciso ter um bom timing, em outras palavras, trata-se de ser eficaz no atendimento para fazer as vendas. Com isso, as vantagens são:
Pense que o atendimento deve ser conduzido de maneira rápida, como é feito por uma empresa de portaria que, geralmente, já possui um procedimento padrão para que as pessoas não percam tanto tempo para se identificar e ter acesso ao local.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rightnow, a segunda maior razão das empresas perderem parte de seus clientes é o fato de não ter um atendimento eficaz.
Pode parecer fácil, mas tentar se colocar no lugar de outra pessoa pode se tornar difícil ainda mais quando os valores não se batem.
Deste modo, a equipe de atendimento deve ter a habilidade de serem empáticos e demonstrar empatia aos consumidores. Isso deve ser levado em consideração, principalmente, em áreas que possuem assessoria para exportação, isso porque relacionamentos são construídos diariamente.
Quando o cliente sente que a empresa está disposta a entender seus principais problemas, naturalmente a relação fica ainda melhor.
Pense na sensação de procurar um suporte de uma loja em um momento que você mais precisa, mas na hora da busca, você é ignorado. Ou seja, ter empatia é fundamental para ter um atendimento diferenciado.
Se caso o atendimento não conseguir resolver o problema, naturalmente ele fica decepcionado.
Parte de ter um atendimento diferenciado é priorizar sempre resolver a situação relatada pelo cliente. Em outras palavras, essa fase se assemelha a um processo de regularização ambiental, que por sua vez, passa por várias etapas.
Podemos exemplificar com problemas que acontecem diariamente, como receber um comentário do tipo “seu funcionário me tratou mal”, o ideal é pedir desculpas e fazer algo para que o cliente se sinta satisfeito.
Esse tipo de prática consegue fazer com que a empresa aumente ainda mais o número base de seus clientes, portanto, não hesite em resolver o problema de um determinado cliente. Procure fazer com que ele saia do seu estabelecimento sem o problema que ele estava carregando.
Um dos pontos que a equipe de atendimento deve se atentar, é saber responder os clientes de maneira natural.
Realizar um atendimento natural significa sanar as dúvidas dos clientes falando, somente, da resolução do problema. Em certos momentos, há espaços para desenvolver uma conversa, e assim, o cliente sente que ele não está se relacionando com um robô.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Genesys, 67% dos consumidores já desligaram o telefone pelo fato de não ter conseguido conversar com um atendente de verdade.
É preciso que a equipe tenha contato com o público, para entender na prática, como eles podem se colocar no lugar deles e saber qual o melhor direcionamento para realizar a venda.
Prestar um atendimento humanizado também é fundamental para que o cliente entenda que você não está somente na posição de realizar uma venda.
Lembrando também que, ter um atendimento padrão não significa que ele deve ser conduzido para todos os clientes.
Há sempre perfis diferentes de consumidores que irão para a sua loja, portanto, o mais importante é que o atendimento seja conduzido de maneira respeitosa e, não esquecendo, da empatia.
Atendimentos feitos dessa maneira faz com que a equipe entenda que estar dentro da empresa não é somente para realizar as vendas.
Deste modo, os clientes têm a liberdade de conseguir resolver seus problemas através de várias plataformas que hoje estão disponibilizadas na internet por meio de aplicativos e programas, sem esquecer também, das formas tradicionais.
As redes sociais, por sua vez, é um espaço onde os jovens preferem fazer suas reclamações e elogios, portanto, procure dar uma atenção maior na plataforma de preferência de seus consumidores.
Imagine que o cliente deseja ser atendido no Facebook, por exemplo. O atendimento pode ser por lá, porém, é importante lembrar que essa plataforma pode expor a conversa de maneira pública, ou seja, qualquer palavra errada ou tirada de contexto pode gerar resultados extremamente negativos.
Para que você leve essa prática adiante, é necessário ter em mente que é bem mais barato manter um cliente do que conquistar novos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.Considerando que estamos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante destacarmos a importância de ter um atendimento diferenciado na rotina operacional de uma empresa.
De acordo com a pesquisa levantada pela American Express, 74% dos consumidores aceitariam pagar um pouco a mais para ter um atendimento excelente.
Conforme o mundo foi se tornando cada vez mais globalizado, ficou ainda mais evidente a necessidade de investir em diferenciais.
Assim como é preciso investir em meios para tornar o seu negócio mais atrativo que a concorrência, é preciso também lembrar da estrutura do local para que uma análise ergonômica do trabalho consiga definir que o ambiente é, de fato, seguro para que os funcionários desenvolvam os serviços normalmente.
O atendimento, por sua vez, é determinante no momento de uma compra, por exemplo. Algumas vezes, é através dele que a compra pode ou não ser realizada.
Portanto, investir em um atendimento diferenciado é apenas um dos fatores que você deve se preocupar para que a sua empresa se torne preferência dos consumidores.
Devemos sempre lembrar que dentro de um cenário tão competitivo, aderir práticas diferentes dos concorrentes é uma ótima maneira de se diferenciar.
Esse tipo de pensamento deve ser considerado por qualquer gestor, independente da área, seja uma assessoria ambiental ou qualquer outra área correlata.
Para que isso aconteça, o mais indicado é que uma pesquisa de mercado seja realizada, para entender os pontos mais importantes da concorrência.
Através dessa pesquisa, o gestor responsável pela empresa terá em mãos os dados necessários para fazer melhor que as outras empresas do mesmo segmento.
Essa pesquisa consegue ser aplicada em qualquer negócio, ou seja, ela pode ser realizada tanto para uma empresa de armazenamento, para saber quais são as melhores formas de administrar os objetos armazenados, até uma loja de roupas que busca ter formas melhores de conduzir o negócio e estar por dentro das principais novidades da moda.
No mundo dos negócios, é muito comum copiar certas práticas da concorrência e aplicar no próprio.
Por outro lado, há empresas que se dedicam ainda mais nessa parte. Nesse caso, elas buscam ter uma originalidade a mais, baseando-se em práticas que foram vistas em outras companhias.
Esse tipo de ação costuma ser visto em empresas ou lojas que trabalham com copo de papel personalizado, por exemplo. Por se tratar de uma área que está voltada diretamente para vendas, ter uma ideia baseada na concorrência, só que aprimorada, pode refletir positivamente na margem de lucro.
Diante desse contexto, vamos destacar a necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos seus consumidores com 6 dicas que serão fundamentais nessa fase.
A prova disso é que se caso o cliente não for atendido na hora, as chances dele desistir de esperar e ir para o concorrente são grandes. Ou seja, uma empresa de aluguel de equipamentos hospitalares que não possui um atendimento diferenciado capaz de resolver rapidamente um problema, faz com que os lucros começam naturalmente a baixar.
Para ser rápido, é preciso ter um bom timing, em outras palavras, trata-se de ser eficaz no atendimento para fazer as vendas. Com isso, as vantagens são:
Pense que o atendimento deve ser conduzido de maneira rápida, como é feito por uma empresa de portaria que, geralmente, já possui um procedimento padrão para que as pessoas não percam tanto tempo para se identificar e ter acesso ao local.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rightnow, a segunda maior razão das empresas perderem parte de seus clientes é o fato de não ter um atendimento eficaz.
Pode parecer fácil, mas tentar se colocar no lugar de outra pessoa pode se tornar difícil ainda mais quando os valores não se batem.
Deste modo, a equipe de atendimento deve ter a habilidade de serem empáticos e demonstrar empatia aos consumidores. Isso deve ser levado em consideração, principalmente, em áreas que possuem assessoria para exportação, isso porque relacionamentos são construídos diariamente.
Quando o cliente sente que a empresa está disposta a entender seus principais problemas, naturalmente a relação fica ainda melhor.
Pense na sensação de procurar um suporte de uma loja em um momento que você mais precisa, mas na hora da busca, você é ignorado. Ou seja, ter empatia é fundamental para ter um atendimento diferenciado.
Se caso o atendimento não conseguir resolver o problema, naturalmente ele fica decepcionado.
Parte de ter um atendimento diferenciado é priorizar sempre resolver a situação relatada pelo cliente. Em outras palavras, essa fase se assemelha a um processo de regularização ambiental, que por sua vez, passa por várias etapas.
Podemos exemplificar com problemas que acontecem diariamente, como receber um comentário do tipo “seu funcionário me tratou mal”, o ideal é pedir desculpas e fazer algo para que o cliente se sinta satisfeito.
Esse tipo de prática consegue fazer com que a empresa aumente ainda mais o número base de seus clientes, portanto, não hesite em resolver o problema de um determinado cliente. Procure fazer com que ele saia do seu estabelecimento sem o problema que ele estava carregando.
Um dos pontos que a equipe de atendimento deve se atentar, é saber responder os clientes de maneira natural.
Realizar um atendimento natural significa sanar as dúvidas dos clientes falando, somente, da resolução do problema. Em certos momentos, há espaços para desenvolver uma conversa, e assim, o cliente sente que ele não está se relacionando com um robô.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Genesys, 67% dos consumidores já desligaram o telefone pelo fato de não ter conseguido conversar com um atendente de verdade.
É preciso que a equipe tenha contato com o público, para entender na prática, como eles podem se colocar no lugar deles e saber qual o melhor direcionamento para realizar a venda.
Prestar um atendimento humanizado também é fundamental para que o cliente entenda que você não está somente na posição de realizar uma venda.
Lembrando também que, ter um atendimento padrão não significa que ele deve ser conduzido para todos os clientes.
Há sempre perfis diferentes de consumidores que irão para a sua loja, portanto, o mais importante é que o atendimento seja conduzido de maneira respeitosa e, não esquecendo, da empatia.
Atendimentos feitos dessa maneira faz com que a equipe entenda que estar dentro da empresa não é somente para realizar as vendas.
Deste modo, os clientes têm a liberdade de conseguir resolver seus problemas através de várias plataformas que hoje estão disponibilizadas na internet por meio de aplicativos e programas, sem esquecer também, das formas tradicionais.
As redes sociais, por sua vez, é um espaço onde os jovens preferem fazer suas reclamações e elogios, portanto, procure dar uma atenção maior na plataforma de preferência de seus consumidores.
Imagine que o cliente deseja ser atendido no Facebook, por exemplo. O atendimento pode ser por lá, porém, é importante lembrar que essa plataforma pode expor a conversa de maneira pública, ou seja, qualquer palavra errada ou tirada de contexto pode gerar resultados extremamente negativos.
Para que você leve essa prática adiante, é necessário ter em mente que é bem mais barato manter um cliente do que conquistar novos consumidores.
De acordo com a pesquisa levantada pela American Express, 74% dos consumidores aceitariam pagar um pouco a mais para ter um atendimento excelente.
Conforme o mundo foi se tornando cada vez mais globalizado, ficou ainda mais evidente a necessidade de investir em diferenciais.
Assim como é preciso investir em meios para tornar o seu negócio mais atrativo que a concorrência, é preciso também lembrar da estrutura do local para que uma análise ergonômica do trabalho consiga definir que o ambiente é, de fato, seguro para que os funcionários desenvolvam os serviços normalmente.
O atendimento, por sua vez, é determinante no momento de uma compra, por exemplo. Algumas vezes, é através dele que a compra pode ou não ser realizada.
Portanto, investir em um atendimento diferenciado é apenas um dos fatores que você deve se preocupar para que a sua empresa se torne preferência dos consumidores.
Devemos sempre lembrar que dentro de um cenário tão competitivo, aderir práticas diferentes dos concorrentes é uma ótima maneira de se diferenciar.
Esse tipo de pensamento deve ser considerado por qualquer gestor, independente da área, seja uma assessoria ambiental ou qualquer outra área correlata.
Para que isso aconteça, o mais indicado é que uma pesquisa de mercado seja realizada, para entender os pontos mais importantes da concorrência.
Através dessa pesquisa, o gestor responsável pela empresa terá em mãos os dados necessários para fazer melhor que as outras empresas do mesmo segmento.
Essa pesquisa consegue ser aplicada em qualquer negócio, ou seja, ela pode ser realizada tanto para uma empresa de armazenamento, para saber quais são as melhores formas de administrar os objetos armazenados, até uma loja de roupas que busca ter formas melhores de conduzir o negócio e estar por dentro das principais novidades da moda.
No mundo dos negócios, é muito comum copiar certas práticas da concorrência e aplicar no próprio.
Por outro lado, há empresas que se dedicam ainda mais nessa parte. Nesse caso, elas buscam ter uma originalidade a mais, baseando-se em práticas que foram vistas em outras companhias.
Esse tipo de ação costuma ser visto em empresas ou lojas que trabalham com copo de papel personalizado, por exemplo. Por se tratar de uma área que está voltada diretamente para vendas, ter uma ideia baseada na concorrência, só que aprimorada, pode refletir positivamente na margem de lucro.
Diante desse contexto, vamos destacar a necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos seus consumidores com 6 dicas que serão fundamentais nessa fase.
1. Seja rápido
Estamos em uma era onde as pessoas estão cada vez menos propensas a esperar por algo, ou seja, a preferência é sempre por meios mais rápidos para resolver suas necessidades.A prova disso é que se caso o cliente não for atendido na hora, as chances dele desistir de esperar e ir para o concorrente são grandes. Ou seja, uma empresa de aluguel de equipamentos hospitalares que não possui um atendimento diferenciado capaz de resolver rapidamente um problema, faz com que os lucros começam naturalmente a baixar.
Para ser rápido, é preciso ter um bom timing, em outras palavras, trata-se de ser eficaz no atendimento para fazer as vendas. Com isso, as vantagens são:
- Promover uma experiência positiva para o cliente;
- Evitar problemas;
- Evitar filas;
- Fidelizar o cliente para outras compras futuras.
Pense que o atendimento deve ser conduzido de maneira rápida, como é feito por uma empresa de portaria que, geralmente, já possui um procedimento padrão para que as pessoas não percam tanto tempo para se identificar e ter acesso ao local.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rightnow, a segunda maior razão das empresas perderem parte de seus clientes é o fato de não ter um atendimento eficaz.
2. Tenha empatia com o cliente
A empatia é o ato de se colocar no lugar da pessoa e tentar sentir as mesmas sensações que ela está passando. A empatia, por sua vez, é uma características que grandes gestores possuem, e consequentemente acabam se tornando futuros líderes.Pode parecer fácil, mas tentar se colocar no lugar de outra pessoa pode se tornar difícil ainda mais quando os valores não se batem.
Deste modo, a equipe de atendimento deve ter a habilidade de serem empáticos e demonstrar empatia aos consumidores. Isso deve ser levado em consideração, principalmente, em áreas que possuem assessoria para exportação, isso porque relacionamentos são construídos diariamente.
Quando o cliente sente que a empresa está disposta a entender seus principais problemas, naturalmente a relação fica ainda melhor.
Pense na sensação de procurar um suporte de uma loja em um momento que você mais precisa, mas na hora da busca, você é ignorado. Ou seja, ter empatia é fundamental para ter um atendimento diferenciado.
3. Resolva o problema do cliente
Geralmente, quando o cliente vai até a sua empresa, ele provavelmente está passando por um problema, e deseja ser prontamente resolvido.Se caso o atendimento não conseguir resolver o problema, naturalmente ele fica decepcionado.
Parte de ter um atendimento diferenciado é priorizar sempre resolver a situação relatada pelo cliente. Em outras palavras, essa fase se assemelha a um processo de regularização ambiental, que por sua vez, passa por várias etapas.
Podemos exemplificar com problemas que acontecem diariamente, como receber um comentário do tipo “seu funcionário me tratou mal”, o ideal é pedir desculpas e fazer algo para que o cliente se sinta satisfeito.
Esse tipo de prática consegue fazer com que a empresa aumente ainda mais o número base de seus clientes, portanto, não hesite em resolver o problema de um determinado cliente. Procure fazer com que ele saia do seu estabelecimento sem o problema que ele estava carregando.
Um dos pontos que a equipe de atendimento deve se atentar, é saber responder os clientes de maneira natural.
Realizar um atendimento natural significa sanar as dúvidas dos clientes falando, somente, da resolução do problema. Em certos momentos, há espaços para desenvolver uma conversa, e assim, o cliente sente que ele não está se relacionando com um robô.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Genesys, 67% dos consumidores já desligaram o telefone pelo fato de não ter conseguido conversar com um atendente de verdade.
4. Treine sua equipe de atendimento
De nada adianta ter um gestor que saiba ter um relacionamento com o público, sendo que a sua equipe não conhece as características de ter um atendimento diferenciado.É preciso que a equipe tenha contato com o público, para entender na prática, como eles podem se colocar no lugar deles e saber qual o melhor direcionamento para realizar a venda.
Prestar um atendimento humanizado também é fundamental para que o cliente entenda que você não está somente na posição de realizar uma venda.
Lembrando também que, ter um atendimento padrão não significa que ele deve ser conduzido para todos os clientes.
Há sempre perfis diferentes de consumidores que irão para a sua loja, portanto, o mais importante é que o atendimento seja conduzido de maneira respeitosa e, não esquecendo, da empatia.
Atendimentos feitos dessa maneira faz com que a equipe entenda que estar dentro da empresa não é somente para realizar as vendas.
5. Atenda o cliente pela plataforma que ele preferir
Atualmente, grandes marcas possuem vários meios de comunicação para conseguir ter um relacionamento com várias personas.Deste modo, os clientes têm a liberdade de conseguir resolver seus problemas através de várias plataformas que hoje estão disponibilizadas na internet por meio de aplicativos e programas, sem esquecer também, das formas tradicionais.
As redes sociais, por sua vez, é um espaço onde os jovens preferem fazer suas reclamações e elogios, portanto, procure dar uma atenção maior na plataforma de preferência de seus consumidores.
Imagine que o cliente deseja ser atendido no Facebook, por exemplo. O atendimento pode ser por lá, porém, é importante lembrar que essa plataforma pode expor a conversa de maneira pública, ou seja, qualquer palavra errada ou tirada de contexto pode gerar resultados extremamente negativos.
6. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda está relacionado diretamente como uma das formas de fidelizar o cliente. Essa ação envolve, principalmente, resolver problemas futuros dos clientes depois da venda, fazendo com que ele volte a comprar novamente na sua empresa.Para que você leve essa prática adiante, é necessário ter em mente que é bem mais barato manter um cliente do que conquistar novos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.Considerando que estamos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante destacarmos a importância de ter um atendimento diferenciado na rotina operacional de uma empresa.
De acordo com a pesquisa levantada pela American Express, 74% dos consumidores aceitariam pagar um pouco a mais para ter um atendimento excelente.
Conforme o mundo foi se tornando cada vez mais globalizado, ficou ainda mais evidente a necessidade de investir em diferenciais.
Assim como é preciso investir em meios para tornar o seu negócio mais atrativo que a concorrência, é preciso também lembrar da estrutura do local para que uma análise ergonômica do trabalho consiga definir que o ambiente é, de fato, seguro para que os funcionários desenvolvam os serviços normalmente.
O atendimento, por sua vez, é determinante no momento de uma compra, por exemplo. Algumas vezes, é através dele que a compra pode ou não ser realizada.
Portanto, investir em um atendimento diferenciado é apenas um dos fatores que você deve se preocupar para que a sua empresa se torne preferência dos consumidores.
Devemos sempre lembrar que dentro de um cenário tão competitivo, aderir práticas diferentes dos concorrentes é uma ótima maneira de se diferenciar.
Esse tipo de pensamento deve ser considerado por qualquer gestor, independente da área, seja uma assessoria ambiental ou qualquer outra área correlata.
Para que isso aconteça, o mais indicado é que uma pesquisa de mercado seja realizada, para entender os pontos mais importantes da concorrência.
Através dessa pesquisa, o gestor responsável pela empresa terá em mãos os dados necessários para fazer melhor que as outras empresas do mesmo segmento.
Essa pesquisa consegue ser aplicada em qualquer negócio, ou seja, ela pode ser realizada tanto para uma empresa de armazenamento, para saber quais são as melhores formas de administrar os objetos armazenados, até uma loja de roupas que busca ter formas melhores de conduzir o negócio e estar por dentro das principais novidades da moda.
No mundo dos negócios, é muito comum copiar certas práticas da concorrência e aplicar no próprio.
Por outro lado, há empresas que se dedicam ainda mais nessa parte. Nesse caso, elas buscam ter uma originalidade a mais, baseando-se em práticas que foram vistas em outras companhias.
Esse tipo de ação costuma ser visto em empresas ou lojas que trabalham com copo de papel personalizado, por exemplo. Por se tratar de uma área que está voltada diretamente para vendas, ter uma ideia baseada na concorrência, só que aprimorada, pode refletir positivamente na margem de lucro.
Diante desse contexto, vamos destacar a necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos seus consumidores com 6 dicas que serão fundamentais nessa fase.
1. Seja rápido
Estamos em uma era onde as pessoas estão cada vez menos propensas a esperar por algo, ou seja, a preferência é sempre por meios mais rápidos para resolver suas necessidades.A prova disso é que se caso o cliente não for atendido na hora, as chances dele desistir de esperar e ir para o concorrente são grandes. Ou seja, uma empresa de aluguel de equipamentos hospitalares que não possui um atendimento diferenciado capaz de resolver rapidamente um problema, faz com que os lucros começam naturalmente a baixar.
Para ser rápido, é preciso ter um bom timing, em outras palavras, trata-se de ser eficaz no atendimento para fazer as vendas. Com isso, as vantagens são:
- Promover uma experiência positiva para o cliente;
- Evitar problemas;
- Evitar filas;
- Fidelizar o cliente para outras compras futuras.
Pense que o atendimento deve ser conduzido de maneira rápida, como é feito por uma empresa de portaria que, geralmente, já possui um procedimento padrão para que as pessoas não percam tanto tempo para se identificar e ter acesso ao local.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rightnow, a segunda maior razão das empresas perderem parte de seus clientes é o fato de não ter um atendimento eficaz.
2. Tenha empatia com o cliente
A empatia é o ato de se colocar no lugar da pessoa e tentar sentir as mesmas sensações que ela está passando. A empatia, por sua vez, é uma características que grandes gestores possuem, e consequentemente acabam se tornando futuros líderes.Pode parecer fácil, mas tentar se colocar no lugar de outra pessoa pode se tornar difícil ainda mais quando os valores não se batem.
Deste modo, a equipe de atendimento deve ter a habilidade de serem empáticos e demonstrar empatia aos consumidores. Isso deve ser levado em consideração, principalmente, em áreas que possuem assessoria para exportação, isso porque relacionamentos são construídos diariamente.
Quando o cliente sente que a empresa está disposta a entender seus principais problemas, naturalmente a relação fica ainda melhor.
Pense na sensação de procurar um suporte de uma loja em um momento que você mais precisa, mas na hora da busca, você é ignorado. Ou seja, ter empatia é fundamental para ter um atendimento diferenciado.
3. Resolva o problema do cliente
Geralmente, quando o cliente vai até a sua empresa, ele provavelmente está passando por um problema, e deseja ser prontamente resolvido.Se caso o atendimento não conseguir resolver o problema, naturalmente ele fica decepcionado.
Parte de ter um atendimento diferenciado é priorizar sempre resolver a situação relatada pelo cliente. Em outras palavras, essa fase se assemelha a um processo de regularização ambiental, que por sua vez, passa por várias etapas.
Podemos exemplificar com problemas que acontecem diariamente, como receber um comentário do tipo “seu funcionário me tratou mal”, o ideal é pedir desculpas e fazer algo para que o cliente se sinta satisfeito.
Esse tipo de prática consegue fazer com que a empresa aumente ainda mais o número base de seus clientes, portanto, não hesite em resolver o problema de um determinado cliente. Procure fazer com que ele saia do seu estabelecimento sem o problema que ele estava carregando.
Um dos pontos que a equipe de atendimento deve se atentar, é saber responder os clientes de maneira natural.
Realizar um atendimento natural significa sanar as dúvidas dos clientes falando, somente, da resolução do problema. Em certos momentos, há espaços para desenvolver uma conversa, e assim, o cliente sente que ele não está se relacionando com um robô.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Genesys, 67% dos consumidores já desligaram o telefone pelo fato de não ter conseguido conversar com um atendente de verdade.
4. Treine sua equipe de atendimento
De nada adianta ter um gestor que saiba ter um relacionamento com o público, sendo que a sua equipe não conhece as características de ter um atendimento diferenciado.É preciso que a equipe tenha contato com o público, para entender na prática, como eles podem se colocar no lugar deles e saber qual o melhor direcionamento para realizar a venda.
Prestar um atendimento humanizado também é fundamental para que o cliente entenda que você não está somente na posição de realizar uma venda.
Lembrando também que, ter um atendimento padrão não significa que ele deve ser conduzido para todos os clientes.
Há sempre perfis diferentes de consumidores que irão para a sua loja, portanto, o mais importante é que o atendimento seja conduzido de maneira respeitosa e, não esquecendo, da empatia.
Atendimentos feitos dessa maneira faz com que a equipe entenda que estar dentro da empresa não é somente para realizar as vendas.
5. Atenda o cliente pela plataforma que ele preferir
Atualmente, grandes marcas possuem vários meios de comunicação para conseguir ter um relacionamento com várias personas.Deste modo, os clientes têm a liberdade de conseguir resolver seus problemas através de várias plataformas que hoje estão disponibilizadas na internet por meio de aplicativos e programas, sem esquecer também, das formas tradicionais.
As redes sociais, por sua vez, é um espaço onde os jovens preferem fazer suas reclamações e elogios, portanto, procure dar uma atenção maior na plataforma de preferência de seus consumidores.
Imagine que o cliente deseja ser atendido no Facebook, por exemplo. O atendimento pode ser por lá, porém, é importante lembrar que essa plataforma pode expor a conversa de maneira pública, ou seja, qualquer palavra errada ou tirada de contexto pode gerar resultados extremamente negativos.
6. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda está relacionado diretamente como uma das formas de fidelizar o cliente. Essa ação envolve, principalmente, resolver problemas futuros dos clientes depois da venda, fazendo com que ele volte a comprar novamente na sua empresa.Para que você leve essa prática adiante, é necessário ter em mente que é bem mais barato manter um cliente do que conquistar novos consumidores.