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Dicas para utilizar o Whatsapp business no seu negócio

Jayane Guia de Investimento - 23 de fevereiro de 2022

Seja para utilizar para combinar com sua família os preparativos para o natal ou para utilizar em suas estratégias empresariais, o WhatsApp tem sido uma febre desde o momento em que foi criado e, hoje em dia, é difícil imaginar uma pessoa que não o utilize. Mas o aplicativo ganhou popularidade das mais diferentes formas e, pensando em como as empresas poderiam utilizá-lo de maneira eficiente, foi criado o WhatsApp Business, o modelo do aplicativo exclusivo para as empresas e organizações. Embora muitos já tenham ouvido falar, nem todos sabem da existência ou das funcionalidades que essa plataforma oferece e, empresas pequenas principalmente podem se beneficiar muito, mesmo que o seu foco seja produzir Etiqueta para balança. Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar como utilizar o WhatsApp Business pode ser extremamente eficiente e eficaz para suas estratégias de negócio, mostrando os benefícios, vantagens, além de dicas de como aplicá-lo. A era digital chegou com tudo e as pessoas continuamente buscam conteúdo e produtos ou serviços que a utilizem de forma que traga novidades e facilidades. Não é nem um pouco fácil o papel de uma empresa nos dias de hoje. Uma Empresa de topografia, por exemplo, para crescer no mercado onde deseja, precisa ter contatos, saber se vender e, quando depois de muito esforço conseguir alguns clientes, precisa oferecer uma boa experiência de compra e um excelente atendimento. Ou seja, não basta mais ter apenas o melhor produto e serviço, precisa saber se vender dentro do seu segmento e oferecer pequenos diferenciais que, juntos, constroem uma boa imagem da marca, se tornando referência e ganhando bastante autoridade. E, para oferecer um bom atendimento, ter uma boa relação com o cliente ou acompanhar de perto a satisfação do mesmo depois de um pós-venda, a utilização do WhatsApp Business é uma excelente alternativa para seu negócio, podendo ser aplicado em serviços de armazens gerais ou a outro ramo. Portanto, para ficar por dentro de tudo e entender melhor o funcionamento da plataforma, os principais benefícios e vantagens e as diferentes maneiras de aplicação, confira o tópico abaixo onde tais conceitos serão melhor explorados.    

O conceito do WhatsApp Business

  De forma simples e direta, essa é uma modalidade que pode ser desbloqueada por empresas ou por pessoas que prefiram um perfil empresarial para trabalhar com o público, sendo muito mais efetivo para pequenas empresas pela intimidade do contato. Possuindo perfil empresarial, ferramentas para mensagens e etiquetas de organização, a plataforma gratuita pode ser utilizada pela sua empresa de pavimentação para estreitar os laços entre clientes e organização, assim como promover atendimento e diferentes tipos de marketing. O foco principal é para as pequenas empresas, afinal, existem estratégias mais eficazes para as empresas maiores, sendo a quantidade de demandas e de clientes a serem atendidos um grande problema para se utilizar dessa ferramenta. Caso mesmo assim decida aplicar o uso do WhatsApp, busque fazer com setores menores e que tratam de problemas mais raros e muito específicos, como o concerto de peças chave de Câmeras de segurança para residência. Através dessa plataforma, se torna mais automatizado o envio de mensagens e os processos para melhor organizá-las, utilizando listas de transmissão, assim como um suporte completamente personalizado e que faz diferença para o consumidor. Com isso em mente, podemos destacar alguns benefícios da utilização dessa ferramenta:
  • A segmentação de mensagens;
  • Personalização de atendimento;
  • Maior intimidade com o cliente;
  • Possibilidade de um pós-venda muito melhor;
  • Perfis e informações completas sobre o negócio disponíveis;
Em outras palavras, por ter uma quantidade limitada de pessoas nas quais podem fazer parte do processo de atendimento, o WhatsApp Business é uma excelente maneira de se aproximar dos clientes, se tornando mais simples que a sua distribuidora de baterias, ainda nova no mercado, consiga emplacar com suas estratégias de mercado. Em outras palavras, conforme o negócio for crescendo, você começa a buscar novas formas de mercado que condizem com a realidade do seu negócio, podendo começar a implantar softwares que comportam um maior número de usuários e funções.  

Aplicando de forma eficiente

  Agora que já ficou compreendido o que é o WhatsApp Business, seus benefícios e vantagens, chegou o momento de entender melhor como o mesmo pode ser aplicado no dia a dia de sua empresa, usufruindo o melhor que ele tem a oferecer. Portanto, confira abaixo as diferentes maneiras da sua Empresa de projetos elétricos conseguir cada vez mais popularidade, atendendo bem o público e conquistando seu próprio espaço dentro do seu segmento de mercado.  

01 – Invista em um número exclusivo

Assuntos pessoais não devem ser tratados com o cliente. O uso do telefone deve ser exclusivo e totalmente voltado para a comunicação de temas empresariais relacionados à organização, portanto, é necessário e indicado ter um número único voltado para isso. Quando se tem uma conta exclusiva e voltada para determinada função, também se torna mais fácil para não haver confusões na divulgação do seu catálogo de produtos, assim como facilita que os clientes e leads compartilhem seu número para outras pessoas que possam estar interessadas. Sem mencionar que, quando pensamos no conceito de organização, ter mensagens pessoais e mensagens profissionais no mesmo número pode ser difícil de se manter, sem mencionar a confiança excessiva no funcionário e garantir que o mesmo não mistura as coisas. Sem mencionar que, ter um único número, automatiza o processo de criação de listas e a resposta das mensagens e, como todo negócio precisa ser o mais eficiente e rápido possível, essa é uma excelente dica para se atingir esse objetivo.  

02 – Sempre deixe o seu catálogo atualizado

Uma das táticas comuns que utilizam o WhatsApp Business é a utilização do seu catálogo de produtos ou serviços de implantação de servidores, por exemplo. Isso permite uma boa personalização do que é comercializado por você e torna tudo mais dinâmico. No catálogo, pode ter tanto os produtos, quanto às variações do mesmo, os valores atualizados, tempo que demora para ficar pronto ou se já estão a pronta entrega, assim como possibilidades e formas de pagamento. Manter o catálogo atualizado significa que a empresa está ciente de que coisas podem mudar em seus processos internos e externos e a mesma quer oferecer o melhor para o cliente de forma rápida, automatizando o processo e demonstrando um real interesse em atender o cliente da melhor forma possível. Também é importante manter o catálogo atualizado por causa da inflação e outros fatores que podem acabar influenciando na decisão do lead. Imagine convencer uma pessoa do produto e, após todas as informações passadas, a empresa perceber que o preço está muito abaixo do que deveria. Para evitar esse tipo de situação, se atente.  

03 – Saiba dividir o seu público

Quando se pensa em WhatsApp Business, muitas empresas focam apenas em listas de transmissão e isso é um grande erro. Existem diversos modos de fidelizar clientes e dividir informações com eles, e é através da segmentação do seu público. Crie um grupo de fidelidade e que realmente se interessa pelos produtos que a sua empresa comercializa, assim como é importante ter catálogos diferentes para públicos diferentes. Diferentes pessoas possuem vontades e interesses que podem não ter relação alguma com o público um. Isso significa que é importante que a sua marca entenda que possuem diversos tipos de leads e clientes. Existem aqueles que são mais fiéis, outros que apesar de comprarem, isso só acontece esporadicamente, enquanto existe o grupo de leads que ainda estão sendo qualificados para uma venda. Ter essa expertise e entender que cada público possui suas próprias necessidades e prioridades, se adaptando para atender ao estilo deles e colocando sempre a essência da sua marca para crescer cada vez mais no mercado. Quanto melhor se adaptar, mais rápido sua empresa irá se expandir.  

Considerações Finais

  O WhatsApp Business é uma excelente forma de conseguir emplacar suas estratégias de negócios caso a sua empresa seja pequena, sendo muito útil para pessoas que são autônomas ou negócios que ainda não possuem demanda o suficiente para investir em um sistema mais eficiente e que atenda a mais pessoas. A principal vantagem dessa plataforma é a possibilidade de manter um contato próximo com seus leads e clientes, acompanhando o avanço deles ao longo do funil de compra e mostrando a eles a importância que tem dentro do seu negócio. Claro que é preciso ter métodos e estratégias que melhor reflitam isso, lembrando-se sempre de não ser inconveniente e buscar adaptar o cliente o melhor possível ao estilo da sua empresa, mostrando que está ali para resolver o problemas dele, para ajudá-lo. Estude o máximo possível sobre maneiras de aumentar seu alcance e trazer ainda mais leads para conhecer o seu negócio e, através do WhatsApp Business, fazer uma excelente gestão deles. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.  

Tags | dicas, internet, negócios, whatsapp business
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