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Entenda a importância do marketing digital para pequenas empresas

Eduardo Larbac - 4 de julho de 2019

Entenda a importância do marketing digital para pequenas empresas Entenda a importância do marketing digital para pequenas empresas
Com o surgimento e com o crescimento das inúmeras ferramentas digitais disponíveis hoje na internet, verificou-se, também, uma mudança na maneira como as marcas posicionam-se dentro do mercado. 

Isso decorre do fato de que o mundo virtual se mostrou capaz de expandir os limites das ações das empresas, permitindo a elaboração de estratégias na internet, nas redes sociais e nos dispositivos eletrônicos. Nesse sentido, será abordado no texto o conceito de marketing digital e quais são as suas vantagens para o crescimento de pequenas empresas.

Marketing digital: o que é e quais os seus benefícios

O marketing digital pode ser considerado toda e qualquer ação de promoção de marcas ou de produtos através de mídias digitais. Portanto, pode-se dizer que o marketing digital engloba todos os esforços empreendidos por uma marca dentro do mundo virtual. 

É importante ressaltar que as estratégias desenvolvidas nessa área podem ser utilizadas por inúmeros setores, como empresas, ONG’s, universidades, igrejas ou associações, por meio de canais digitais entre os quais se inserem blogs, sites, e-mail, motores de busca, redes sociais, entre outros.

A maior vantagem existente no uso de tais canais é que eles permitem o teste e a observação da efetividade das ações de uma empresa, a qual consegue calcular os retornos de seus investimentos. Com isso, por exemplo, uma empresa que oferece serviços de filmagem com drone pode investir certa quantia no desenvolvimento de um site oficial para a venda de seus produtos. 

Assim, recursos digitais possibilitam o registro do faturamento da firma após a criação do site. O mais importante é que dentro do universo de marketing digital existem uma série de estratégias que podem ser utilizadas, entre as quais é possível citar:
  • O inbound marketing
  • O marketing de conteúdo
  • As estratégias de SEO
  • O engajamento nas redes sociais
 

O que é o inbound marketing

O objetivo principal do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, não é simplesmente interromper o que uma pessoa está fazendo para que ela conheça um produto, como é o caso dos comerciais de televisão, mas sim atrair ela para o que uma empresa tem para oferecer. Dessa forma, uma marca é capaz de construir um relacionamento saudável e pautado em confiança com as pessoas.

Um caso marcante é a ação de empresas que enviam promoções para internautas através do e-mail. Nesse sentido, tomando como exemplo as empresas de refratários, é possível que elas tenham as suas vendas impulsionadas ao veicular anúncios em particular para pessoas específicas.   Além disso, há também a atração por mídias sociais e em buscadores, por meio de tráfego orgânico ou campanhas patrocinadas. Um elevado número de visitantes é fundamental para que sejam convertidos em potenciais clientes, mas é importante observar o fato de que são visitantes qualificados devido ao direcionamento preciso de conteúdo.

A importância do marketing de conteúdo na internet

Uma estratégia de marketing de conteúdo, a qual faz parte do inbound marketing, como o nome já indica, nada mais é do que a produção de conteúdos interessantes e valiosos por parte de uma empresa com o intuito de fornecer ao seu público-alvo uma imagem positiva da marca, bem como atrair as pessoas para um site de vendas específico. 

Dentre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para negócios destacam-se os sites de empresas de cenografia, onde se encontram conteúdos mais técnicos com o intuito de explicar o funcionamento dessa empresa, como a cenografia de um espaço é feita, entre outros. Dessa maneira, provavelmente alguém que tem interesse em saber mais sobre aspectos técnicos de um produto ou de um serviço irá interessar-se e criar uma visão positiva pela empresa geradora de conteúdo.

É nessa lógica que se inserem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização de mecanismos de busca”). Trata-se de todos os fatores levados em consideração pelos sites de busca tais como Google e Bing para organizar e ranquear conteúdos virtuais quando pessoas pesquisam sobre um determinado assunto. 

Por esse motivo, tais fatores são de grande importância para quem possui uma página na web, pois ela pode receber ou não mais evidência nos sites de busca dependendo da pesquisa feita pelo usuário. Assim, uma empresa que carrega conteúdos interessantes no seu site é capaz de atrair mais pessoas, fato que pode acarretar em um aumento das vendas.  

As redes sociais para as estratégias de marca

Atualmente, não só os sites estão sendo utilizados para a veiculação de conteúdos, mas, também as redes sociais. Isso pode ser explicado devido as redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter que são capazes de direcionar um conteúdo a um público específico. 

Com isso, as redes sociais fazem uso de algoritmos que levam os conteúdos produzidos, por exemplo, por uma empresa de sistema para bares e restaurantes para potenciais consumidores, os quais, no caso, podem ser donos de estabelecimentos.   Assim, fazendo uso de todas as estratégias citadas acima, uma marca que está no seu começo possui grandes chances de se consolidar nos meios digitais e de conquistar um importante espaço dentro do mercado.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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