Com o avanço da internet e o predomínio das redes sociais, um novo profissional surge no mercado, atrelado com estratégias de marketing pessoal e digital: o digital influencer, ou somente influencer.
O número de influenciadores digitais cresceu tanto nos últimos anos, que diversas empresas começaram a criar ações de comunicação para marcas voltadas para essas pessoas, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos usuários.
Só o Brasil conta com mais de 1 milhão de influencers, segundo registros de uma plataforma online de mapeamento de influenciadores digitais – e esse número só tende a crescer, ainda mais com o boom das redes sociais.
De acordo com pesquisas, 24 canais brasileiros no YouTube estão na lista dos 100 mais influentes do mundo.
Outros dados demonstram a capacidade dos influencers no mundo de hoje. Segundo o estudo, cerca de 71% dos brasileiros segue algum influenciador.
Desse total, 55% afirmam que pesquisam a opinião dos criadores digitais antes de fazer uma compra; 86% já descobriram um produto pelos influenciadores e 73% adquiriram algo por indicação.
Por conta disso, as empresas estão voltando os olhos para este profissional, já que fica muito mais fácil conseguir potenciais clientes.
Imagine, por exemplo, que uma empresa forneceu uma camisa polo uniforme para o influenciador, em troca de propaganda. Se ele tiver muitos seguidores, há grandes chances deste público se interessar pelo produto.
O artigo de hoje vai falar mais sobre o trabalho de um influencer e explicar a importância do profissional para as estratégias de marketing. Continue a leitura!
O que é um Digital Influencer?
Um digital influencer nada mais é que um usuário popular nas mídias sociais, capaz de influenciar em decisões e comportamentos de seus seguidores (por isso o nome “influencer”). Em geral, ele é seguido por um público fiel, que acompanha suas publicações e também reverbera suas ideias para outras pessoas. O influencer é capaz de moldar a opinião popular e transmitir suas ideias com facilidade, devido a sua autoridade, credibilidade e conhecimento sobre um determinado assunto. Desse modo, os influenciadores definem algumas tendências, além de motivarem os usuários em algo, como a compra de um produto ou serviço. Além disso, o influenciador digital também levanta discussões sobre temas específicos, colocando alguns assuntos em pauta. Mesmo quando há discordância, ainda assim os debates estão sendo feitos, o que é importante para manter a temática em relevância. Podemos ver, por exemplo, os influenciadores que debatem a importância do uso da máscara de proteção respiratória, principalmente em épocas de pandemia, e como equipamentos de proteção individual (EPIs) são necessários para profissionais da saúde. Entre os tipos de influenciadores mais comuns, destacam-se:- As celebridades (famosos da televisão, cinema, etc.);
- Os jornalistas, repórteres e apresentadores;
- Os especialistas (cientistas, profissionais da área, etc.);
- Os ativistas (políticos, de movimentos sociais, etc.).