O marketing sempre foi essencial para qualquer marca crescer e se consolidar no mercado. É por meio dele que as pessoas conhecem uma empresa, bem como, tudo aquilo que ela tem a oferecer.
Ou seja, para que seu produto ou serviço chegue até aqueles que possam ter algum tipo de interesse, é essencial divulgar o que você vende, claro, usando algumas estratégias específicas.
Antigamente, os principais meios para fazer essa divulgação eram a TV, o rádio, as revistas, os jornais, os panfletos, entre outros. Porém, era pela TV que as marcas conseguiam um alcance muito maior.
Com a chegada da internet, isso mudou. Esses recursos continuam sendo importantes, no entanto, são os canais on-line que fazem os negócios alcançarem um público muito maior.
Isso acontece, porque as pessoas estão cada vez mais conectadas por diversos meios, como redes sociais, aplicativos, e-mail e, claro, sites de pesquisa como o Google.
Por isso, é fundamental que qualquer empresa tenha suas ações em marketing digital bem planejadas e estabelecidas.
No entanto, não se pode esquecer do marketing off-line, sendo ainda mais importante saber unir essas duas opções. Então, é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
O que é marketing on-line?
Mais conhecido como marketing digital, trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo divulgar uma marca, atrair novos negócios, criar relacionamentos e mostrar a identidade da empresa. Ou seja, são ações e campanhas que utilizam os mais variados canais digitais para a divulgação de produtos, serviços e marcas, por meio de estratégias como Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo. Para entender melhor como funciona, vamos falar um pouco mais sobre essas estratégias, bem como, suas características.Marketing de Conteúdo
Os consumidores querem se informar sobre tudo o que desejam adquirir, antes mesmo de fazer uma compra. Então, se um negócio está procurando por uma empresa que ofereça curso NR10, vai até o Google e digita sua pesquisa. Ele vai encontrar nos resultados, links de sites de empresas que ofereçam esse serviço, principalmente aquelas que oferecem materiais ricos a respeito do assunto. Aqui entra o marketing de conteúdo, que tem como objetivo posicionar uma marca no lugar certo na jornada de compra do cliente. Um exemplo de seu uso é uma empresa publicar em seu blog materiais e informações relevantes sobre curso NR 35. Dessa forma, ela vai atrair, converter e encantar uma audiência formada por pessoas que têm interesse em seus serviços. Esses conteúdos podem ser publicados em diversos canais, como blog, site institucional e, claro, as redes sociais.SEO
É essencial ser encontrado entre os primeiros resultados de uma pesquisa feita no Google. Esse é o principal objetivo das estratégias orgânicas, ou seja, que passam longe de anúncios pagos e outras práticas. O Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) usa estratégias que oferecem a melhor experiência para o usuário, e faz com que sites, como o Google, classifiquem bem uma página na internet. Um exemplo de SEO é o uso de palavras-chave. Estas são termos mais usados pelos usuários na hora de fazer uma pesquisa. Por exemplo, uma fabricante de fios e cabos pode usar a palavra-chave “fabrica de cabos eletricos” em seus conteúdos. Dessa forma, o usuário vai encontrar o material publicado por ela quando pesquisar por empresas do tipo, o que facilita a divulgação de sua marca para a audiência.E-mail marketing
O e-mail tem como finalidade enviar mensagens comerciais para uma lista selecionada de contatos. Por meio dele é possível:- Fortalecer a marca;
- Aumentar as vendas;
- Comunicar-se com clientes e leads;
- Divulgar conteúdos;
- Aumentar o tráfego dos sites.