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Estratégias de marketing para seu negócio

Jayane Guia de Investimento - 17 de dezembro de 2021

Muitos acreditam que o marketing é a alma do negócio. Diversas estratégias e práticas de mercado são utilizadas constantemente em busca de chamar a atenção de novos leads e clientes, aumentando a chance de fidelizá-los e expandir a empresa. Por isso, o texto de hoje irá abordar as estratégias de marketing que mais podem ser vitais para o funcionamento do seu negócio, mostrando quais são as mais usadas e quais que podem ser melhores aplicadas em comércios físicos e digitais. Qualquer empresa que tenha como objetivo crescer e se expandir precisa estar atenta a forma como realiza o seu marketing, independente se o seu foco de vendas e comércio seja conexões inox ou produtos caseiros. Com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, pode-se dizer que as coisas mudaram, até mesmo as estratégias que antes tinham muito sucesso, precisaram ser adaptadas, verificando o que ainda era possível se manter e o que teria de ser completamente alterado. Juntas, elas trouxeram diversas facilidades ao redor do mundo e até mesmo pequenas ações e demandas, como o simples pagamento de um boleto, atualmente, pode ser feita em menos de 3 minutos via aplicativo bancário de um smartphone. Sendo assim, é extremamente simples que práticas que envolvam desde cobertura de vidro temperado até serviços tecnológicos tenham que mudar para atingir a um novo público que busca por coisas diferentes do que as pessoas de alguns anos atrás. Com um público buscando mais facilidades, mais tecnologia, mais velocidade e trocando de opinião e vontades muito rápido, as empresas tiveram de se adequar a toda essa mudança muito rápida, tentando entender os gatilhos que geram atenção, voltando seus investimentos para essa frente. Mas essas estratégias se aplicam a quaisquer tipos de produtos? Mesmo uma empresa que oferece cursos de como virar comissário de voo?  Esse tipo de prática funciona com qualquer tipo de público? Quais são as mais utilizadas no mercado? A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, buscando explorar ao máximo as possibilidades que o mercado oferece..

O impacto do marketing

Quanto melhor uma empresa se planejar, maior é a chance de que seu negócio se expanda e maior será seu número de vendas, gestão de negócios e autoridade no mercado, conseguindo ser muito mais eficiente nas suas demandas e vendas, sejam elas de produtos caseiros ou manta para telhado. Entretanto, com uma vasta quantidade de estratégias e práticas de mercado envolvendo o marketing, é normal que algumas se destaquem mais do que outras e consigam ser mais impactantes, principalmente dependendo do ramo de negócio de cada empresa. Algumas como o próprio marketing de conteúdo, funciona melhor com empresas digitais, os famosos e-commerces, enquanto o marketing de nicho pode ser aplicado em ambos. Tudo depende como a empresa adaptar o marketing a sua necessidade, podendo afetar até mesmo um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Fora tudo que já foi mencionado até esse momento, também é possível destacar diversos benefícios, como por exemplo:
  • Maior alcance e autoridade no segmento de mercado;
  • Maior número de vendas;
  • Maior lucro e rendimento;
  • Maior engajamento;
  • Expansão do negócio mais rápida e sólida.
Além disso, pode-se dizer que o marketing é essencial não somente para promover e fazer com que as pessoas conheçam o negócio, mas também em fidelizá-las e convencê-las de que a empresa é diferente e tem uma real preocupação com o que está sendo comercializado. Mesmo uma empresa de engenharia ambiental deve saber como utilizar o marketing de maneira eficiente e que seja condizente com as estratégias e objetivos da marca, fazendo com que eles sejam alcançados de forma mais rápida. Confira nos tópicos a seguir algumas e como são impactantes no mercado de trabalho, sendo utilizadas por diversas empresas ao redor do mundo.
  1. Marketing digital

O marketing digital é muito utilizado para e-commerces e negócios voltados para trabalhar com a internet como sua aliada, afinal, todas as suas estratégias são pensadas em como captar a atenção e gerar interesse genuíno pelos produtos e serviços da marca. Mesmo quando aplicado de forma a beneficiar o controle de estoque e compras, esse tipo de estratégia visa utilizar ao máximo os recursos que somente a internet proporciona, diferente do marketing tradicional. As redes sociais, por exemplo, são uma excelente forma de canalizar todos os esforços da marca em prol de fazer um bom marketing. Embora o marketing tradicional possa usar a internet para se promover, o digital faz isso de forma mais natural, orgânica e fácil de ser medida, afinal, é muito mais simples gerenciar um negócio que só possui um foco, do que um negócio que tenha mais de um.
  1. Marketing de conteúdo

Podendo ser utilizado tanto no marketing de lojas físicas, utilizando a internet como apoio, e tendo mais força no e-commerce, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais bem utilizadas e que mais traz retorno a médio e longo prazo nos dias atuais. Usado em diversos segmentos de mercado, desde grandes logísticas até empresas de jardinagem, essa prática tem como objetivo criar conteúdo relevante e que agregue valor aos clientes, fazendo com que eles procurem a marca e não o contrário. Com isso, é preciso de muito planejamento e constância na publicação de conteúdos, para que as pessoas saibam os dias e horários que normalmente a empresa irá divulgar novas atualizações em seu site ou redes sociais.  A criação de conteúdo pode ir além e utilizar plataformas como o Youtube ou o Reels do Instagram para aumentar a popularidade e conseguir novos leads.  Tudo irá depender exclusivamente da imaginação e de como a empresa se planeja. Sem sombra de dúvidas, um dos melhores e maiores investimentos de marketing da atualidade.
  1. Marketing Tradicional

O mais simples de ser feito e que as pessoas estão mais acostumadas, o marketing tradicional é muito utilizado por comércios que investem seu tempo e dinheiro apenas no estabelecimento físico, fazendo com que os esforços fiquem por conta da divulgação, preço e possíveis promoções. Embora seja tradicional, uma adaptação que foi feita é a utilização do próprio site da empresa para expandir seus horizontes, fazendo com que ainda mais pessoas conheçam seus produtos e serviços e saibam, de fato, qual o trabalho que a marca realiza.
  1. Marketing de e-mail

Também conhecido pelo nome inverno, e-mail marketing, essa forma de impulsionar sua marca tem como principal objetivo utilizar os e-mails dos clientes para alimentá-los com informações relevantes e sempre deixar os mesmos avisados sobre atualizações e promoções da marca. Embora seja fácil de ser executado, existe uma linha bastante tênue que pode acabar fazendo com que o cliente fique incomodado, que é saber a quantidade de e-mails enviados, horários corretos e sobre o assunto que está localizado no corpo do mesmo. Dessa forma, mesmo quando alinhado a outras estratégias de marketing, o e-mail é uma forte e poderosa ferramenta para o seu negócios que, se bem utilizado, consegue expandir a sua lista e atrair mais clientes e fidelizar os mesmos.
  1. Marketing de nicho

Por último, mas não menos importante, temos o marketing de nicho para abordar nesse texto. Ele é muito bom para empresas que decidiram se especializar nos conhecidos nichos de mercado, ou seja, nos produtos e serviços para uma parcela menos de clientes. A maior vantagem desse tipo de estratégia é que menos empresas estão interessadas em comercializar para esse público e preferem atender a massas maiores. Porém, por não serem constantemente atendidos, o público que encontra uma empresa competente e que faz o que eles querem ver engajam e dão muito mais créditos para a marca. O público nesse segmento é muito mais exigente, precisando realmente de uma real dedicação da organização para atender as necessidades, pedidos e critérios que eles demandam.  Em contrapartida, como todas as marcas pretendem atingir a maior parte das massas, a concorrência com o marketing de nicho é bem menor. Com menos concorrência, maior a probabilidade de se destacar e ser reconhecida no mercado, aumentando a autoridade e o alcance da empresa.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e mostrou como o marketing é essencial para qualquer negócio, sendo ele responsável por trazer mais clientes e pessoas para a organização, fazendo com que conheçam seus produtos e saibam o real potencial da empresa. Agora que ficou um pouco mais claro sobre algumas das estratégias mais utilizadas no mercado, cabe a você e os responsáveis pela organização decidir em quais irão investir, sempre buscando o que reflete a realidade do seu negócio. Independente da escolhida, o importante é sempre estar buscando novas formas de crescer e expandir os horizontes da marca, se tornando uma gigante no mercado de atuação. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.  

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