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Estratégias para aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing

Eduardo Larbac - 6 de setembro de 2019

Estratégias para aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing Estratégias para aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o contato com o público-alvo de um negócio. Isso porque, o envio de mensagens é uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja estar sempre presente na rotina dos seus clientes.

Porém, como qualquer ferramenta de marketing, o e-mail está sujeito a ficar esquecido em uma caixa de entrada ou, muitas vezes, de não despertar o interesse do público, que acaba por excluí-lo sem nem mesmo clicar para saber mais sobre o conteúdo recebido.

Essa certamente é uma questão que deve ser solucionada rapidamente, afinal, o e-mail marketing faz parte da rotina de diversas empresas e precisa ser eficiente para que os resultados não sejam prejudicados.

A falta de engajamento do público acontece por alguns problemas simples, que podem ser sanados facilmente com dicas fundamentais que são responsáveis por aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing.

Para isso, primeiro é preciso identificar quais são esses problemas, tornando mais fácil a sua solução e então aplicar algumas estratégias eficazes para solucionar essa dificuldade.

Quais são os maiores ofensores do e-mail marketing?

Como o e-mail é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing é preciso que ela seja eficiente para um negócio.

Identificar quais são os problemas que levam a uma queda no índice de abertura dos e-mails é fundamental para resolver a questão, fazendo com que o retorno obtido com essa ferramenta seja satisfatório.

Entre os principais ofensores estão:
  • Título desinteressante;
  • Conteúdo repetitivo;
  • Tema pouco atrativo;
  • Alta frequência de envio.
Todo e-mail marketing precisa ser estrategicamente pensado, pois a intenção é que o seu conteúdo seja lido pelos clientes, e não que ele seja apenas um incômodo com o qual um cliente precise lidar frequentemente.

Por isso, sem dúvida, o primeiro item que deve ser evitado é um título desinteressante. Afinal, ele é o ponto de partida para que o cliente clique no e-mail marketing recebido.

Outro aspecto fundamental é não disparar e-mails repetitivos. Isso porque, um assunto que já seja conhecido pelo cliente pode despertar pouca curiosidade, uma vez que ele já possui o domínio que deseja.

Além disso, disparar um e-mail com um tema pouco atrativo também reduz a sua taxa de abertura. Isso faz com que ele se torne apenas um aborrecimento para o cliente, que pode excluí-lo sem demora.

Uma alta frequência de envio também gera incômodo nos leitores, fazendo com que, no momento da identificação do remetente, ele seja deletado rapidamente. Ou ainda, nos piores casos, fazendo com que o recebimento seja bloqueado.

Por isso, é importante contornar esses ofensores para que um e-mail marketing seja eficiente e traga bons resultados para um negócio.

Estratégias para tornar o e-mail marketing mais atrativo

Existem algumas dicas práticas de como tornar um e-mail mais atrativo, fazendo com que ele tenha uma boa taxa de abertura.

Elas podem ser resumidas em:
  • Conhecer o público-alvo;
  • Clareza no objetivo;
  • Utilizar Call to Action;
  • Investir em um estilo próprio;
  • Utilizar o senso de urgência;
  • Tomar cuidado com conteúdos extensos;
  • Formato compatível com smartphones.
Para entender melhor do que se trata cada um dos pontos citados, eles serão abordados de maneira mais completa abaixo:

1.      É preciso conhecer o seu público-alvo

Qualquer tipo de negócio, para obter maior eficiência na utilização de diferentes ferramentas de marketing, precisa conhecer o seu público-alvo.

Isso porque, enviar qualquer tipo de conteúdo para uma pessoa que não possua interesse em um determinado segmento certamente não trará resultados. Afinal, não vale a pena enviar um e-mail marketing sobre os benefícios da locação de retroescavadeira para uma pessoa que trabalhe com pintura automotiva.

Por isso, cada empresa precisa identificar o seu público-alvo e investir na produção de conteúdo baseado no perfil dos seus consumidores.

Isso também pode ser um problema na hora de medir o alcance da taxa de abertura de e-mails. Desse modo, é preciso filtrar os clientes que buscam e se interessam por uma locação de caçamba de entulho e de outros equipamentos para reformas, para que os números sejam baseados em métricas mais reais para uma empresa, sem considerar os leads que não se enquadram no público-alvo do negócio.

2.      É preciso ter clareza na abordagem dos assuntos

Ser objetivo na transmissão de informações e conteúdos importantes nos e-mails torna-os mais atrativos para os clientes. Isso porque a internet é uma maneira dinâmica de lidar com várias situações, e por isso o tempo dedicado para cada atividade costuma ser pequeno.

Mas a objetividade também traz outros benefícios. Ela é importante para que o conteúdo seja mais prático e direto, tornando a sua compreensão facilitada.

Isso pode ser facilmente entendido ao considerar o caso de uma empresa especializada na venda de tacógrafos. Ao enviar um e-mail marketing para seus clientes, ela pode abordar diferentes assuntos, tal como as etapas para obter um certificado de tacógrafo.

Porém, a elaboração desse material deve ser feita de maneira simplificada, pois um conteúdo extenso abordando leis, aplicações, penalidades e diferentes modelos do item pode acabar tornando o e-mail cansativo, fazendo com que o cliente não se interesse pela leitura do conteúdo.

Por isso, investir em clareza é a uma dica essencial para aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing.

3.      É preciso chamar o cliente para uma ação

Uma das estratégias que podem ser facilmente introduzidas na elaboração de um e-mail é o Call to Action, ou seja, chamar o cliente para uma determinada ação.

Isso envolve o uso de botões ou links que levem o cliente a acessar uma página ou site, fazendo com que ele obtenha maiores informações sobre um assunto ou que o leve para uma plataforma online de vendas.

Essa ferramenta é muito utilizada na venda de produtos. Um exemplo disso pode ser uma loja especializada em acessórios para automóveis. Ela pode enviar um conteúdo relevante sobre a importância de implementos para veículos e levar o cliente diretamente ao site, por meio de um botão de ação, para que ele possa conhecer e, até mesmo, comprar um reboque moto.

Além disso, podem ser incluídos diferentes botões no corpo do e-mail mas, uma dica valiosa é chamar o cliente para realizar uma única ação específica, pois o contrário pode causar confusão e fazer com que ele perca o interesse.

4.      É preciso investir em um estilo próprio

Definir um layout e um estilo próprios para a comunicação por e-mail é um diferencial interessante para muitas empresas.

O motivo é que esse tipo de cuidado cria uma familiaridade para o leitor, de modo que ele identifica rapidamente quando há um novo conteúdo para ser conhecido.

Por isso, quando um cliente recebe um e-mail marketing da sua oficina de referência, ele clica rapidamente pois sabe do que se trata e deseja receber mais informações a respeito de uma higienização ar condicionado automotivo, por exemplo, pois sabe que a empresa sempre fornece um bom conteúdo e um design mais agradável de leitura.

5.      É preciso utilizar o senso de urgência

Tão importante quanto chamar o cliente para uma determinada ação é criar o senso de urgência dentro do conteúdo de um e-mail marketing.

Essa estratégia ajuda o cliente a tomar uma decisão mais rapidamente, pois caso isso não ocorra ele pode ser prejudicado.

Focar em uma promoção por tempo limitado ou em uma quantidade baixa de estoque pode auxiliar uma empresa a obter melhores resultados na venda de um painel de senha digital ou de outros produtos do seu catálogo, por exemplo.

6.      É preciso investir em conteúdos menores

Muitos leitores, ao receberem um e-mail, fazem uma análise rápida do tamanho do conteúdo.

Isso não quer dizer, necessariamente, que ele não se interesse pelo assunto tratado, mas talvez queira dizer que ele não possui muito tempo disponível para ler um e-mail naquele momento.

Por isso, se uma empresa deseja explicar mais sobre como funciona o serviço de uma funilaria express, ela precisa criar um conteúdo com riqueza de informações, em um texto com um tamanho adequado para o tipo de ferramenta que ela está utilizando.

O uso de imagens também costuma ser uma boa alternativa para expor um conteúdo importante em tamanhos mais apropriados para um e-mail marketing.  

7.      É preciso tomar cuidado com o formato do e-mail

Como é sabido, atualmente a grande maioria das pessoas acessa suas contas de e-mail por meio de smartphones e tablets, tornando essa tarefa mais prática no meio de uma rotina atribulada.

Nesse caso, é fundamental que o formato do e-mail seja responsivo, ou seja, que ele se adapte de maneira perfeita ao ser acessado em dispositivos móveis.

Assim, se um centro de serviços veiculares deseja enviar um e-mail para seus clientes sobre as novidades do seu setor auto eletrico automotivo, ele precisa garantir que esse e-mail seja bem visualizado, despertando a curiosidade no seu público.

Por isso, tão importante quanto identificar os ofensores e corrigi-los é utilizar as estratégias eficientes mencionadas nesta postagem. Elas podem ser uma maneira efetiva de aumentar a taxa de abertura de um e-mail marketing, contribuindo positivamente para os resultados de uma empresa. 

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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