Qual a melhor rede social para o seu negócio, Facebook ou Instagram? Se você, empreendedor ou empreendedora, está em busca de uma boa rede social, para contribuir na divulgação de sua empresa, agora você vai identificar qual rede social contribui melhor para investimento da sua empresa.
Primeiro, é importante saber que de acordo com os dados levantados por uma pesquisa feita pelo ComScore as pessoas passam em média, 650 horas por mês em mídias sociais. Dessa forma, os canais digitais se tornaram grandes aliados da comunicação digital para empresas no geral, desde uma loja automotiva até um consultório odontológico.
Essa mesma pesquisa feita pela ComScore, afirma que o foco é um futuro digital, ela demonstra claramente a força das redes sociais com alguns exemplos, um deles, é que principalmente no Brasil, a média de tempo em que as pessoas dedicam ao Facebook ou Instagram, são 60%, maior do que em todo o resto do mundo.
Por que investir em redes sociais?
Por ter muita visibilidade, fica nítido que os profissionais que desejam manter um negócio bem-sucedido, devem investir em redes sociais. Como já dito, os canais digitais contribuem muito para a boa divulgação das empresas, desde consultórios odontológicos, até os demais segmentos, podendo se tornar até mesmo um diferencial entre concorrentes. O Facebook é de fato um líder no segmento, isso porque ele se tornou a rede social mais popular do mundo. Entretanto, o Instagram cresce frequentemente, inovando de várias formas, existem indícios de que futuramente ele poderá superar o Facebook, em relação a números de usuários, porém, ambos continuam no mesmo patamar de acessos. Entretanto, o fato disso tudo é que, tanto o Facebook quanto o Instagram, são canais e ferramentas digitais com uma relevância incrível, para construir e nutrir um bom relacionamento com os seus clientes, de acordo com o perfil de cada empresa. Pense que, cada segmento poderá ter mais afinidade com uma ou outra rede social, assim as pessoas podem criar uma certa proximidade com o seu empreendimento.Comparativos das mídias sociais: Facebook e Instagram
Para auxiliar na compreensão de todas as características dos canais Facebook e Instagram, é importante antes de tudo, analisar o papel de cada uma delas, afinal cada uma possui uma função específica. Cada rede social, possui fatores que criam a personalidade de sua plataforma, tendo em vista que, o principal fator que deve ser muito bem analisado, é tudo que diz respeito ao público-alvo. Um exemplo, o Facebook, apesar de ser a mídia social mais popular e democrática, com um alcance amplo, possui a maior popularidade com um público maduro. Já o Instagram é sucesso com a geração jovem, então cabe ao profissional analisar todas as mídias e suas vantagens, e a partir disso, escolher a rede social para investir no seu empreendimento. Sendo assim, podemos entender que, se o seu negócio, possui serviços e procedimentos focados em um público-alvo um pouco mais jovem, o investimento deve ser voltado para o Instagram, pois ele é a ferramenta que atende melhor a esse público, sendo assim uma ótima ferramenta. Outro ponto muito importante acerca do Instagram, é que por ser uma plataforma diretamente visual, algumas empresas formulam as suas estratégias de conteúdos voltadas para o uso de imagens. Porém, se o seu público-alvo for focado em pessoas mais velhas, o Facebook é uma excelente ferramenta para auxiliá-lo a alcançar o seu público em qualquer lugar do mundo. Indo agora aos exemplos, se você é dono de um consultório odontológico, provavelmente, seu público alvo é um pouco mais maduro, portanto, o mais sábio é investir no uso do Facebook.A importância da segmentação do público
Para que seu negócio seja bem-sucedido, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo, e também é importante saber sobre algumas características como:- Localidade;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Interesses;
- Preferências.