Muitas pessoas, ao decidir investir em inbound marketing, focam principalmente em atrair clientes em potencial. Para atrair de forma qualificada e converter esses usuários, é necessário ter um fluxo de nutrição claro.
Ao criar conteúdo rico e bem direcionado, você pode qualificar leads – ou seja, prepará-los para se tornarem clientes efetivamente.
Ao longo das etapas da jornada de compra, sua intenção é que os clientes em potencial se familiarizem com a marca e entendam que ela tem um grande potencial para ajudá-los.
Assim, a equipe de vendas tem mais chances de segmentar e concluir a venda, alcançando objetivos maiores.
O fluxo de nutrição é uma ferramenta indispensável para atingir metas desse tipo. Acompanhe este material para entender o que é, como funciona, os usos principais e como fazê-lo.
Dessa forma, a empresa será considerada a mais indicada para atender às necessidades de mais pessoas.
Esse relacionamento é definido por uma sequência de e-mails e o envio das mensagens depende da etapa que cada consumidor está durante a jornada de compra, sendo eles:
Nesse caso, o fluxo pode incluir uma ampla gama de e-mails e materiais criados especialmente para educar esse lead.
Em outras palavras, a função da nutrição é criar uma série de mensagens que destacam a qualidade da empresa que presta consultoria tributária. É importante que isso seja feito sutilmente e conforme o interesse evolui, agregando mais informações.
Esses e-mails são enviados automaticamente – você não precisa dispará-los à mão. Para isso, uma segmentação prévia é necessária.
Já nos materiais, é fundamental tirar dúvidas e explicar com muita clareza o que a consultoria tem a oferecer para os interessados.
Devido ao envio automatizado, o fluxo de nutrição representa uma evolução e tanto em termos de economia de tempo e recursos.
No entanto, esta estratégia também pode ser usada para outros fins e automatizar a jornada de diferentes estágios do funil.
Veja abaixo alguns exemplos de fluxo simples que você pode implantar em sua empresa:
Tudo isso ajuda a criar um diálogo coerente e aumenta as chances de identificação do seu e-mail, além de melhorar as taxas de abertura.
Nas mensagens seguintes, compartilhe os seus melhores conteúdos sobre as torres de resfriamento de água e outras ofertas que ajudam a recolher mais dados dos visitantes.
Isso facilita o lead a interagir com o fluxo e realmente atingir o objetivo desejado.
É uma ótima maneira de iniciar relacionamentos com consumidores e mantê-los engajados com a sua marca.
Aproveite essa oportunidade para ensinar tudo o que eles devem saber sobre as cintas de amarração, no caso de negócios voltados para transporte e veículos, e otimize o tempo de sua equipe de atendimento.
Ao implementá-lo você melhora as estatísticas de e-mail marketing e mantém seu domínio longe de listas negras de servidores de e-mail.
Nesse caso, você deve ter muitas informações sobre eles em seu CRM e, dependendo do ciclo de compra do produto ou serviço, pode configurar lembretes ou promoções para incentivar novas transações.
É ela quem vai te guiar na construção dos e-mails que farão parte de todo o processo. Abaixo mostramos passo a passo como criar um fluxo de nutrição, acompanhe.
Alguns exemplos de metas para fluxo de nutrição incluem fazer os contatos percorrerem o funil de vendas mais rápido, recolher informações sobre eles, acelerar o ciclo de vendas e reduzir o tempo de compra.
Você pode criar segmentos de acordo com a profissão, o estágio na jornada de compra, os tipos de conteúdo consumidos previamente e muito mais.
Para isso, é importante que você conheça a ferramenta de automação e saiba quais ações de leads podem ser monitoradas e identificadas.
As mais comuns são preenchimento de formulário, obtenção de rótulo, abertura de e-mail, download de documentos e acesso a páginas específicas.
Os fluxos de nutrição podem conter a quantidade de e-mails que você achar necessário, mas geralmente contém de 2 a 5 mensagens.
Na hora de criar os e-mails, não se esqueça de aplicar as boas práticas de marketing digital. Use assuntos concisos, mas fortes, não escreva textos muito grandes e finalize com um CTA claro e convincente.
Não se esqueça de sempre usar layouts otimizados para dispositivos móveis. Assim, os dados sobre ar condicionado instalação chegarão a mais pessoas em menos tempo.
Se houver muito espaço entre um e-mail e outro, a empresa pode cair no esquecimento.
Por outro lado, se você enviar vários e-mails em um período muito curto de tempo, pode ser considerado inconveniente.
Pensando nisso, as empresas geralmente usam períodos de 2 a 5 dias – mas não é uma regra.
A distância entre um e-mail e outro deve ser determinada de acordo com o propósito da marca e o comportamento dos clientes em potencial, estudando as respostas obtidas junto ao público.
É por isso que é importante medir as principais métricas mensalmente, trimestralmente e anualmente. É esse hábito que o ajudará a encontrar erros e oportunidades de melhoria.
Abaixo, listamos os principais pontos para analisar a respeito do fluxo de nutrição.
É por isso que as taxas de abertura são tão importantes. Elas informam o quão envolventes são os assuntos dos e-mails e qual a porcentagem de pessoas que os abriram.
Para calcular esta métrica basta multiplicar o número de usuários que abriu o e-mail e dividir o resultado pelo número de usuários que o receberam.
Os e-mails que fazem parte de fluxos de nutrição costumam ter uma taxa de 30% a 50%.
Para calcular a taxa de cliques multiplique por 100 as pessoas que clicaram no e-mail e divida o resultado pelo número de pessoas que abriram o e-mail.
Normalmente, as taxas de cliques estão entre 3% e 5%. Se o seu fluxo estiver abaixo da média, tente outros formatos de CTA.
Neste cálculo multiplique o número de leads que se tornaram clientes e divida pela quantidade de pessoas que completaram o fluxo. Quanto maior o resultado, melhor!
Monitorar o fluxo de nutrição não é simples, mas faz muita diferença na aquisição de clientes. Coloque essas estratégias em prática e perceba a diferença na evolução do seu negócio e relacionamento com o usuário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Ao criar conteúdo rico e bem direcionado, você pode qualificar leads – ou seja, prepará-los para se tornarem clientes efetivamente.
Ao longo das etapas da jornada de compra, sua intenção é que os clientes em potencial se familiarizem com a marca e entendam que ela tem um grande potencial para ajudá-los.
Assim, a equipe de vendas tem mais chances de segmentar e concluir a venda, alcançando objetivos maiores.
O fluxo de nutrição é uma ferramenta indispensável para atingir metas desse tipo. Acompanhe este material para entender o que é, como funciona, os usos principais e como fazê-lo.
Entenda o que é um fluxo de nutrição
Basicamente, é uma estratégia para fornecer aos clientes em potencial conteúdo de qualidade, permitindo que eles desenvolvam um relacionamento forte e duradouro com uma marca de assistência técnica informática, por exemplo.Dessa forma, a empresa será considerada a mais indicada para atender às necessidades de mais pessoas.
Esse relacionamento é definido por uma sequência de e-mails e o envio das mensagens depende da etapa que cada consumidor está durante a jornada de compra, sendo eles:
- Pesquisa e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Verificação das soluções;
- Comparação entre marcas;
- Compra.
Como o fluxo de nutrição funciona?
Considere o exemplo da consultoria logo acima. Imagine que uma pessoa está interessada em contratar esse serviço.Nesse caso, o fluxo pode incluir uma ampla gama de e-mails e materiais criados especialmente para educar esse lead.
Em outras palavras, a função da nutrição é criar uma série de mensagens que destacam a qualidade da empresa que presta consultoria tributária. É importante que isso seja feito sutilmente e conforme o interesse evolui, agregando mais informações.
Esses e-mails são enviados automaticamente – você não precisa dispará-los à mão. Para isso, uma segmentação prévia é necessária.
Já nos materiais, é fundamental tirar dúvidas e explicar com muita clareza o que a consultoria tem a oferecer para os interessados.
Devido ao envio automatizado, o fluxo de nutrição representa uma evolução e tanto em termos de economia de tempo e recursos.
Conheça as funcionalidades do fluxo de nutrição
Normalmente, o fluxo é usado para educar prospects e ajudar a equipe de vendas a vender seus produtos, como um pirômetro digital.No entanto, esta estratégia também pode ser usada para outros fins e automatizar a jornada de diferentes estágios do funil.
Veja abaixo alguns exemplos de fluxo simples que você pode implantar em sua empresa:
Fluxo de boas-vindas
Este tipo de fluxo contribui para o início do relacionamento entre marca e consumidor. Para usá-lo você pode apresentar o porta-voz das campanhas de marketing por e-mail e explicar o que o assinante pode esperar do seu negócio.Tudo isso ajuda a criar um diálogo coerente e aumenta as chances de identificação do seu e-mail, além de melhorar as taxas de abertura.
Nas mensagens seguintes, compartilhe os seus melhores conteúdos sobre as torres de resfriamento de água e outras ofertas que ajudam a recolher mais dados dos visitantes.
Fluxo de conversão
São os fluxos mais comuns. Quando o gatilho se baseia em algum conteúdo, você pode criar mensagens personalizadas e segmentar mais para o tópico em questão de modo que o usuário realize uma ação específica para evoluir na jornada de compra, por exemplo.Isso facilita o lead a interagir com o fluxo e realmente atingir o objetivo desejado.
Fluxo de treinamento
Essa nutrição é muito interessante para receber clientes e leads e deixá-los a par dos seus negócios e processos.É uma ótima maneira de iniciar relacionamentos com consumidores e mantê-los engajados com a sua marca.
Aproveite essa oportunidade para ensinar tudo o que eles devem saber sobre as cintas de amarração, no caso de negócios voltados para transporte e veículos, e otimize o tempo de sua equipe de atendimento.
Fluxo de reativação
Com essa estratégia você pode reativar contatos inativos em seu CRM. Esta é uma ótima maneira de limpar sua lista de e-mails e eliminar qualquer pessoa que não seja mais uma fonte potencial de vendas.Ao implementá-lo você melhora as estatísticas de e-mail marketing e mantém seu domínio longe de listas negras de servidores de e-mail.
Fluxo de reconversão
A reconversão é uma ótima maneira de fidelizar os clientes e mantê-los satisfeitos com os produtos de uma loja ou itens de fidelização enviados, como garrafa personalizada com nome.Nesse caso, você deve ter muitas informações sobre eles em seu CRM e, dependendo do ciclo de compra do produto ou serviço, pode configurar lembretes ou promoções para incentivar novas transações.
Saiba como montar um fluxo de nutrição
Antes de começar a nutrir seus leads, é muito importante que você tenha uma compreensão clara da jornada de compra.É ela quem vai te guiar na construção dos e-mails que farão parte de todo o processo. Abaixo mostramos passo a passo como criar um fluxo de nutrição, acompanhe.
Objetivo
Todo fluxo deve ter um objetivo, seja ele qualitativo ou quantitativo. Esse é o aspecto que norteará as demais etapas da estratégia e permitirá o acompanhamento dos resultados.Alguns exemplos de metas para fluxo de nutrição incluem fazer os contatos percorrerem o funil de vendas mais rápido, recolher informações sobre eles, acelerar o ciclo de vendas e reduzir o tempo de compra.
Segmentação
Para a sua nutrição funcionar você deve agrupar os contatos da empresa de manutenção de nobreaks, por exemplo, de acordo com certos critérios que os tornem semelhantes.Você pode criar segmentos de acordo com a profissão, o estágio na jornada de compra, os tipos de conteúdo consumidos previamente e muito mais.
Selecione o gatilho de envio das mensagens
Agora, é hora de escolher qual ação despertará a distribuição de mensagens e os critérios que determinam quem vai ser inserido no seu feed.Para isso, é importante que você conheça a ferramenta de automação e saiba quais ações de leads podem ser monitoradas e identificadas.
As mais comuns são preenchimento de formulário, obtenção de rótulo, abertura de e-mail, download de documentos e acesso a páginas específicas.
Elabore os e-mails
Você já definiu o objetivo principal do seu processo. Agora é a hora de avaliar a extensão da jornada do lead e dividi-la em pequenos estágios.Os fluxos de nutrição podem conter a quantidade de e-mails que você achar necessário, mas geralmente contém de 2 a 5 mensagens.
Na hora de criar os e-mails, não se esqueça de aplicar as boas práticas de marketing digital. Use assuntos concisos, mas fortes, não escreva textos muito grandes e finalize com um CTA claro e convincente.
Não se esqueça de sempre usar layouts otimizados para dispositivos móveis. Assim, os dados sobre ar condicionado instalação chegarão a mais pessoas em menos tempo.
Faça um calendário editorial
É necessária uma série de e-mails para desenvolver relacionamentos, por isso também é importante determinar os períodos em que as pessoas receberão essas mensagens.Se houver muito espaço entre um e-mail e outro, a empresa pode cair no esquecimento.
Por outro lado, se você enviar vários e-mails em um período muito curto de tempo, pode ser considerado inconveniente.
Pensando nisso, as empresas geralmente usam períodos de 2 a 5 dias – mas não é uma regra.
A distância entre um e-mail e outro deve ser determinada de acordo com o propósito da marca e o comportamento dos clientes em potencial, estudando as respostas obtidas junto ao público.
Analise resultados e otimize
Não adianta criar todo um relacionamento se você não estiver acompanhando o desempenho dos e-mails e seu impacto real nos negócios.É por isso que é importante medir as principais métricas mensalmente, trimestralmente e anualmente. É esse hábito que o ajudará a encontrar erros e oportunidades de melhoria.
Abaixo, listamos os principais pontos para analisar a respeito do fluxo de nutrição.
Taxa de abertura
Se as pessoas não abrirem seus e-mails, todo o seu trabalho será desperdiçado – afinal, o público visado nunca terá acesso ao material.É por isso que as taxas de abertura são tão importantes. Elas informam o quão envolventes são os assuntos dos e-mails e qual a porcentagem de pessoas que os abriram.
Para calcular esta métrica basta multiplicar o número de usuários que abriu o e-mail e dividir o resultado pelo número de usuários que o receberam.
Os e-mails que fazem parte de fluxos de nutrição costumam ter uma taxa de 30% a 50%.
Taxa de cliques
Conforme mencionado, você deve encerrar sua mensagem com um call-to-action indicando o próximo passo do leitor. Se as pessoas não clicarem neste CTA, o fluxo não terá atingido o objetivo.Para calcular a taxa de cliques multiplique por 100 as pessoas que clicaram no e-mail e divida o resultado pelo número de pessoas que abriram o e-mail.
Normalmente, as taxas de cliques estão entre 3% e 5%. Se o seu fluxo estiver abaixo da média, tente outros formatos de CTA.
Taxa de conversão
Por fim, temos a taxa de conversão, que é a métrica mais importante para esta estratégia. Afinal, ela dirá o quão eficiente é seu fluxo de nutrição.Neste cálculo multiplique o número de leads que se tornaram clientes e divida pela quantidade de pessoas que completaram o fluxo. Quanto maior o resultado, melhor!
Monitorar o fluxo de nutrição não é simples, mas faz muita diferença na aquisição de clientes. Coloque essas estratégias em prática e perceba a diferença na evolução do seu negócio e relacionamento com o usuário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.