Os gatilhos mentais funcionam como o tempero da comunicação, aumentando sua autoridade no seu segmento e no mercado como um todo, ajudando a produzir:
O fato é que existem diversos gatilhos mentais que você pode usar na sua comunicação, seja escrita, em vídeo ou em conversas do dia a dia.
Neste artigo vamos ver 5 gatilhos mentais para você reforçar a sua autoridade com seu público. Você verá com o passar do tempo que a resposta do público é diferente quando você aplica gatilhos mentais na sua comunicação.
Você pode usar uma comunicação específica que explique que a lavagem do carro é feita com o produto X, com uma tecnologia exclusiva, que permite lavar o seu carro sem a necessidade de esfregar a pintura e na metade do tempo convencional.
Perceba assim a diferença entre um slogan genérico e comunicação específica. Principalmente para produtos digitais ou serviços, quanto maior a especificidade, melhor.
Outra técnica muito útil nesse momento é usar números quebrados para ser mais preciso em suas indicações. Ser mais específico na sua comunicação vai ativar curiosidade, confiança e autoridade na mente das pessoas.
Ao conseguir descrever seu produto ou serviço, como um sistema de pedidos online para restaurantes, mostrando de forma clara para as pessoas o que elas estão comprando, cria-se uma relação de confiança com mais chances de fechar a venda.
Quem é capaz de eliminar as dúvidas das pessoas, ganha mais confiança, fazendo com que a sua autoridade cresça frente a essas pessoas.
Esse gatilho mental pode ser utilizado com sucesso em títulos de artigos, e-mails, posts para redes sociais, vídeos, páginas e cartas de vendas. Faça testes para encontrar o melhor para o seu negócio, pois cada caso é um caso e o que você mede, você controla.
Uma outra dica é o uso da palavra “você” nos textos, que tornam a leitura mais pessoal, fazendo com que quem estiver lendo ou ouvindo sua mensagem sinta que está falando com ele.
Se quem trabalha com máquinas de café para alugar for capaz de criar títulos e chamadas específicas, focando nos benefícios para o seu público, a tendência é que as conversões aumentem.
O primeiro você nunca ouviu falar e o segundo publicou um livro e apareceu em uma matéria de jornal. É claro que você escolheria o segundo, pois aparentemente ele possui mais autoridade, pois é uma figura pública.
Você se mostrará uma autoridade, um especialista ou um expert quando construir um lastro de conteúdo e começar a aparecer em diversos canais de comunicação. São formas de mostrar sua autoridade:
Mas é preciso atenção: construa sua autoridade de forma sólida e verdadeira, não usando informações falsas, montagens ou números que vão além do que realmente alcançou.
Construir uma autoridade dessa forma leva a uma queda rápida, pois logo que descobrirem sua credibilidade e autoridade já eram, sendo quase sempre um caminho sem volta.
Combine sempre que possível os gatilhos da especificidade e da autoridade, garantindo que seus resultados comecem a mudar em pouco tempo.
Pense que você está procurando por uma mão de obra terceirizada limpeza, certamente escolherá a que tiver as melhores informações e avaliações de clientes.
Outro cenário muito comum é o momento de compra de produtos pela internet. Certamente os comentários farão toda a diferença sobre sua decisão de compra.
Se não houver comentários ou eles forem ruins, é muito provável que você escolha outro produto ou outra loja para fazer sua compra.
A mesma lógica funciona para o seu público, de forma que quanto mais provas sociais você apresentar, maiores são as chances de atrair clientes.
Independentemente se você comercializa produtos ou serviços, apresente provas sociais verdadeiras, que mostram a satisfação dos seus clientes e como eles estão alcançando resultados com sua solução.
Jamais crie falsas provas sociais, ou perderá muito de sua autoridade tão duramente criada. Use mensagens do WhatsApp em que seus clientes enviam elogios aos seus produtos ou serviços como prova social.
Um formato de se apresentar provas sociais mais marcantes é com estudos de caso, sendo muito comum em mercados como consultoria e coaching.
Nestes estudos de caso, o cliente pode contar toda a sua jornada, como ocorreu a transformação com a aquisição da solução e como estão agora.
Para destacar os seus serviços de cabeamento de rede valor, use depoimentos em texto e em vídeo, pois eles transmitem uma mensagem forte para o público sobre como sua solução pode gerar resultado.
E uma dica é que é muito mais eficaz ter um bom depoimento e um bom estudo de caso, do que vários depoimentos superficiais e fracos, que não geram emoção no público.
O gatilho mental da prova social vai bem além de apenas falar que suas soluções geram resultados, sendo usados para reforçar a autoridade.
Tanto se você dá treinamentos ou palestras, se faz cursos de aperfeiçoamento com profissionais que são autoridade no mercado, tire fotos para mostrar ao seu público como você está sempre buscando o melhor com os melhores.
As provas sociais são muito importantes na quebra de objeções, então se você tem provas que respondem dúvidas do seu público ou eliminam algum tipo de objeção, use-a.
Faz parte da natureza do ser humano agir somente quando está prestes a perder alguma coisa.
Um erro muito comum na internet é o uso da falsa escassez, com ofertas que dizem ser só para as próximas 24 horas ou para os 10 primeiros que comprarem, mas a oferta continua além desse limite.
Fazer esse tipo de uso do gatilho da escassez mais atrapalha que ajuda, sendo necessário que seja para valer a escassez.
O segundo ponto é sua empresa de terceirização recepção construir uma narrativa para a escassez de modo que ela se conecte com o sentimento do público, principalmente o sentimento de perda.
Você pode usar desse sentimento de perda, aliando a autoridade para aumentar o interesse do público.
Com o gatilho da escassez é possível gerar o sentimento de perda, de elevação do status, de culpa e muitos outros que levam o público a tomar uma decisão.
Dessa forma, é muito importante que a escassez seja real e genuína, caso contrário você estará perdendo oportunidades de vendas.
Na internet, uma das formas mais utilizadas para se mostrar urgência é por meio do uso de timers ou cronômetros com contagem regressiva informando quanto tempo falta para a oferta acabar.
Outra forma de gerar urgência é informando a quantidade de produtos ou vagas ainda restantes. Deixar as coisas para a última hora é algo próprio do ser humano, e isso é bom para quem vende ou faz uma avaliação de imoveis valor.
Explore ao máximo esses gatilhos, sendo sempre genuíno e transparente, combinando-os dentro de sua estratégia.
- E-mail marketing;
- Legendas para posts nas redes sociais;
- Cartas de vendas;
- Textos para páginas de captura e vendas (copywriting).
O fato é que existem diversos gatilhos mentais que você pode usar na sua comunicação, seja escrita, em vídeo ou em conversas do dia a dia.
Neste artigo vamos ver 5 gatilhos mentais para você reforçar a sua autoridade com seu público. Você verá com o passar do tempo que a resposta do público é diferente quando você aplica gatilhos mentais na sua comunicação.
Gatilhos mentais para você fortalecer sua autoridade
Pontuamos a seguir 5 gatilhos mentais que farão toda a diferença na autoridade que sua empresa de serviço de entrega de encomendas tem no mercado, mesmo que esteja começando sua carreira.-
Especificidade
Você pode usar uma comunicação específica que explique que a lavagem do carro é feita com o produto X, com uma tecnologia exclusiva, que permite lavar o seu carro sem a necessidade de esfregar a pintura e na metade do tempo convencional.
Perceba assim a diferença entre um slogan genérico e comunicação específica. Principalmente para produtos digitais ou serviços, quanto maior a especificidade, melhor.
Outra técnica muito útil nesse momento é usar números quebrados para ser mais preciso em suas indicações. Ser mais específico na sua comunicação vai ativar curiosidade, confiança e autoridade na mente das pessoas.
Ao conseguir descrever seu produto ou serviço, como um sistema de pedidos online para restaurantes, mostrando de forma clara para as pessoas o que elas estão comprando, cria-se uma relação de confiança com mais chances de fechar a venda.
Quem é capaz de eliminar as dúvidas das pessoas, ganha mais confiança, fazendo com que a sua autoridade cresça frente a essas pessoas.
Esse gatilho mental pode ser utilizado com sucesso em títulos de artigos, e-mails, posts para redes sociais, vídeos, páginas e cartas de vendas. Faça testes para encontrar o melhor para o seu negócio, pois cada caso é um caso e o que você mede, você controla.
Uma outra dica é o uso da palavra “você” nos textos, que tornam a leitura mais pessoal, fazendo com que quem estiver lendo ou ouvindo sua mensagem sinta que está falando com ele.
Se quem trabalha com máquinas de café para alugar for capaz de criar títulos e chamadas específicas, focando nos benefícios para o seu público, a tendência é que as conversões aumentem.
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Autoridade
O primeiro você nunca ouviu falar e o segundo publicou um livro e apareceu em uma matéria de jornal. É claro que você escolheria o segundo, pois aparentemente ele possui mais autoridade, pois é uma figura pública.
Você se mostrará uma autoridade, um especialista ou um expert quando construir um lastro de conteúdo e começar a aparecer em diversos canais de comunicação. São formas de mostrar sua autoridade:
- Falar das suas formações (acadêmicas ou não);
- Há quanto tempo você está no mercado;
- Por que você é um especialista;
- Mostrar que possui relações profissionais com outras autoridade;
- Apresentar os resultados obtidos.
Mas é preciso atenção: construa sua autoridade de forma sólida e verdadeira, não usando informações falsas, montagens ou números que vão além do que realmente alcançou.
Construir uma autoridade dessa forma leva a uma queda rápida, pois logo que descobrirem sua credibilidade e autoridade já eram, sendo quase sempre um caminho sem volta.
Combine sempre que possível os gatilhos da especificidade e da autoridade, garantindo que seus resultados comecem a mudar em pouco tempo.
-
Prova social
Pense que você está procurando por uma mão de obra terceirizada limpeza, certamente escolherá a que tiver as melhores informações e avaliações de clientes.
Outro cenário muito comum é o momento de compra de produtos pela internet. Certamente os comentários farão toda a diferença sobre sua decisão de compra.
Se não houver comentários ou eles forem ruins, é muito provável que você escolha outro produto ou outra loja para fazer sua compra.
A mesma lógica funciona para o seu público, de forma que quanto mais provas sociais você apresentar, maiores são as chances de atrair clientes.
Independentemente se você comercializa produtos ou serviços, apresente provas sociais verdadeiras, que mostram a satisfação dos seus clientes e como eles estão alcançando resultados com sua solução.
Jamais crie falsas provas sociais, ou perderá muito de sua autoridade tão duramente criada. Use mensagens do WhatsApp em que seus clientes enviam elogios aos seus produtos ou serviços como prova social.
Um formato de se apresentar provas sociais mais marcantes é com estudos de caso, sendo muito comum em mercados como consultoria e coaching.
Nestes estudos de caso, o cliente pode contar toda a sua jornada, como ocorreu a transformação com a aquisição da solução e como estão agora.
Para destacar os seus serviços de cabeamento de rede valor, use depoimentos em texto e em vídeo, pois eles transmitem uma mensagem forte para o público sobre como sua solução pode gerar resultado.
E uma dica é que é muito mais eficaz ter um bom depoimento e um bom estudo de caso, do que vários depoimentos superficiais e fracos, que não geram emoção no público.
O gatilho mental da prova social vai bem além de apenas falar que suas soluções geram resultados, sendo usados para reforçar a autoridade.
Tanto se você dá treinamentos ou palestras, se faz cursos de aperfeiçoamento com profissionais que são autoridade no mercado, tire fotos para mostrar ao seu público como você está sempre buscando o melhor com os melhores.
As provas sociais são muito importantes na quebra de objeções, então se você tem provas que respondem dúvidas do seu público ou eliminam algum tipo de objeção, use-a.
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Escassez
Faz parte da natureza do ser humano agir somente quando está prestes a perder alguma coisa.
Um erro muito comum na internet é o uso da falsa escassez, com ofertas que dizem ser só para as próximas 24 horas ou para os 10 primeiros que comprarem, mas a oferta continua além desse limite.
Fazer esse tipo de uso do gatilho da escassez mais atrapalha que ajuda, sendo necessário que seja para valer a escassez.
O segundo ponto é sua empresa de terceirização recepção construir uma narrativa para a escassez de modo que ela se conecte com o sentimento do público, principalmente o sentimento de perda.
Você pode usar desse sentimento de perda, aliando a autoridade para aumentar o interesse do público.
Com o gatilho da escassez é possível gerar o sentimento de perda, de elevação do status, de culpa e muitos outros que levam o público a tomar uma decisão.
Dessa forma, é muito importante que a escassez seja real e genuína, caso contrário você estará perdendo oportunidades de vendas.
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Urgência
Na internet, uma das formas mais utilizadas para se mostrar urgência é por meio do uso de timers ou cronômetros com contagem regressiva informando quanto tempo falta para a oferta acabar.
Outra forma de gerar urgência é informando a quantidade de produtos ou vagas ainda restantes. Deixar as coisas para a última hora é algo próprio do ser humano, e isso é bom para quem vende ou faz uma avaliação de imoveis valor.
Considerações finais
Neste artigo você viu 5 gatilhos mentais que com certeza irão fortalecer sua autoridade no mercado e construir sua riqueza, mesmo se você estiver no início da carreira.Explore ao máximo esses gatilhos, sendo sempre genuíno e transparente, combinando-os dentro de sua estratégia.