Atualmente, cada vez mais a maioria dos usuários não se sente à vontade para interagir com empresas burocráticas ou frias e impessoais. Por isso, a humanização de marca tem se tornado uma tendência muito forte, visto que possibilita criar identificação.
As pessoas preferem marcas próximas, simpáticas e transparentes, que se preocupam genuinamente com as necessidades e as opiniões dos clientes, bem como podem se envolver com causas específicas.
Nesse caso, é preciso entender detalhadamente a importância da humanização da marca e os aspectos que precisam ser levados em consideração para desenvolver essa característica.
Preparamos o texto a seguir para explicar o que é uma marca humanizada, por que as pessoas as preferem e como a empresa de ar condicionado deve atuar para integrar essa ideia ao atendimento.
Esse tipo de marketing está começando a se tornar popular à medida que as marcas procuram incorporar mais o elemento humano em seus processos, auxiliados pelo marketing digital e pela personalização facilitada pelas tecnologias.
Isso reflete, principalmente, no que e como as pessoas procuram e desejam encontrar em um negócio especializado em filtro jacuzzi, por exemplo.
Hoje, o consumidor não quer mais apenas consumir, mas também quer uma boa experiência em todo o processo de compra.
Os usuários passam a ter um papel muito mais ativo nos processos de marketing, e com pesquisas simples podem descobrir muitas alternativas e opções para satisfazer suas necessidades ou resolver seus problemas.
Dentre as principais características das empresas que passam por essa transição, destacamos as principais.
A humanização da marca significa deixar de lado a burocracia e a inacessibilidade para modos de atenção efetivos e contínuos que deem conforto ao consumidor.
Além disso, as marcas de terceirização de limpeza com esse recurso respondem mais satisfatoriamente ao feedback dos usuários, agilizando o tempo entre a resolução de problemas e removendo barreiras.
Para chegar a esse patamar, as empresas aproveitam os muitos canais de interação digital existentes, como as mensagens instantâneas e o e-mail.
Investindo nisso, a marca torna-se uma autoridade em alarmes de incêndio e é capaz de transmitir valores como a proximidade e a transparência.
Quando se trata de comunicação, no entanto, as marcas que querem se humanizar não devem escolher estruturas e métodos invasivos, que simplesmente objetivam vender e aumentar a base de clientes.
Ao contrário, devem optar por metodologias sustentáveis e não invasivas que, além de criar oportunidades de negócios, tenham como principais objetivos informar, educar e agregar valor ao mercado e aos clientes.
A responsabilidade social refere-se ao compromisso que uma empresa assume com seus trabalhadores, clientes e com o meio ambiente/causas sociais em geral.
Por exemplo, empresas socialmente responsáveis trabalham para que suas atividades não afetem o meio ambiente e garantam as condições de trabalho ideais para todos os funcionários.
Esses princípios de sustentabilidade e responsabilidade social já são bem compreendidos pelos usuários e muito bem quistos.
Quando se trata de reclamações e consultas de clientes, as marcas com esse recurso respondem com agilidade e resolvem os problemas rapidamente, eliminando barreiras entre a empresa e o cliente.
Embora seja importante que esse princípio seja parte da cultura organizacional, isso não significa que os proprietários, gestores e profissionais de marketing tenham que desempenhar um papel passivo.
Na verdade, existem diversos aspectos importantes e ações que devem ser tomadas para humanizar a marca, como as que veremos a seguir.
Por isso, um dos passos fundamentais para conseguir esta transformação é definir o seu próprio estilo. O que inclui:
Para se humanizar e construir confiança, devem adotar estratégias de marketing não invasivas e focar na sustentabilidade das ações, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Essas práticas não buscam gerar vendas ou resultados imediatos como a publicidade tradicional. O objetivo é fomentar relacionamentos fortes e profundos com os usuários do elevador residencial.
Outro ponto vital para isso é saber representar uma imagem humana não só da empresa, mas principalmente das pessoas que trabalham nela.
Esse recurso comunicativo é muito importante para mostrar aos clientes que os especialistas em portaria remota são pessoas como eles.
Negócios que têm caras humanas e simpáticas chamam mais a atenção do público. Pode parecer um detalhe pequeno, mas é extremamente decisivo.
Você pode gravar vídeos mostrando como seus produtos são feitos, entrevistar funcionários, contar a história da sua empresa ou simplesmente mostrar imagens do dia a dia.
Esse tipo de material permite que o usuário se sinta mais próximo da empresa, como se fosse um amigo e confidente. Então, conte uma história que inspire as pessoas e evoque emoções.
Com as marcas humanizadas isso também é uma realidade. Desse modo, os fabricantes de atuador pneumático têm que entender os objetivos dos clientes para poder atendê-los.
A empatia entra em cena na hora de compreender a visão de mundo e os problemas pelos quais a persona passa. Então, é possível começar a elaborar um plano de comunicação eficaz.
O objetivo final é incentivar que as pessoas se identifiquem com a marca, mesmo antes de fazerem a primeira compra.
Além disso, é importante conhecer limites para que a comunicação não seja ofensiva ou vulgar. Na internet existem várias possibilidades de trabalhar essa faceta da empresa, para que ela se posicione de uma forma mais descontraída.
Por exemplo, a marca pode investir na criação de memes para as redes sociais. Esse recurso não exige que você conte com uma equipe de comediantes para descobrir o lado divertido do negócio.
Basta um pouco de criatividade, estar a par dos acontecimentos e situações mais recentes e conhecer bem o seu segmento de mercado. O potencial de viralização desses materiais é muito alto, permitindo alcançar novos consumidores, ampliando o engajamento também.
Isso mostra a outros consumidores que você tem um ótimo relacionamento com seus clientes e que essas pessoas não apenas gostam de seus produtos, mas também os recomendam.
Em vez de serem solicitados a acreditar cegamente nas afirmações de uma empresa, os consumidores veem pessoas da vida real apaixonadas por seus produtos, o que gera confiança em sua marca.
Se você ainda não tem conteúdo gerado pelo usuário, desafie seus clientes. Faça isso por meio de uma campanha de marketing por e-mail ou crie uma postagem que incentive os usuários a tirar uma foto do produto junto com uma hashtag, por exemplo.
Desse modo, será possível tornar a marca mais humana, além de ampliar suas oportunidades no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
As pessoas preferem marcas próximas, simpáticas e transparentes, que se preocupam genuinamente com as necessidades e as opiniões dos clientes, bem como podem se envolver com causas específicas.
Nesse caso, é preciso entender detalhadamente a importância da humanização da marca e os aspectos que precisam ser levados em consideração para desenvolver essa característica.
Preparamos o texto a seguir para explicar o que é uma marca humanizada, por que as pessoas as preferem e como a empresa de ar condicionado deve atuar para integrar essa ideia ao atendimento.
O que é humanização de marca?
O marketing humanizado, como o próprio nome indica, é o marketing que busca humanizar os processos e conectar-se genuinamente com os usuários.Esse tipo de marketing está começando a se tornar popular à medida que as marcas procuram incorporar mais o elemento humano em seus processos, auxiliados pelo marketing digital e pela personalização facilitada pelas tecnologias.
Isso reflete, principalmente, no que e como as pessoas procuram e desejam encontrar em um negócio especializado em filtro jacuzzi, por exemplo.
Hoje, o consumidor não quer mais apenas consumir, mas também quer uma boa experiência em todo o processo de compra.
Os usuários passam a ter um papel muito mais ativo nos processos de marketing, e com pesquisas simples podem descobrir muitas alternativas e opções para satisfazer suas necessidades ou resolver seus problemas.
Quais são as características de uma marca humanizada?
Basicamente, a humanização da marca consiste em adquirir atributos relacionados à satisfação, fidelização e sustentabilidade do usuário.Dentre as principais características das empresas que passam por essa transição, destacamos as principais.
Acessibilidade
Uma das razões pelas quais as pessoas procuram uma marca mais humana é que é muito mais fácil interagir com essa marca e apresentar suas preocupações, necessidades e até desconfortos e reclamações.A humanização da marca significa deixar de lado a burocracia e a inacessibilidade para modos de atenção efetivos e contínuos que deem conforto ao consumidor.
Além disso, as marcas de terceirização de limpeza com esse recurso respondem mais satisfatoriamente ao feedback dos usuários, agilizando o tempo entre a resolução de problemas e removendo barreiras.
Para chegar a esse patamar, as empresas aproveitam os muitos canais de interação digital existentes, como as mensagens instantâneas e o e-mail.
Comunicação eficiente
Outro elemento característico de uma marca humanizada é a comunicação eficiente, tanto com os clientes quanto com o resto do público e o mercado como um todo.Investindo nisso, a marca torna-se uma autoridade em alarmes de incêndio e é capaz de transmitir valores como a proximidade e a transparência.
Quando se trata de comunicação, no entanto, as marcas que querem se humanizar não devem escolher estruturas e métodos invasivos, que simplesmente objetivam vender e aumentar a base de clientes.
Ao contrário, devem optar por metodologias sustentáveis e não invasivas que, além de criar oportunidades de negócios, tenham como principais objetivos informar, educar e agregar valor ao mercado e aos clientes.
Responsabilidade social
Essa é uma das características fundamentais das marcas que conseguem se humanizar e criar uma conexão real com os consumidores.A responsabilidade social refere-se ao compromisso que uma empresa assume com seus trabalhadores, clientes e com o meio ambiente/causas sociais em geral.
Por exemplo, empresas socialmente responsáveis trabalham para que suas atividades não afetem o meio ambiente e garantam as condições de trabalho ideais para todos os funcionários.
Esses princípios de sustentabilidade e responsabilidade social já são bem compreendidos pelos usuários e muito bem quistos.
Menos burocracia
As marcas humanizadas deixam de lado a burocracia e a complexidade em favor de uma atenção constante e efetiva, na qual o consumidor é o protagonista.Quando se trata de reclamações e consultas de clientes, as marcas com esse recurso respondem com agilidade e resolvem os problemas rapidamente, eliminando barreiras entre a empresa e o cliente.
Como humanizar a minha marca?
O processo de humanização da marca pode ser pensado como um projeto de branding integral. Por isso, exige diferentes ações.Embora seja importante que esse princípio seja parte da cultura organizacional, isso não significa que os proprietários, gestores e profissionais de marketing tenham que desempenhar um papel passivo.
Na verdade, existem diversos aspectos importantes e ações que devem ser tomadas para humanizar a marca, como as que veremos a seguir.
Tenha um estilo próprio
Humanizar uma loja de bicicleta significa dar uma personalidade particular. Ou seja, assegurar que ele seja facilmente identificável e, acima de tudo, diferente dos outros.Por isso, um dos passos fundamentais para conseguir esta transformação é definir o seu próprio estilo. O que inclui:
- Logotipo;
- Tom de voz;
- Identidade visual;
- Estilos de comunicação;
- Personalidade desejada para a marca;
- Características do público visado.
Não seja invasivo
Além da comunicação constante, as marcas devem tomar cuidado para não parecerem grandes, médios ou pequenos conglomerados de empresas tentando vender a todo custo.Para se humanizar e construir confiança, devem adotar estratégias de marketing não invasivas e focar na sustentabilidade das ações, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Essas práticas não buscam gerar vendas ou resultados imediatos como a publicidade tradicional. O objetivo é fomentar relacionamentos fortes e profundos com os usuários do elevador residencial.
Dê acesso aos bastidores
Ver logotipos o tempo todo não é uma experiência positiva para o usuário e pode até levantar suspeitas. Mesmo em empresas modernas, como SaaS (Software as a Service), é fundamental que a equipe de trabalho construa confiança.Outro ponto vital para isso é saber representar uma imagem humana não só da empresa, mas principalmente das pessoas que trabalham nela.
Esse recurso comunicativo é muito importante para mostrar aos clientes que os especialistas em portaria remota são pessoas como eles.
Negócios que têm caras humanas e simpáticas chamam mais a atenção do público. Pode parecer um detalhe pequeno, mas é extremamente decisivo.
Invista em storytelling
O Storytelling é uma ótima maneira de humanizar sua marca, afinal, é uma narrativa convincente que é pensada a longo prazo e pode conciliar palavras e imagens.Você pode gravar vídeos mostrando como seus produtos são feitos, entrevistar funcionários, contar a história da sua empresa ou simplesmente mostrar imagens do dia a dia.
Esse tipo de material permite que o usuário se sinta mais próximo da empresa, como se fosse um amigo e confidente. Então, conte uma história que inspire as pessoas e evoque emoções.
Crie empatia
Qualquer estratégia de marketing precisa ter como foco a adequação às necessidades e interesses da persona.Com as marcas humanizadas isso também é uma realidade. Desse modo, os fabricantes de atuador pneumático têm que entender os objetivos dos clientes para poder atendê-los.
A empatia entra em cena na hora de compreender a visão de mundo e os problemas pelos quais a persona passa. Então, é possível começar a elaborar um plano de comunicação eficaz.
O objetivo final é incentivar que as pessoas se identifiquem com a marca, mesmo antes de fazerem a primeira compra.
Mostre o lado humorístico da marca
O riso ajuda a criar vínculos e relações sociais, além de ser um dos melhores traços humanos. Nessa visão, toda marca que quiser se humanizar deve mostrar seu lado cômico e mais voltado ao infotenimento, se isso for possível e se adequar ao público geral da marca.Além disso, é importante conhecer limites para que a comunicação não seja ofensiva ou vulgar. Na internet existem várias possibilidades de trabalhar essa faceta da empresa, para que ela se posicione de uma forma mais descontraída.
Por exemplo, a marca pode investir na criação de memes para as redes sociais. Esse recurso não exige que você conte com uma equipe de comediantes para descobrir o lado divertido do negócio.
Basta um pouco de criatividade, estar a par dos acontecimentos e situações mais recentes e conhecer bem o seu segmento de mercado. O potencial de viralização desses materiais é muito alto, permitindo alcançar novos consumidores, ampliando o engajamento também.
Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário
Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário humaniza sua marca de duas maneiras. É divertido, além de ser incrível para os usuários quando uma de suas marcas favoritas mostra conteúdo e resenhas escritas por fãs no site da empresa ou nas redes sociais.Isso mostra a outros consumidores que você tem um ótimo relacionamento com seus clientes e que essas pessoas não apenas gostam de seus produtos, mas também os recomendam.
Em vez de serem solicitados a acreditar cegamente nas afirmações de uma empresa, os consumidores veem pessoas da vida real apaixonadas por seus produtos, o que gera confiança em sua marca.
Se você ainda não tem conteúdo gerado pelo usuário, desafie seus clientes. Faça isso por meio de uma campanha de marketing por e-mail ou crie uma postagem que incentive os usuários a tirar uma foto do produto junto com uma hashtag, por exemplo.
Desse modo, será possível tornar a marca mais humana, além de ampliar suas oportunidades no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.