Conquistar novos consumidores é um dos principais objetivos das empresas, já que o aumento da cartela pode ter um impacto positivo nas vendas. Entretanto, a retenção dos clientes pode ter efeitos ainda mais benéficos e, por conta disso, vários negócios já voltam olhares para as estratégias de fidelização.
No artigo de hoje, saiba mais o que é retenção de clientes e qual a importância dela para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é retenção de clientes?
A retenção de clientes é uma estratégia que visa manter o vínculo dos consumidores com a sua empresa. Ou seja, o objetivo é fazer com que as pessoas que já compraram produtos ou serviços com a marca continuem fechando negócio. Nesse sentido, as ações de retenção têm como intuito valorizar os clientes, levando-os a estabelecer uma relação de confiança e lealdade com a marca. Como consequência, os consumidores mantêm o vínculo com a sua empresa, fazendo compras recorrentes ou permanecendo com a assinatura de um serviço. Por exemplo, ao procurar um serviço de conserto de motor portão, o cliente se depara com várias empresas. Porém, se ele confiar em um negócio específico porque já foi atendido pelo estabelecimento, há grandes chances que ele volte no local que conhece. A retenção é o primeiro passo para a fidelização. Após ser conquistado pela marca, o cliente se torna fiel quando passa a promover o seu negócio para outras pessoas, indicando o seu produto ou serviço. A partir daí, temos os chamados “consumidores-promotores”, que ajudam nas estratégias de marketing da empresa, mesmo que de maneira inconsciente.Quais as vantagens da retenção de clientes?
A maioria das empresas acaba gastando muito dinheiro com a aquisição de novos clientes, justamente porque veem essa estratégia como uma forma de aumentar a receita. No entanto, a retenção é um método muito mais rápido e custa, em média, até 7 vezes menos do que a atração. Isso porque vender para pessoas que já têm um relacionamento com a marca é algo muito mais fácil, ainda mais quando os consumidores confiam e tiveram uma boa experiência de compra, como um produto ou serviço de qualidade. Por exemplo, se uma artesão comprou embalagens de papelão ondulado com a sua empresa e percebeu que o material é de qualidade, vale a pena oferecer promoções e descontos para que ela volte a fechar negócio. Em resumo, a retenção de clientes é uma estratégia muito mais sustentável e que pode contribuir positivamente com o crescimento da sua marca. Isso pode ser provado em números: de acordo com um levantamento da Bain & Company, a retenção de clientes pode levar a aumento de lucros de até 95%. Além disso, há 70% de chance de convencer um consumidor a comprar novamente, enquanto a conversão de leads fica entre 5% a 20%, nos melhores cenários. Ou seja, as vantagens da retenção de clientes são inúmeras, incluindo:- Redução dos custos com marketing;
- Melhor relacionamento com o público;
- Conversão de consumidores-promotores;
- Aumento da margem de lucros e da receita.